--gray-1
--gray-2
--gray-3
--gray-4
--gray-5
--red-1
--red-2
--red-3
--red-4
--red-5
--yellow-1
--yellow-2
--yellow-3
--yellow-4
--yellow-5
--green-1
--green-2
--green-3
--green-4
--green-5
--blue-1
--blue-2
--blue-3
--blue-4
--blue-5
--purple-1
--purple-2
--purple-3
--purple-4
--purple-5

Processo seletivo

9803 itens encontrados
a-z crono

Erick Teixeira de Araujo

Erick Grigorovski

Erica Zambrano Fontes

Érica dos Santos Leal

Éric Zavenne Paré

Eric Estevão de Souza

ergonomia informacional

Ergonomia e Usabilidade na Definição do Conforto na Classe Econômica dos Aviões comerciais

Os passageiros têm reclamado da diminuição do conforto na classe econômica dos aviões comerciais. A autoridade aeronáutica brasileira instituiu um selo de qualidade, mas as empresas aéreas brasileiras mantêm os mesmos arranjos internos em seus aviões. Estadissertaçãotrata da avaliação do espaço entre as poltronas e a sua influência no conforto dos passageiros em vôos comerciais. Realizaram-se avaliações da usabilidade utilizando-se um simulador de cabine para treinamento de tripulantes e um avião B737-300. Os resultados indicam uma forte relação entre os níveis de conforto e o passo (medida de repetição das fileiras de poltronas ao longo do avião).

03 set 2012

ergonomia do produto

ergonomia ambiental

Ergonomia

ergonomia

Ergonomia

ergodesign

Eratóstenes Dorta do Amaral

Equipo protetor para aplicações endovenosas

Tese (hoje TCC) de diplomação na Escola Superior de Desenho Industrial (1974) que consiste na projeção de um equipamento destinado a proteger o paciente durante aplicações endovenosas de substâncias, visando ser de fácil aplicação e portabilidade.

NOTA: Este resumo foi redigido para fins de disponibilização digital do acervo da ESDI e não consta no documento original. Este item do acervo foi disponibilizado através do projeto Arquivo ESDI: História do Design via redes digitais de conhecimento aberto.

1974

Equipamento hospitalar

Equipamento de proteção individual : proteção respiratória

Tese (hoje TCC) da diplomação na Escola Superior de Desenho Industrial (1975). Este TCC explora o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) com foco na proteção respiratória, destacando a importância desses dispositivos para preservar a saúde do trabalhador em ambientes modificados pelo homem e potencialmente prejudiciais. Por fim, o projeto tem como produto final o desenvolvimento de um equipamento de proteção respiratória.

NOTA: Este resumo foi redigido para fins de disponibilização digital do acervo da ESDI e não consta no documento original. Este item do acervo foi disponibilizado através do projeto Arquivo ESDI: História do Design via redes digitais de conhecimento aberto.

1975

Epistemologia do design: investigações para uma delimitação do campo

O projeto visa investigar os modos como uma epistemologia do design pode se caracterizar, contribuindo para a compreensão das especificidades do design como conhecimento. Ultrapassando o domínio tradicional da epistemologia, voltado para o conhecimento proposicional, será feito um mapeamento de questões referentes ao conhecimento produzido/acionado no campo do design.

Epistemologia do design: as marcas do saber prático e do saber teórico

A identidade do design como conhecimento se constrói em duas frentes: a) o mercado, onde a profissão é praticada e ganha concretude e visibilidade social; b) a área acadêmica, onde o conhecimento produzido e operado pelos designers é sistematizado tendo em vista a formação profissional, assim como a pesquisa faz avançar o conhecimento tanto sobre a atividade quanto sobre o campo profissional. A pesquisa busca investigar os vetores que caracterizam a tensão que se estabelece entre os parâmetros científicos, próprios da academia, e o conhecimento prático mobilizado na atividade projetual. E tem como objetivo subsidiar uma compreensão academicamente rigorosa das especificidades práticas do projeto.

epistemologia do design

epistemologia

EPI

entulho

1... 259 260 261 262 263... 409