Processo seletivo

Kenia Lara

Kids Design Award 2017

Klauss Rossweiller Pereira

Klaxon, Base, Noigrandes : o design das revistas brasileiras de vanguarda
As revistas Klaxon, base e Noigandres são exemplos de revistas de vanguarda em que o design gráfico foi usado como instrumento para a expressão de idéias, compartilhadas pelos grupos artísticos envolvidos em sua publicação. São marcos do design moderno, encaixando-se no conceito de produto erudito (Bourdieu), destinado não ao grande público, mas a grupos de pares, que compartilhavam os valores estéticos e as ambições à condição de vanguarda em seus respectivos domínios artísticos. Estas revistas são expoentes do campo do design gráfico moderno, que só viria a se institucionalizar na década de 60, com a criação da ESDI e o surgimento do movimento concretista nas artes plásticas.

Kósmos, um resgate para a história do Design Gráfico Brasileiro
No Brasil, o campo profissional do design não costuma valorizar seu passado histórico e o que se observa é um desconhecimento da produção nacional antes da institucionalização do ensino dessa área do conhecimento. Assim, este trabalho procurou abordar as origens do design gráfico brasileiro por meio de um resgate histórico, analisando uma publicação periódica do início do século 20 como exemplo do que era feito no Brasil no campo do design gráfico antes mesmo dos profissionais utilizarem a denominação designer. A publicação periódica escolhida foi a revista Kósmos, uma das chamadas revistas ilustradas que circularam na cidade do Rio de Janeiro na primeira década do século 20, mais precisamente de 1904 a 1909. Procurou-se determinar e observar as soluções gráficas empregadas na revista de modo que se pudesse contribuir para a sistematização de conhecimento no meio acadêmico e profissional de design.

Kunio Nozaki

Kyle Tah Theh Kuo

LABCULT - Laboratório Multidisciplinar de Pensamento Crítico em Design: Estudos, Pesquisas, Eventos e Produção – Cultura e Filosofia
O LABCULT pretende fomentar o diálogo sistemático, continuado e, se possível, cotidiano, de modo a acelerar o desenvolvimento das pesquisas subsidiadas pela Filosofia, pela Teoria do Design, pela Semiótica e por outras áreas de conhecimento correlatas.

LabINFO - Laboratório de Informática
O LabINFO é o laboratório de ensino em que os alunos de graduação e pós-graduação podem realizar suas pesquisas e desenvolver suas práticas projetuais. O LabINFO é constituído por dois ambientes: uma sala multiusuário e a sala de ensino Revoluti.

LABLIV - Laboratório de Informação e Linguagens Visuais
A questão da visualidade para o design aponta para diversas abordagens. Considerando a natureza dos artefatos temos a visualidade ligada à forma tal como a concebia o cânone bauhausiano, que enfatizava o formalismo abstrato. e aquela ligada à semântica do produto; e, por outro lado, a visualidade ligada ao significado explicito próprio dos artefatos de comunicação. No âmbito desse tipo de artefato colocam-se tanto a tendência à funcionalidade denotativa, conforme privilegiada, por exemplo, pelo design de informação, quanto a tendência à elaboração retórica, as quais se combinam de diversos modos. Da perspectiva de sua elaboração a visualidade pode ser abordada segundo diversos enquadramentos não excludentes, dados pela tecnologia, por determinações ergonômicas, por padrões de uso/experiência, por parâmetros de estilo etc. Finalmente existem afinidades entre o design e outras áreas que igualmente se ocupam de questões que envolvem a visualidade, tais como a visualização de dados, a arquitetura, o branding, as artes etc. O LABILIV tem por objetivo a investigação de questões de design ligadas à visualidade levando em conta este mapeamento categorial, prevendo temáticas particularizadas ou gerais, e abordagens específicas ou interdisciplinares.

laboratório

Laboratório

Laboratório Cultural Muiraquitã

Laboratório de Biomimética

Laboratório de Biomimética
A Biomimética envolve a observação do que ocorre na natureza, com o estudo das possíveis aplicações (no mundo construído ou artificial), reunindo conhecimentos de diversos ramos da ciência, como a biologia, design e engenharia: é um campo tão vasto quanto a Natureza que nos cerca. O Laboratório de Biomimética, primordialmente, se volta especificamente para a procura de soluções voltadas a projetos de produtos e/ou sistemas.

Laboratório de cultura, Arquitetura e Urbanismo - Ilha Grande (LabCAU): Temporalidades e desenvolvimento socioambiental em Dois Rios

Laboratório de Cultura, Arquitetura e Urbanismo – Ilha Grande (LabCAU): Temporalidades e desenvolvimento socioambiental em Dois Rios

Laboratório de Design

Laboratório de Design de Interação para artefatos digitais
Neste projeto está ligado a um laboratório de design de interação para artefatos digitais para dar apoio à linha de pesquisa de Design e Tecnologia do PPDESDI. Tal laboratório se preocupa com as diversas tecnologias que possibilitam formas avançadas de interação (como, por exemplo, realidade virtual e aumentada, scan de objetos tridimensionais, e tecnologia de Video Analytics) e suas aplicações no setor produtivo.

Laboratório de Design de Tecnologias Assistivas
Laboratório para pesquisa e desenvolvimento de tecnologia assistiva.

Laboratório de Design e Antropologia

Laboratório de Design e Antropologia participa da 11a Bienal de Arquitetura

Laboratório de Fotografia

Laboratório de Modelagem e Prototipagem
O Laboratório de Prototipagem da ESDI está equipado com uma impressora 3D FDM, um scanner 3D de luz estruturada, uma fresa CNC Roland 650 para materiais não-metálicos, uma fresa CNC Knuth de medio porte para metais, uma corte a laser, um torno de precisão, uma máquina de conformação a vácuo e uma máquina de corte, dobra e calandragem de chapas metálicas. É neste laboratório que são desenvolvidos projetos mais avançados de prototipagem e modelagem de várias disciplinas do curso de graduação em Desenho Industrial da ESDI. O laboratório também faz estudos sobre novas técnicas de prototipagem e desenvolve seus próprios equipamentos, dentre os quais pode-se citar um acessório para transformar uma fresa CNC em uma impressora 3D FDM.