Processo seletivo

Educação não-formal

Linguagem pictórica

Camila Aguiar

Catálogos de mostras de cinema

Difusão cinematográfica

Charles Eames

Milton Glaser

Stefan Sagmeister

Tese Rodrigo Schoenacher Pacheco (REVISÃO CONCLUÍDA) - assinado.pdf

jornalismo online

Aplicando técnicas de hipermídia adaptativa em jornais online
Esta pesquisa corresponde ao estudo de técnicas de hipermídia adaptativa (HA), visando melhorias nos meios para organização e disponibilização de conteúdo jornalístico online de acordo com o comportamento e interesse individual de um usuário em busca de notícias e informação. Do ponto de vista do design, a abordagem sobre o assunto corresponde, basicamente, à busca por métodos inteligentes de alimentação de uma interface gráfica com conteúdo noticioso, baseando-se em estudos do comportamento de navegação do usuário. A idéia é que as estatísticas matemáticas deste comportamento sejam traduzidas na exibição do conteúdo para atender de forma antecipada possíveis interesses do usuário. Concentrou-se como área de interesse focal, as matérias que serão incluídas na página principal e a forma de como serão distribuídas. Para isto foram criados alguns modelos de layout para a página principal. Estes modelos de layout possuem slots (espaços) onde as notícias são inseridas. Estes slots, por sua vez, estão distribuídos hierarquicamente de tal forma que os considerados mais importantes são aqueles com fotos e localizados nas melhores posições da página. A metodologia aqui criada foi aplicada como estudo na página principal do portal www.globo.com de conteúdo predominantemente noticioso e pertencente a um dos principais grupos de empresas de comunicação do Brasil.

Ana Julia Marins Gonçalves

Mayara Almeida de Oliveira Guimarães

Felipe Correia

Ana Júlia Mello Coelho

Design, história e memória gráfica
Projeto de pesquisa que trata de abordagens históricas do design que situam-se tanto no sentido crítico de reinterpretação do passado para significação do presente e projeção do futuro, como na aproximação de fenômenos recentes para a compreensão da experiência do tempo atual. Busca-se conexões entre as técnicas de produção e possibilidades expressivas do design, na interpretação de linguagens visuais do passado e do presente, situadas em seus contextos de uso e práticas sociais. Através da identificação e análise de manifestações gráficas e da cultura material como objetos centrais de pesquisa, objetiva-se a investigação e reflexão sobre práticas projetivas, de circulação ou de consumo de artefatos de design, contribuindo para a visibilidade de técnicas e temáticas que atuam na articulação de identidades e processos culturais de significação. Valoriza-se especialmente a promoção e memória do design brasileiro em suas origens e manifestações menos conhecidas na historiografia tradicional desde o século XIX até os dias atuais.

Laryssa dos Santos Reis

Biatriz Silva de Sousa e Sousa

Gabriela de Paula Almeida

O desenho na oficina: uma reflexão sobre o processo pedagógico na formação de desenhistas
A dissertação investiga as relações entre educação, design e formação pessoal em uma oficina de desenho no município do Rio de Janeiro. A investigação ocorreu mediante a observação de campo e entrevista com dez estudantes da oficina, abrangendo aspectos como o desenvolvimento da linguagem gráfica pictórica, as características pedagógicas da oficina e as diferenças entre o ensino formal e não-formal. O processo de análise das entrevistas propõe a correlação entre as dimensões do indivíduo, tempo pedagógico e linguagem gráfica que se relacionam entre si nas coordenadas dos interesses individuais, motivação, aprendizagem individualizada, tempo de aprendizagem, comunicação visual e percepção visual. A partir dos resultados, verificou-se a preponderância da linguagem gráfica verbal na formação escolar dos estudantes e como a oficina de desenho contribui para o desenvolvimento da linguagem gráfica pictórica. Identificou-se que a oficina favorece um ambiente de aprendizado flexível e individualizado, que valoriza os interesses individuais e respeito ao tempo de cada estudante. Observou-se que estas características são favorecidas pelo caráter não-formal de ensino, uma vez que os processos de aprendizagem não são conformados pelo currículo, pelos prazos e pela impessoalidade que marca o ensino formal. A partir das características observadas, discute-se a importância da autonomia e afetividade como elementos intrínsecos e não externos ao processo educacional. Ao fim, são tecidas considerações sobre o papel da linguagem gráfica pictórica para o desenvolvimento do pensamento projetual, como também para a formação de professores.

Renato Menezes de Oliveira

Maria Luiza Martins Lopes

2024-02-27-edital_monitor_fotografia.pdf

Monitoria em Teoria e Técnica da Imagem 1
A comissão examinadora realizará avaliação dos candidatos do processo seletivo segundo as seguintes etapas e critérios: Funções do Monitor • Suporte ao uso de equipamentos em estúdio fotográfico; • Suporte às ações que envolvam a produção fotográfica e atividades afins; • Estimular a prática fotográfica em ambiente interno e externo; • Apoio aos estudantes da disciplina Teoria e Técnicas da Imagem 1, assim como de outras disciplinas da grade curricular na área de expertise da fotografia; • Auxiliar tecnicamente a produção de imagens por meio de ferramentas analógicas e digitais; • Estimular a análise gráfica e crítica da produção imagética contemporânea.