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Processo seletivo

9874 itens encontrados
a-z crono

Industria

indumentária

individualidade

Indicações para uma leitura semiótica da Lapa

Tese (hoje TCC) da diplomação na Escola Superior de Desenho Industrial (1973) consiste em uma análise do bairro da Lapa sob a ótica da semiótica, explorando suas relações com a função social do local.

NOTA: Este resumo foi redigido para fins de disponibilização digital do acervo da ESDI e não consta no documento original. Este item do acervo foi disponibilizado através do projeto Arquivo ESDI: História do Design via redes digitais de conhecimento aberto.

1973

indexação

Indeterminação e argumentação em design a partir de Horst Rittel e Richard Buchanan

Nos sistemas culturais construídos pela humanidade, humanos e suas criações se influenciam mutuamente e juntos compõem o mundo feito pela humanidade. Nesse sentido, fundado pela heterogeneidade de indivíduos e grupos, os processos e resultados de design são capazes de impactar e reverberar diferentes dimensões dos arranjos que constituem as relações sociais do contexto. Estes processos e resultados também passam a compor o mundo humano, seguindo o princípio da mútua influência, de modo a reforçar as relações sociais anteriormente estabelecidas ou tensioná-las, a partir de novas articulações, para outras possibilidades de mundo. Contudo, essa dinâmica é cercada de indeterminação e lida com a diversidade por vezes conflitante de princípios e modos de pensar. Entendendo que o design não exclui a subjetividade dos atores e seus diversos interesses e perspectivas com relação ao projeto e ao próprio sistema cultural, como o design pode colaborar para que os atores lidem com as controvérsias que permeiam o processo? As relações sociais se tornam potenciais fontes de indeterminação e com isso a natureza argumentativa do design pode ser vista como um caminho tanto para o reconhecimento de falhas quanto para o aprimoramento das habilidades projetivas no processo social de projetar. Nesses termos, a presença de indeterminação e a persistência de argumentação para superá-la no processo de design são os epicentros para analisarmos as perspectivas de Horst Rittel e Richard Buchanan em um arranjo que privilegia o estudo das relações sociais na dinâmica do projetar. Rittel compreende a indeterminação em design como a natureza do problema, refletindo no modo de pensar dos designers. Por sua vez, Buchanan localiza a indeterminação a partir do assunto de estudo do design, devido a diversidade de perspectivas, princípios e a aplicabilidade potencialmente universal do pensamento em design. Multiplicidade de atores, argumentação como um aspecto do processo de design e concepção de design para além da profissão de designer são outros pontos dos autores. Minha hipótese é que o design, entendido como a capacidade humana de antever, articular e agir, é uma dinâmica social projetual pervasiva pela qual podemos maleabilizar as relações sociais que constituem o sistema social e o projeto. Esta pesquisa sustenta a força de antever, articular e agir do design, caracterizada pela maleabilidade de relações e pervasividade argumentativa de pensamento e discurso, enquanto lida com as questões capciosas e controversas que mobilizam os atores em torno do projeto. Portanto, o presente trabalho se baseia fortemente em uma revisão bibliográfica para identificar características da indeterminação, bem como a presença pervasiva da argumentação, com o intuito de delinear nossa hipótese de pesquisa e evidenciar fatores que incidem sobre o processo contemporâneo de design. Pretendo articular ideias e conceitos formulados a partir do campo do design como uma oportunidade para o estudo das relações sociais projetuais das sociedades contemporâneas.

11 mar 2019

Independente

incubadora isometrica-01.png

Incubadora ESDI

Incubadora de Empresas de Design Esdi/ Uerj

Incubadora da ESDI

Incubadora

Incorporação da ESDI à Universidade do Estado da Guanabara

Inclusão social através da Educação de Jovens e Adultos

Este projeto pretende transpor os muros da escola com uma ação que visa à conscientização da sociedade para a necessidade de incentivar a matrícula de novos alunos no Programa de Educação de Jovens e Adultos da cidade do Rio de Janeiro. Para isso foi, elaborada uma série de cinco cartazes modulares abordando este tema sob a forma de uma campanha.

2010

inclusão social

inclusão

incentivo à leitura

Inauguração na Fiocruz de Exposição de Biomimética

ver notícia
27 jan 2017
De 22 mai 2024 a 26 mai 2024

INAUGURAÇÃO DO TRANSPORTE INTEGRADO

A UERJ convida para a cerimônia de inauguração do serviço de transporte integradodia 24/05/24

ver evento

Inauguração da exposição “Como se Pronuncia Design em Português: Brasil Hoje e eventos associados"

ver notícia
15 set 2017

Inauguração da ESDI

Visita do Governador e do Secretário às instalações da Esdi.

Inauguração da ESDI

Discursos do Governador Carlos Lacerda e do Secretário de Educação Carlos Flexa Ribeiro.

Inauguração da ESDI

Assinatura da Ata de Fundação da Esdi pelo Governador Carlos Lacerda e pelo Secretário de Educação Carlos Flexa Ribeiro.

Inauguração da ESDI

Assinatura da Ata de Fundação da Esdi pelo Governador Carlos Lacerda e pelo Secretário de Educação Carlos Flexa Ribeiro.

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