Processo seletivo

Persona non grata: uma experiência especulativa em design
"Persona non grata" é um trabalho experimental audiovisual e narrativo elaborado a partir de uma abordagem em design especulativa e crítica. O projeto consiste em uma videocolagem e um relatório dividido em duas partes: fundamentação teórica e trajeto do processo criativo. O objetivo do trabalho, que consiste em um projeto final de graduação, é trazer uma reflexão acerca de questões pertinentes no campo da crítica em design, bem como desenvolver uma linguagem gráfica audiovisual que traduza estas questões para uma narrativa especulativa e provocativa.

Lázaro Zageski Mendes

Gabriela Almeida Santos Costa

Thomas Perez Oughton

Contato

Programa Pedagógico

Histórico

Design, Tecnologia e Sociedade

Avaliação e autoavaliação

Grade e Disciplinas

Portarias, deliberações e regulamentos

Formulários e procedimentos

Sistema construtivo modulado
Tese (hoje TCC) para obtenção de diplomação em Desenho Industrial (1974) versa sobre projetar uma habitação de serviço, vinculado ao setor de prestação de serviços a comunidade.
NOTA: Este resumo foi redigido para fins de disponibilização digital do acervo da ESDI e não consta no documento original. Este item do acervo foi disponibilizado através do projeto Arquivo ESDI: História do Design via redes digitais de conhecimento aberto.

e-commerce

DISSERTAÇÃO DE ADRIANO RENZI.pdf

meios digitais

Tese - Bárbara Emanuel.pdf

A retórica na interação
Peças digitais interativas, assim como qualquer peça de comunicação, são carregadas de retórica. Elas podem convencer usuários a comprar um produto ou contratar um serviço, a identificar-se com uma marca, a acreditar que um conteúdo é verdadeiro, a permanecer conectados por mais tempo. Podem levar usuários a preencher cadastros, clicar em botões, explorar seções, experimentar jogos. O estudo da retórica tem contemplado a persuasão exercida com palavras, imagens, objetos e peças audiovisuais. Mas como opera, na interação, a retórica? Este trabalho faz uma investigação sobre possibilidades persuasivas, a partir de duas vias de abordagem: teórica, aplicando conceitos relacionados aos apelos aristotélicos (ethos, logos e pathos), à Tríade Funcional de B. J. Fogg e à interação nas redes sociais; e empírica, através de análises da interação em peças digitais. Assim, esta pesquisa exploratória propõe uma problematização da retórica na interação, contribuindo para a ainda jovem teoria deste campo e para a prática profissional.

DISSERTAÇÃO CIBELE COSTA.pdf

DISSERTAÇÃO DE BRUNO SERGIO.pdf

PARTE 1 - DISSERTAÇÃO DE DUNYA.pdf

PARTE 2 - DISSERTAÇÃO DE DUNYA.pdf

PARTE 3 - DISSERTAÇÃO DE DUNYA.pdf
