Processo seletivo

2021_Silvia Pollis Davis_O Japão de Cristopher Dresser Um estudo sobre os significados do Japão no design ocidental_Relatório.pdf

O Japão de Cristopher Dresser Um estudo sobre os significados do Japão no design ocidental

2021_Pedro Passos do Vale Pires_Hyprbol Plataforma Online de Edição Colaborativa de Música_Relatório.pdf

Hyprbol Plataforma Online de Edição Colaborativa de Música

realidade virtual;

Sergio Kiyohide Yamasaki

Agenda Arguição Oral 2024-2025

2021_Maria Clara Lopes Ruback_O Aquário Jogo educativo para crianças_Relatório.pdf

O Aquário Jogo educativo para crianças
Este trabalho de conclusão de curso tem como intenção criar um jogo digital educativo, voltado para crianças entre 4-6 anos, com temática de biologia marinha. Com esse objetivo, foram feitas pesquisas sobre o desenvolvimento da inteligência infantil, os benefícios de jogos para educação, jogos educativos e metodologia para criação de jogos, além de uma análise dos jogos populares atualmente para a faixa etária. Além disso, discorre-se sobre o progresso do desenvolvimento do projeto, detalhando suas etapas. Por fim, apresenta-se um projeto de jogo por meio de uma série de protótipos de média fidelidade, assim como o detalhamento por escrito das interações e ideias para uma futura expansão da experiência.

2021_Luísa Cunha Oliveira_Um Aplicativo que Cria Redes de Apoio e Gera Saúde_Relatório.pdf

Um Aplicativo que Cria Redes de Apoio e Gera Saúde

2021_Letícia Martins Antunes da Silva_Uma Cozinha Inclusiva Um novo olha sobre a cozinha segundo os preceitos o Design Universal_Relatório.pdf

Uma Cozinha Inclusiva: Um novo olha sobre a cozinha segundo os preceitos o Design Universal
Esse trabalho de conclusão de curso consiste em um estudo sobre as limitações existentes em cozinhas domiciliares para pessoas com dificuldades motoras. Esse projeto propõe uma nova configuração dos armários de cozinha, segundo os preceitos do Design Universal, para facilitar a movimentação em habitações populares, utilizando de pesquisas através de entrevistas com o público e análises de movimento. Como resultado, essa análise permitiu uma nova perspectiva sobre as necessidades de pessoas com deficiência, principalmente idosos, e, com isso, foi desenhado novos formatos de armários de cozinha que permitiu uma democratização de alcance para o armazenamento que propõe conforto e menor índice de acidentes.

2021_Laura Gadelha e Silva_casulo Brechós e customização como práticas sustentáveis_Relatório.pdf

casulo Brechós e customização como práticas sustentáveis

2021_Laura Rocha dos Anjos_Processos Criativos Conexões entre Design e Dança_Relatório.pdf

Processos Criativos Conexões entre Design e Dança

2021_Laís Hašek Nogueira_O Gato Preto_Relatorio.pdf

O Gato Preto

2021_Joyce dos Santos Oliveira_O Brasil até Agora Projeto de Exposição sobre a História do Brasil_Relatorio.pdf

O Brasil até Agora: Projeto de Exposição sobre a História do Brasil
Esse trabalho de conclusão de curso consiste em uma proposta de exposição itinerante sobre História do Brasil. O projeto propõe a criação de um espaço que percorre escolas no território do país através de um caminhão com carreta expansível, com o foco em trazer o conteúdo de história para jovens do ensino médio. De maneira interativa e com linguagem facilitada, a ideia é reforçar o conteúdo do ensino formal aprendido nas salas de aula. O trabalho utiliza diferentes áreas do design para realizar a identidade visual, a cenografia, pensar as formas de transporte e financiamento, assim como a projeção da experiência do usuário no espaço, de maneira integrada. O desenvolvimento do projeto contou com uma pesquisa dos temas tratados, conversas com especialistas nas áreas de cenografia e design, historiadores e produtores de exposições itinerantes. Como resultado, surgiu um projeto que se difere das exposições tradicionais sobre o tema e que também agrega o cenário dos projetos itinerantes, trazendo ideias para tornar as atividades culturais mais acessíveis.

2021_Hugo Luiz Gadea_Bricolagem_Relatorio.pdf

Bricolagem
Este trabalho discute a memória e a multiplicidade de identidades, com ênfase no pertencimento e na construção e manipulação de narrativas valorizando ideologias pessoais.
Uma apropriação de si compreendendo o seu lugar e peso no mundo para criar narrativa e traçar diálogo com a história. Além do uso de direção criativa na construção de imagens, consciente de seu potencial de unidade em algo maior que o individual.
