Processo seletivo

Laboratório de prototipagem

Laboratório de Saneamento Urbano e Sistemas Prediais (LABSUSP): Melhorias Sanitárias em Habitações de Interesse Social (HIS) no município de Petrópolis/RJ

Laboratório Experimental de Design da Esdi (EsdiLab)

Laboratório Fotográfico

Laboratório Socioambiental de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo - LSECAU

Laboratório Socioambiental de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo – LSECAU

Laboratórios de inovação do poder judiciário: o impacto do design no avanço do acesso à justiça
O objetivo principal desta pesquisa é analisar como a aplicação de metodologias de Design, incluindo mas não se limitando ao Design Thinking, tem contribuído para a expansão do acesso à justiça no Brasil através dos laboratórios de inovação no Poder Judiciário. Como objetivos secundários, a pesquisa pretende mapear e registrar os estudos de três laboratórios de inovação no setor judiciário: o iJuSPLab, da Justiça Federal de São Paulo (fundado em 2017); o Laboratório de Inovação do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (estabelecido em 2020); e o Laboratório de Inovação INOVA do Ministério Público do Rio de Janeiro (criado em 2019). Apesar de o Ministério Público não ser um órgão do Poder Judiciário, sua análise é relevante devido à sua função na garantia de direitos e no acesso à justiça. A pesquisa visa refletir sobre o papel desses laboratórios, explorando seus objetivos, as metodologias que orientam suas atividades, o número e a natureza dos projetos inovadores voltados para o acesso aos direitos e ao sistema de justiça, bem como os indicadores de desempenho utilizados para medir seus resultados.

laboratórios de inovação no setor público

LABSEM - Laboratório Multidisciplinar de Semiótica: Estudos, Pesquisas, Eventos e Produção -Semiótica Verbal, Não-verbal e Sincrética
O LABSEM é um laboratório de natureza multidisciplinar visando estudos, pesquisas, eventos e produções com suporte na semiótica. Congrega, a princípio, quatro unidades acadêmicas de centros distintos da UERJ – além da ESDI do Centro de Tecnologia e Ciências, o Instituto de Letras, a Faculdade de Formação de Professores e a Faculdade de Comunicação Social do Centro de Educação e Humanidades – com vistas a promover o diálogo – técnico-acadêmico-científico entre estas áreas e suas subáreas.

laços afetivos

LaDA - Laboratório de Design e Antropologia
Grupo de pesquisa certificado pelo CNPq, o Laboratório de Design e Antropologia (LaDA) investiga as possibilidades teórico-metodológicas de conjugação dos modos de produção de conhecimento próprios ao design e à antropologia, ambos entendidos como ciências sociais. Compondo a Research Network for Design Anthropology, rede internacional que reúne pesquisadores na área de design anthropology, o LaDA se insere no emergente campo do conhecimento que se configura em meio ao espaço transdisciplinar entre as duas áreas, antropologia e design.

lada.jpeg

LAFF digitalizações 3d

LAGIE - Laboratório de Gestão da Inovação e Empreendedorismo
A discussão da gestão da inovação e empreendedorismo vem ganhando relevância ao longo dos anos. No nível global, Estados Unidos e China são considerados os países que mais investem em inovação e, por isso, acabam impactando a agenda da inovação dos demais países parceiros comerciais. Na Europa, os países pertencentes à União Europeia têm como meta aumentar os investimentos em inovação, mas poucos deles apresentam investimentos próximos ao patamar desejado, que é de 3 do PIB (EUROSTAT, 2019). Estudos realizados pela Booz Allen Hamilton chamam atenção para a ausência de correlação entre níveis de financiamento de inovação e o desempenho corporativo (Booz Allen Hamilton, 2006). A necessidade da inovação como condição para obtenção de sucesso competitivo, os crescentes movimentos por maiores investimentos em inovação e a necessidade de se obter melhores resultados com o investimento realizado são elementos que fazem com que a discussão de gestão da inovação e empreendedorismo nas organizações torne-se fundamental. O processo de inovação, embora conhecido, possui tempos longos e resultados raramente conhecidos (principalmente nas fases iniciais de geração de ideias e pesquisa). Alguns recursos exigidos por esse processo, como criatividade, conhecimento, técnicas, são pouco controláveis, o que dificulta a alocação de fundos para o seu desenvolvimento. Essas são algumas das particularidades que torna a gestão da inovação e empreendedorismo uma questão fundamental a ser tratada no âmbito da proposta de criação deste laboratório, denominado de LAGIE Laboratório de Gestão da Inovação e Empreendedorismo.

Laís de Azevedo Paiva Lima

Laís Ferreira Alves

Laís Hašek Nogueira

Laiza Fernanda dos Santos Pimentel

Laiziane dos Mares

Lamartine Oberg

Lana Carollina Ribeiro Barcellos

lançamento

Lançamento Almanaque Rebolado
