Processo seletivo

Jorge Silva Campana

Jorge Quispe Ticona

Jorge Lucio de Campos

Jorge Gomes

Jorge Garro Astorga

Jorge de Miranda Teodoro Júnior

Jonathan Nunes de Souza

Jonatas Guerci Maia

Jonas Federman

Join Rio - Jornada de Inovação

Joias crioulas

jóias

John Alexander Benavides Bernal

Jogos: viabilizando engajamento e facilitando diálogos em processos de codesign
O presente trabalho discute de que modo jogos de design podem facilitar a pesquisa em processos de codesign a partir de uma experiência em que a autora se descreve ao mesmo tempo como pesquisadora e participante de um projeto de cooperação internacional realizado em 2015. Em um primeiro momento, é retratada uma parceria entre dois laboratórios de pesquisa, o Center for Codesign Research (CODE, Dinamarca) e o Laboratório de Design e Antropologia (LaDA, Brasil), para então delinear de que forma essa aproximação viabilizou seis experimentos de codesign em três bibliotecas públicas do Rio de Janeiro (Biblioteca Parque Estadual, Biblioteca do Museu de Arte do Rio de Janeiro e Biblioteca da Prainha). Nesse sentido, quatro dos experimentos mencionados utilizaram jogos de design em seus contextos de pesquisa, os quais se tornaram objeto de estudo desta dissertação. Sendo assim, a partir de uma revisão acerca de características de quatro jogos de design elaborados previamente na Dinamarca, tanto quanto através da análise documental e da rematerialização dos experimentos brasileiros de codesign, é observado como os jogos concebidos nestes processos atuaram também como plataformas de colaboração. Nesse âmbito, a presente pesquisa não somente demonstra como jogos podem ser utilizados como meio de viabilizar engajamento e facilitar diálogos em processos de codesign, como também apresenta parâmetros que podem ser utilizados como ponto de partida na concepção de jogos de design em processos colaborativos.

Jogos: facilitando diálogos em processos colaborativos e participativos
O curso tem como objetivo apresentar o jogo como uma ferramenta eficiente para gerar engajamento entre atores distintos e em contextos diversos, viável tanto na pesquisa acadêmica quanto em projetos profissionais. Por meio de experimentações práticas com jogos exploratórios de design, os participantes serão estimulados a refletir sobre processos colaborativos, bem como irão assimilar técnicas e parâmetros essenciais à estruturação e configuração de jogos voltados para pesquisa e projeto. De caráter aberto e transdisciplinar, este curso é direcionado a todas as pessoas interessadas em práticas criativas que estimulem engajamento e facilitem diálogos no meio em que atuam.

Jogos: facilitando diálogos em processos colaborativos e participativos
O curso tem como objetivo apresentar o jogo como uma ferramenta eficiente para gerar engajamento entre atores distintos e em contextos diversos, viável tanto na pesquisa acadêmica quanto em projetos profissionais. Por meio de experimentações práticas com jogos exploratórios de design, os participantes serão estimulados a refletir sobre processos colaborativos, bem como irão assimilar técnicas e parâmetros essenciais à estruturação e configuração de jogos voltados para pesquisa e projeto. De caráter aberto e transdisciplinar, este curso é direcionado a todas as pessoas interessadas em práticas criativas que estimulem engajamento e facilitem diálogos no meio em que atuam.

Jogos pedagógicos para deficientes mentais
Tese (hoje TCC) da diplomação na Escola Superior de Desenho Industrial (1976). O trabalho investiga a criação e aplicação de jogos pedagógicos adaptados para indivíduos com deficiências mentais, destacando a viabilidade da produção artesanal e a importância dessas adaptações para melhorar a aprendizagem e inclusão social. Posteriormente o TCC propõe o desenvolvimento de jogos pedagógicos para crianças com deficiência mental, focando na percepão visual e coordenação manual, e é adaptado para crianças de 7 a 9 anos, com aplicação também em casos de reabilitação tardia."
NOTA: Este resumo foi redigido para fins de disponibilização digital do acervo da ESDI e não consta no documento original. Este item do acervo foi disponibilizado através do projeto Arquivo ESDI: História do Design via redes digitais de conhecimento aberto.

Jogos olímpicos - Rio de Janeiro

jogos interpretativos

jogos eletrônicos

jogos educativos

jogos de mesa

Jogos de fantasia
