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Processo seletivo

9737 itens encontrados
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ensino-aprendizagem

Entrada da escola pelo Passeio Público

Entre a ferida aberta e a sutura: a posicionalidade dos estudantes frente às opressões no processo formativo em Design na ESDI/UERJ

A pesquisa procura investigar, junto aos estudantes da Escola Superior de Desenho Industrial da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ESDI/UERJ), como as opressões estão inseridas no processo formativo em Design. Busca-se também reconhecer e/ou criar espaços de diálogo para o enfrentamento das opressões identificadas, tais como raça, classe e sexualidade. A investigação trata das interações sociais dentro e fora da sala de aula, compreendendo as práticas pedagógicas adotadas a partir das experiências e reflexões dos discentes de Design da ESDI/UERJ nos anos de 2022 e 2023. A pesquisa se vale de uma perspectiva posicionada e interseccional, visando contribuir para um reconhecimento crítico do processo formativo em Design, mesmo que a partir de uma perspectiva localizada. Na primeira etapa, foram realizadas duas dinâmicas em disciplinas distintas, culminando na análise do impacto da posicionalidade dos estudantes na elaboração de soluções de projeto e conteúdo para as aulas. Na segunda etapa, foi realizada uma oficina intitulada Tecido Social, que buscou compreender como os estudantes se sentem afetados pelas opressões que violam suas experiências diante do processo formativo. Posteriormente, foi realizada uma conversa online com os mesmos estudantes-participantes da oficina para aprofundar e discutir as impressões deixadas por ela, investigando os interesses e mobilizações realizadas por eles ao apresentarem seus modos de validar suas presenças nesse espaço. Como resultados, conclui-se que a aprendizagem ocorre não apenas no currículo, mas também nas relações interpessoais. Parte das opressões manifesta-se nas interações sociais cotidianas, enquanto outra parte ocorre quando os conteúdos do curso reforçam valores hegemônicos que oprimem certos grupos sociais. Apesar das experiências negativas, os estudantes reconhecem na universidade espaços e relações nos quais podem validar suas perspectivas, afirmar-se como sujeitos e desenvolver-se profissionalmente.

04 abr 2024
De 04 abr 2024 a 04 abr 2024

Entre a ferida aberta e a sutura: o corpo discente frente às opressões no processo formativo em Design na ESDI/UERJ

A pesquisa procura investigar, junto ao corpo discente da Escola Superior de Desenho Industrial da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ESDI/UERJ), como as opressões estão inseridas no processo formativo em Design.

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Entre aceleração algorítmica e catástrofe (ECO/ UFRJ)

O projeto tem por eixos coesivos três questões gerais: (1) quais serão os desenvolvimentos tecnológicos da aceleração algorítmica nos próximos 20 anos? (2) como a aceleração da crise climática é atravessada pelo desenvolvimento da máquina computacional planetária? (3) Como esses desenvolvimentos afetam as instituições democráticas? A proposta é atravessar essas três questões gerais com, por um lado, uma reflexão sobre a transformação global do capitalismo contemporâneo e, por outro lado, uma questão específica: como é possível estruturar uma nova geração de políticas públicas diante dessas duas acelerações? Por sua vez, essa questão específica se desdobra na reflexão sobre o combate à pandemia, por um lado, e sobre o terraforming, por outro. 

26 mar 2023

Entre Arte e Design: Experiência periférica em meio a um campo minado

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Entre Dados e Mulheres: Um olhar visual sobre as mulheres da ESDI entre os períodos de 1963 e 1974.

Entre Dados e Mulheres: Um olhar visual sobre as mulheres da ESDI entre os períodos de 1963 e 1974.

Este trabalho de conclusão de curso analisa o perfil das mulheres alunas da Escola Superior de Desenho Industrial (ESDI) entre 1963 e 1974, utilizando dados do arquivo da instituição. O objetivo é promover um debate crítico sobre esse perfil e suas relações com o contexto histórico. Para isso, o trabalho busca compreender o contexto político da época, comparar modelos de escolas de design anteriores à ESDI e desenvolver um processo de análise curatorial dos dados, culminando na produção de visualizações que facilitam a compreensão e discussão sobre o tema.

2023

Entrelaçando design com antropologia: engajamentos com um coletivo de moradores do bairro de Santa Teresa no Rio de Janeiro

Esta tese investiga a relação do design e da antropologia por meio da experiência de uma designer com um coletivo de moradores interessados em minimizar a violência no bairro de Santa Teresa no Rio de Janeiro. Em primeiro lugar, baseada na pesquisa de mestrado, em que se analisaram os artefatos produzidos e pensados por não-designers das ruas de Belo Horizonte, foi realizada uma aproximação gradual com autores da antropologia e do design que valorizam o trabalho e o saber dos não-designers. Como segundo momento, se identificou o engajamento com o Coletivo Santa sem Violência (CSSV) organizado por moradores do bairro de Santa Teresa do Rio de Janeiro preocupados com o incremento da violência na área. Ao longo da pesquisa de campo foram realizadas múltiplas atividades que podemos classificar em duas: coleta de dados e participação ativa das reuniões e ações realizadas pelo CSSV em espaços públicos. Após quase um ano de trabalho junto com os membros do Coletivo, os dados foram analisados à luz de abordagens do design e da antropologia. A partir do ponto de vista do design destacam-se temas como: Design Anthropology, Design Participativo, Adversarial Design e Design Ativismo. Pelo ponto de vista da antropologia: esperança, correspondência e autonomia. Esta análise permitiu a construção de reflexões que podem servir de base para futuros engajamentos de designers com comunidades.

17 dez 2018

Entremeios em tempos de turbulência

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21 nov 2017
30 nov 2017

Entremeios em tempos de turbulência

O seminário apresenta trabalhos a serem debatidos em dinâmicas coletivas, durante o encontro, além de promover palestras, oficinas e rodas de conversa sobre temas pertinentes ao viver em turbulência sob diferentes perspectivas.

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ENTREMEIOS: AUTONOMIA E DESIGN

Este ano, será realizado entre os dias 16 e 18 de outubro, no Centro Carioca de Design - Praça Tiradentes, 48 – Centro, Rio de Janeiro – RJ.


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11 out 2019

ENTREMEIOS: em tempos de turbulência

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13 out 2017

Entremeios: imaginação coletiva e vida comum

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02 dez 2016

entrevistas

entrevistas

Entropia gráfica em sistemas autônomos

O projeto Entropia gráfica em sistemas autônomos consiste em uma série de experiências com caráter performático acerca da tradução do movimento de objetos do cotidiano em imagens e grafismos. O objetivo desses experimentos é hackear esses mecanismos e dotá-los de novos significados e funções, lidando com os limites entre o programado e o aleatório, de maneira a modificar o estado da matéria. O resultado do processo se configura como uma exposição multimídia em que são apresentados os seguintes elementos: uma coleção de tecidos impressos pelas máquinas em questão, vídeos documentais do processo e das máquinas em funcionamento e um conjunto de zines explorando a estética e a temática do projeto, como peças de apoio.

2014

entulho

EPI

epistemologia

epistemologia do design

Epistemologia do design: as marcas do saber prático e do saber teórico

A identidade do design como conhecimento se constrói em duas frentes: a) o mercado, onde a profissão é praticada e ganha concretude e visibilidade social; b) a área acadêmica, onde o conhecimento produzido e operado pelos designers é sistematizado tendo em vista a formação profissional, assim como a pesquisa faz avançar o conhecimento tanto sobre a atividade quanto sobre o campo profissional. A pesquisa busca investigar os vetores que caracterizam a tensão que se estabelece entre os parâmetros científicos, próprios da academia, e o conhecimento prático mobilizado na atividade projetual. E tem como objetivo subsidiar uma compreensão academicamente rigorosa das especificidades práticas do projeto.

Epistemologia do design: investigações para uma delimitação do campo

O projeto visa investigar os modos como uma epistemologia do design pode se caracterizar, contribuindo para a compreensão das especificidades do design como conhecimento. Ultrapassando o domínio tradicional da epistemologia, voltado para o conhecimento proposicional, será feito um mapeamento de questões referentes ao conhecimento produzido/acionado no campo do design.

Equipamento de proteção individual : proteção respiratória

Tese (hoje TCC) da diplomação na Escola Superior de Desenho Industrial (1975). Este TCC explora o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) com foco na proteção respiratória, destacando a importância desses dispositivos para preservar a saúde do trabalhador em ambientes modificados pelo homem e potencialmente prejudiciais. Por fim, o projeto tem como produto final o desenvolvimento de um equipamento de proteção respiratória.

NOTA: Este resumo foi redigido para fins de disponibilização digital do acervo da ESDI e não consta no documento original. Este item do acervo foi disponibilizado através do projeto Arquivo ESDI: História do Design via redes digitais de conhecimento aberto.

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