Processo seletivo

Ana Beatriz Ferreira da Rocha e Silva

Mobiliário brasileiro de exportação: um estudo da competitividade da indústria com foco em São Bento do Sul, SC
Com a estabilização econômica alcançada a partir da implantação do Plano Real em 1994, o foco da agenda econômica do país mudou, da obsessão pelo combate à inflação e aos problemas do balanço de pagamentos, para novas preocupações, como, crescimento econômico sustentável, microeconomia do desenvolvimento e competitividade. Nesse sentido, tornam-se importantes os estudos sobre o setor industrial, por esse continuar mantendo-se como o setor de maior potencial indutor do crescimento econômico no Brasil. São Bento do Sul, situado no planalto norte de Santa Catarina, e assunto dessa dissertação, ocupa posição relevante no cenário da indústria moveleira do país, sendo responsável por quase a metade das exportações brasileiras de móveis. Uma melhor compreensão da dinâmica da realidade do arranjo produtivo em questão, demanda a utilização de metodologia que se aplique à análise de setores industriais. A teoria da vantagem competitiva de Michael Porter, considerando os conceitos de que, são as empresas e não as nações que competem no comércio internacional, e que, a unidade básica de análise para se compreender a competição é a indústria, disponibiliza instrumental que permitiu pontuar os determinantes que contribuíram para a formação das vantagens competitivas de São Bento do Sul. No decorrer da análise, revelou-se uma estrutura da indústria com forte poder de uma das forças (compradores), personificada hoje, a nível local, pelas agências exportadoras. Em razão desse desequilíbrio em favor dos compradores, observado na estrutura da indústria, haverá um amplo direcionamento para a busca de vantagens de menor custo e não de diferenciação. Apresenta-se como de fundamental importância, o resgate da idéia de que a estrutura da indústria não é imutável, podendo as empresas com suas estratégias, influenciá-la a seu favor. Ações nesse sentido, poderão potencializar o envolvimento futuro da indústria de serviços de design, evitando assim o equívoco de se pensar em sua inserção autônoma, ignorando o fato de que, o design estará sempre submetido a uma leitura econômica.

Latt-Mayer, um Estudo de Caso: Tecnologia na História do Design Gráfico Brasileiro
Nosso objetivo neste trabalho é investigar como o design gráfico se relaciona com os meios de produção da indústria gráfica brasileira. Não é comum encontrar referências abordando temas que relacionam design e tecnologia em livros sobre a história do Brasil, o que demonstra a urgência do resgate histórico de indústrias que implementaram novas tecnologias para atender a demandas projetuais e mercadológicas. Sediada na cidade do Rio de Janeiro, a clicheria Latt-Mayer como era comumente chamada, era sinônimo de qualidade e tecnologia. Entre seus clientes podemos apontar agências de publicidade, editoras, escritórios de designers e gráficas de todo país. Esta pesquisa se baseia em um corpus composto por imagens, documentos, manuais técnicos, reportagens, matrizes e depoimentos com pessoas que estiveram diretamente envolvidas com essa empresa. Catalogamos maquinaria e técnicas utilizadas, além de projetos gráficos relevantes que tiveram matrizes e provas produzidas na empresa. Por meio deste trabalho, é possível visualizar um abrangente painel histórico, que contempla um período em que ocorreram significativas transformações na relação entre designers e tecnologia na indústria gráfica brasileira.

Paula Carmona Pereira

design de superfície

Impressão de livros sob demanda: o design como ponte entre distintos registros produtivos
A presente dissertação trata de um estudo sobre produção de livros sob demanda em dois momentos distintos da indústria gráfica. Apresentamos uma abordagem histórica do percurso do livro, segundo seus atributos materiais e tecnológicos, que marcaram a transformação de seu caráter fabril de micro e pequena escalas à produção em massa. Ao analisar referências manufatureiras de tiragem limitada do livro no âmbito da impressão tipográfica e digital, observamos o papel que o design é capaz de exercer, representando uma conexão entre esses dois registros técnicos intrinsecamente diferentes. Através da utilização de um modelo descritivo de obras sob o ponto de vista do design gráfico, buscamos pontos de convergência e divergência passíveis de auxiliar na compreensão do atual contexto de transição por que passa o mercado editorial.

Vinicius Alt Mattos

Mila de Choch Fonseca

Luisa da Rocha Kühner

Lucas Marques Lima

Etienne Tavares

Karina de Oliveira Ribeiro

Demian Lamblet Pinto

Claudia Samico

Carolina Munemasa Farias

Caio Peçanha Logato

Augusto de Freitas Lohmann

Barbara Rocha Sanches

Design de Modelos Colaborativos em Sites de Notícias
A colaboração de usuários em sites jornalísticos é um fenômeno crescente. Cada vez mais, a evolução tecnológica abre espaço para uma maior participação dos usuários no processo de construção da narrativa noticiosa. Nesse contexto, um olhar do design sobre os modelos colaborativos dos sites jornalísticos fornece subsídios para o entendimento deste fenômeno e para o aprofundamento em cada uma das etapas que compõe o processo colaborativo. Dessa forma, essa dissertação apresenta a análise teórica e prática dessas diferentes etapas, bem como das soluções de design aplicáveis aos modelos colaborativos, de maneira a estabelecer conceitos e diretrizes para a construção de modelos que otimizem o aproveitamento do conteúdo enviado por usuários e sua relação com o conteúdo editorial dos sites noticiosos.

Fundamentos do Design de Aloísio Magalhães: Design BR 1970
Aloísio Magalhães foi um dos iniciadores do Design brasileiro na prática profissional, no ensino acadêmico, na institucionalização da atividade, e na reflexão sobre sua natureza técnica , e social. O seu projeto para a Petrobrás desenvolvido entre 1970 e 72, realizado por seu escritório no auge da sua carreira como designer, é o melhor testemunho da sua ação nesse campo, pela importância desta companhia para o país, pela abrangência do projeto (do cartão de visita aos tanques de refinarias) metodológica e mesmo lingüística que representou-se podemos estender este termo à linguagem visual. Particularmente disponho de posição única para realizar esta pesquisa, por ter trabalhado grande parte de minha vida profissional com Aloísio, por ter trabalhado especificamente e intensamente neste projeto, e ainda por não ter participado de sua concepção inicial. Além disso, tenho desde então atuado como designer nesta área de distribuição de petróleo, e acumulado informação sobre este mercado ao longo de 3 décadas, o que me ofereceu vasto material de análise. Por isso, embora meu foco seja o projeto de Aloísio e equipe em 1970, para compreende-lo é fundamental analisar o que havia antes e o que veio depois, o que permaneceu do projeto, e o que mudou. Deste estudo tiro 2 conclusões principais: 1) Que o projeto de sistemas gráficos ou de produtos é a forma do designer resolver o paradoxo entre necessidades opostas do processo de design, como a diversidade dos objetos de comunicação visual de uma empresa e sua unidade visual. 2) Que o processo de trabalho de Aloísio Magalhães oferece rico material de análise sobre o processo de Design..

Axel Hermann Sande

Canal Futura: Um projeto de identidade para a população brasileira
O foco desta dissertação é o processo de criação de projetos de identidade corporativa na área do motion graphics e suas relações com os campos de estudo do design. A escolha do Canal Futura como objeto de pesquisa para dissertação de mestrado em design é explicável tanto pelas características singulares do seu projeto de identidade corporativa quanto pela relevância da instituição no cenário nacional, levando-se em conta a inserção desse estudo na linha de pesquisa História do Design Brasileiro, integrada ao Programa de Pós-graduação em Design da ESDI/UERJ. Acreditamos que a análise dos processos de identificação do Canal Futura nos auxilia na aproximação das atividades do design voltadas à aquisição de informações em sistemas, analógicos ou digitais, de comunicação. Identificamos uma série de fatores que, combinados, pareciam promover o desenvolvimento de um ambiente favorável a experimentações no campo do design da informação. Tais fatores foram divididos em três grupos principais, ligados respectivamente aos objetivos originais do Canal Futura, à contextualização do período pesquisado e ao projeto de identidade corporativa desenvolvido pela agência de design francesa, Gédéon. Nosso objetivo será analisar os fatores identificados, para em seguida, apresentar os resultados dessa combinação sob a ótica do design. Para avançarmos na discussão sobre projetos de identidade corporativa televisiva será necessária a introdução de dois conceitos classificatórios: o conceito de identidade corporativa aberta ou de convivência dialética e o conceito de Identidade corporativa fechada ou de emissão unidirecional. O primeiro conceito implica negociação entre diferentes identidades visuais enquanto o segundo baseia-se na confrontação de diferentes linguagens. Relacionaremos esses conceitos às linhas teóricas voltadas às identidades contemporâneas, tanto coletivas quanto individuais.

Anderson de Andrade Freire
