--gray-1
--gray-2
--gray-3
--gray-4
--gray-5
--red-1
--red-2
--red-3
--red-4
--red-5
--yellow-1
--yellow-2
--yellow-3
--yellow-4
--yellow-5
--green-1
--green-2
--green-3
--green-4
--green-5
--blue-1
--blue-2
--blue-3
--blue-4
--blue-5
--purple-1
--purple-2
--purple-3
--purple-4
--purple-5

Processo seletivo

9726 itens encontrados
a-z crono
De 28 abr 2025 a 30 abr 2025

SIMPOIESDI: reciclagens, regenerações, ressignificações

Nos dias 28, 29 e 30 de abril, vai acontecer o SEMINÁRIO SIMPOIESDI na Esdi (Rua do Passeio, 80).

ver evento

Seminário internacional Design moderno no Brasil: da Bauhaus à construção de um mundo sustentável e inclusivo.

No dia 9 de maio, das 9h às 13h, o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM Rio) será palco para discussões sobre o impacto profundo da Bauhaus e da Escola de Ulm no contexto brasileiro e a relevância histórica e contemporânea desses modelos educacionais diante dos desafios ecológicos e sociais de nosso tempo.

ver notícia
25 abr 2025

Eunice Maiara Oliveira

SIMPOIESDI: reciclagens, regenerações, ressignificações para uma cidade sustentável.

Nos dias 28, 29 e 30 de abril, vai acontecer o SEMINÁRIO SIMPOIESDI na Esdi (Rua do Passeio, 80): 1 mesa de abertura com as coordenadoras do Laboratório de Design e Antropologia do PPPDesdi, 3 mesas de debate com convidados especiais, 1 jogo, 1 oficina e 1 conferência com palestrante internacional.

ver notícia
17 abr 2025

ATA DO CONSELHO DEPARTAMENTAL DA ESDI, REALIZADA EM 17 DE MARÇO DE 2025.docx.pdf

Bárbara Bulhões Lopes

Liana Braga Paraguassu

15 abr 2025

Contribuições do design para promoção da saúde na FIOCRUZ através da divulgação científica

Convite para defesa da dissertação de Raquel Leal Cunha - 15 de abril de 2025, 13h.

ver evento

Clevio Dheivas Nobre Rabelo

Glaucineide do Nascimento Coelho

14 mar 2025

Corpos refugiados LGBTI+: A casa de Dulce Seixas como espaço de acolhimento e resistência na reinvindicação do direito à cidade para refugiados LGBTI+ no Rio de Janeiro

Convite para defesa da dissertação de Gustavo de Campos Lima - 14 de março de 2025, 09:30h.

ver evento
11 abr 2025

O design e a modelagem 3D no auxílio do ensino-aprendizagem em ciência para a educação em saúde

Convite para defesa da dissertação de Larissa Figueiredo Belém - 11 de abril de 2025, 15h.

ver evento

Experiências de uma andarilha: Imersões e colaborações em meio às práticas de design anthropology

Ana Luiza Gomes

Extrato de Ata Extraordinaria -CONSULTA POR E-MAIL - Campus Antropoceno.pdf

2024_Natan Prima Maia_Estudo de Caso Atualização da Identidade Visual Corporativa da PGE-RJ_Relatório.pdf

14 abr 2025

Experiências de uma andarilha: Imersões e colaborações em meio às práticas de design anthropology

Convite para defesa da dissertação de Ana Luiza Gomes - 14 de abril de 2025, 09h.

ver evento

Simbiose: uma proposta de jogo de tabuleiro para auxiliar no aprendizado e na socialização entre estudantes autistas e neurotípicos do ensino fundamental

Esta pesquisa de mestrado tem como objetivo a elaboração de uma metodologia que permita a criação de práticas pedagógicas lúdicas capazes de dar apoio ao aprendizado acerca de temáticas socioambientais e à socialização entre estudantes autistas e neurotípicos do Ensino Fundamental I, tal qual os artefatos escolhidos para corroborar a defesa dessas práticas, isto é, um jogo de tabuleiro educativo interdisciplinar com elementos inspirados no Candomblé e nas tradições dos povos originários. A pesquisa inicial desta tese bordou uma revisão sistemática da literatura sobre gamificação e métodos para desenvolver design de jogos educativos. Em seguida, foi realizada uma análise dos modelos de criação existentes, assim como o impacto que o uso de jogos como apoio de material didático pode exercer sobre o engajamento dos alunos durante as aulas. Além disso, foram feitas pesquisas para definir o conteúdo do jogo, desde em relação às diretrizes educacionais atuais para Ciências da Natureza no Ensino Fundamental, até informações a respeito do Candomblé, tradições dos povos originários brasileiros e de autismo na infância. Dessa forma, foi possível sugerir melhorias e propor um novo modelo de design de jogos educativos, considerando o objetivo desta tese de mestrado. A fim de comprovar a aplicabilidade dos artistas em questão como ferramenta auxiliar no ensino de conhecimentos sobre a esfera socioambiental, os testes foram realizados com alunos autistas e neurotípicos do 5º ano de uma escola pública no município do Rio de Janeiro-RJ. Segundo os critérios de avaliação estabelecidos durante a pesquisa de mestrado, a interpretação dos resultados permitiu a conclusão de que o jogo de tabuleiro foi bem recebido pelos estudantes e é capaz de contribuir positivamente tanto para o processo de socialização entre os alunos, quanto para o ensino leve e divertido sobre temáticas socioambientais.

serviços públicos

Design de Serviços como Ferramenta para Diagnóstico e Redesenho de Serviços Públicos

Esta pesquisa tem como objetivo avaliar a utilização de métodos e técnicas de Design de Serviços como ferramenta de avaliação da qualidade dos serviços públicos, no contexto do alinhamento da oferta de serviços com a política pública à qual está vinculada, fornecendo subsídios para seu redesenho.

Paloma dos Reis Araujo

Maria Eduarda Pavão Peixoto

Maria Clara Rollemberg Lima de Oliveira

1 2 3 4... 406