--gray-1
--gray-2
--gray-3
--gray-4
--gray-5
--red-1
--red-2
--red-3
--red-4
--red-5
--yellow-1
--yellow-2
--yellow-3
--yellow-4
--yellow-5
--green-1
--green-2
--green-3
--green-4
--green-5
--blue-1
--blue-2
--blue-3
--blue-4
--blue-5
--purple-1
--purple-2
--purple-3
--purple-4
--purple-5

Processo seletivo

9736 itens encontrados
a-z crono

Design na escola: Articulações e fertilizações recíprocas entre ESDI/UERJ e CAp/UERJ

O projeto propõe a identificação, implementação e divulgação de estratégias de articulação e fertilização recíproca entre espaços, objetos e saberes produzidos na ESDI e no CAp/UERJ visando à qualificação docente e também a promoção de educação básica de qualidade. Nesse sentido temos como objetivos: (1) a uma imersão de professores da ESDI no contexto do CAp/UERJ e vice-versa com vistas ao desenvolvimento de um plano de ação envolvendo agentes e espaços potenciais destas duas instituições para viabilizar as ações conjuntas identificadas; (2) implementação e registro das ações elencadas; (3) divulgação dos resultados alcançados por meio da produção de artigos, eventos e demais dispositivos adequados, dentro e fora do âmbito da UERJ, garantindo que a sinergia entre ambas instituições seja conhecida, fortalecida e duradoura. Entendemos que estas ações têm o potencial de promover a integração e o engajamento de designers, professores, técnicos e gestores da UERJ no sentido de aproximar as competências e conteúdos curriculares ao cotidiano e às linguagens/interações dos alunos contemporâneos favorecendo uma aprendizagem mais instigante para estes sujeitos. Acreditamos que deste modo contribuiremos para a construção de uma base colaborativa de boas práticas entre ESDI e CAp/UERJ e disseminando-a de forma ativa, dentro e fora da UERJ, fomentaremos uma via fértil de articulação entre o Design e a Educação.

Design de artefatos, tecnologias, ambientes e situações de ensino-aprendizagem

Explorar situações educativas que envolvam dispositivos de ensino-aprendizagem e/ou o desenvolvimento de atividades práticas, projetos ou protótipos que articulem conhecimentos de diferentes dimensões ou, ainda, recursos pedagógicos que contribuam para incrementar a qualidade da interação envolvendo o aprendizes.

Formação em Design

Investigar práticas pedagógicas, metodologias de ensino-aprendizagem, propostas curriculares e aspectos históricos da formação especializada em Design. Estudar artefatos didáticos, linguagens, tecnologias, discursos e espaços de aprendizagem desta formação; Analisar possíveis interações socioculturais e pedagógicas da formação especializada e não-especializada (formal e não-formal) envolvidas neste segmento.

Design na Formação de professores

Investigar o exercício do pensamento projetual e do design participativo na formação de professores (licenciaturas, pedagogias, formação continuada); Promover capacitações que provoquem a formação de professores-designers de experiências de aprendizagem; Registrar o exercício de práticas docentes que façam uso de recursos e atividades estimulantes considerando diversos perfis cognitivos e afetivos.

Aptos a prova dissertativa - DO.pdf

Aptos a prova dissertativa - ME.pdf

De 06 set 2023 a 28 out 2023

8º Seminário Internacional Museografia e Arquitetura de Museus

o 8º Seminário Internacional Museografia e Arquitetura de Museus 2023 acontece em  Petrópolis nos dias 24 e 25 de outubro de 2023

ver evento

Doutorado - notas projetos - processo seletivo 2023 2024.pdf

Resultado das inscrições para Mestrado

Design em desvio: a forma do obsceno na função dos artefatos

Com o intuito de estudar interseccional e heterotopicamente as práticas desviantes do design, minha pesquisa de doutoramento em curso examina a simultaneidade dos outros fins aos quais designs são originalmente projetados até se deslocarem para sentidos obscenos de interação entre pessoas gays, bissexuais, trans e travestis no espaço público. Se a forma não segue a função, ela então desvia? A partir das análises objetiva e (inter)subjetiva de distintos artefatos do design, da arquitetura e do urbanismo constantes na cidade e suportadas tanto pela literatura acadêmica quanto pela ficcional, que pretendo identificar o ponto D –de desvio, prenunciado pela sociologia e apurado pela filosofia (localiza)– entre o planejado e o adulterado para, então, questionar crítica e moralmente a norma e o establishment.

UI design

CONCURSO PÚBLICO - DEPARTAMENTO DE ARQUITETURA E URBANISMO

CONCURSO PÚBLICO - DEPARTAMENTO DE ARQUITETURA E URBANISMO - PROFESSOR ADJUNTO 40H

ver notícia
21 jul 2023

oficina2.jpg

seminario Designs por vir - 01 SET.jpg

seminario Designs por vir - oficina.jpg

seminario Designs por vir - 31 AGO.jpg

seminario Designs por vir.jpg

De 31 ago 2023 a 01 set 2023

Seminário Designs por vir: pensar, narrar e praticar outros mundos

O seminário, que acontece nos dia 31 de agosto e 1 de setembro, busca promover o encontro de narrativas textuais e imagéticas que foram apagadas e silenciadas pelo projeto colonial moderno.

ver evento

Inscrições deferidas mestrado 2023_2024.pdf

Resultado das inscrições para Doutorado

Especialista de inovação com foco em Tecnologia

Profissional para Identificar oportunidades de inovação e aplicar tecnologias emergentes para criar soluções inovadoras para o Senac RJ.

Defesa de TCC: Cozy Games: Uma busca pelo bem-estar mental

ver evento

Defesa de TCC: Cozy Games: Uma busca pelo bem-estar mental

Daniel Moura Nogueira

1... 134 135 136 137 138... 406