Processo seletivo

Tempo e informação no cinema : memória descritiva
Tese (hoje TCC) para diplomação de Programação Visual da Escola Superior de Desenho Industrial (1967) que versa sobre a construção de uma roteiro visual para um filme. Nele o foco é usar fotografias invés de desenhos.
NOTA: Este resumo foi redigido para fins de disponibilização digital do acervo da ESDI e não consta no documento original. Este item do acervo foi disponibilizado através do projeto Arquivo ESDI: História do Design via redes digitais de conhecimento aberto.

Ary Pimenta de Moraes Filho

Desenvolvimento Infantil

Maria Tereza Licio Marques Pontual.jpg

1968 - T 20 - Maria Tereza Licio Marques Pontual - O brinquedo e o desenvolvimento infantil.pdf

Brinquedo

Cláudio Freitas de Magalhães

O brinquedo e o desenvolvimento infantil
Tese (hoje TCC) para diplomação em Desenho Industrial da Escola Superior de Desenho Industrial (1967) que versa sobre a construção de brinquedos para crianças de três a seis anos. O projeto consiste em peças de plástico de encaixe, que possibilita diferentes combinações de formas e a construção de múltiplos cenários que desejar. Além de estimular a criatividade, o projeto também ajuda no desenvolvimento da criança.
NOTA: Este resumo foi redigido para fins de disponibilização digital do acervo da ESDI e não consta no documento original. Este item do acervo foi disponibilizado através do projeto Arquivo ESDI: História do Design via redes digitais de conhecimento aberto.

Daniel Fábio Salvador

Eduardo Ariel de Souza Teixeira

Fabro Boaz Steibel

Eduardo Espíndola Halpern

Luiz Fernando Dias Duarte

Design Science Research

metodologias ágeis

Apresentação

Gráfico: Opções de curso

Perguntas

Entre Dados e Mulheres: Um olhar visual sobre as mulheres da ESDI entre os períodos de 1963 e 1974.

mulheres na esdi

ESDI

ESD

Entre Dados e Mulheres: Um olhar visual sobre as mulheres da ESDI entre os períodos de 1963 e 1974.
Este trabalho de conclusão de curso analisa o perfil das mulheres alunas da Escola Superior de Desenho Industrial (ESDI) entre 1963 e 1974, utilizando dados do arquivo da instituição. O objetivo é promover um debate crítico sobre esse perfil e suas relações com o contexto histórico. Para isso, o trabalho busca compreender o contexto político da época, comparar modelos de escolas de design anteriores à ESDI e desenvolver um processo de análise curatorial dos dados, culminando na produção de visualizações que facilitam a compreensão e discussão sobre o tema.
