--gray-1
--gray-2
--gray-3
--gray-4
--gray-5
--red-1
--red-2
--red-3
--red-4
--red-5
--yellow-1
--yellow-2
--yellow-3
--yellow-4
--yellow-5
--green-1
--green-2
--green-3
--green-4
--green-5
--blue-1
--blue-2
--blue-3
--blue-4
--blue-5
--purple-1
--purple-2
--purple-3
--purple-4
--purple-5

Processo seletivo

9733 itens encontrados
a-z crono

táxi

Taxímetro

Tese (hoje TCC) para diplomação de Desenho Industrial da Escola Superior de Desenho Industrial (1974) investiga a história do taxímetro no mundo e no Brasil, tendo como objetivo do projeto o redesenho de um.

NOTA: Este resumo foi redigido para fins de disponibilização digital do acervo da ESDI e não consta no documento original. Este item do acervo foi disponibilizado através do projeto Arquivo ESDI: História do Design via redes digitais de conhecimento aberto.

1974

Taxonomia de objetivos educacionais para a universalização do Desenho no ensino básico brasileiro

O Desenho existe como disciplina da educação básica no Brasil desde o fim do Segundo Reinado e tem sua importância reconhecida por profissionais e pesquisadores da educação e de áreas correlatas. Apesar disso, os objetivos educacionais pertinentes a essa disciplina oscilaram com as correntes educacionais e os interesses políticos, culminando em momentos de ausência no currículo formal. O ensino do Desenho no Brasil perdura ainda apenas em seletas escolas, públicas ou particulares, para as quais o acesso e a permanência estão condicionados a rigorosos processos seletivos ou altos custos financeiros, fora do alcance da maior parte da população brasileira. Por sua experiência docente na disciplina, a autora deste trabalho identifica a relevância do ensino do Desenho para a formação do indivíduo, para a sua futura formação profissional e para a valorização social do conhecimento sobre a produção da cultura material. Tal conjectura se fortalece pelo aumento no número de iniciativas pedagógicas não-formais que se baseiam na transcrição, para a realidade, de modelos que existem apenas como ideias, por meio da representação da forma. Esses projetos tentam, indiretamente, suprir a lacuna deixada pela perda de representatividade do ensino de Desenho na educação formal. A dissertação apresenta uma revisão dos conteúdos, objetivos e competências da educação gráfica brasileira nos níveis Fundamental e Médio. Com base nessa revisão, se apresenta uma proposta curricular orientada pelas etapas de desenvolvimento previstas na Taxonomia de Bloom. Complementarmente, uma agenda de discussão sobre a universalização do Desenho na educação brasileira é sugerida. Pretende-se pautar o diálogo entre educadores e sociedade civil a respeito da formalização do desenvolvimento de habilidades e competências em expressão gráfica, a fim de torná-las acessíveis a todos os brasileiros.

17 fev 2017

TCC Eduardo Eugênio - Caminhos da Indústria de Anime

TCC KYLE KUO.pdf

TCC_2023.1_ESDI_UERJ_Felipe_Loureiro_Santos

TCC_Relatorio_-_Guilherme_da_Conceicao_Wuthrich.pdf

teatro

teatro musical

teatro musical

Teatro SESI Centro

técnica

técnicas

Técnicas analíticas de produtos industriais: análise morfológica de capas de discos

Um disco de vinil, ou elepê, pode ser analisado sob diversos aspectos de uma civilização contemporânea. Para se fazer uso de técnicas analíticas, particularmente aquelas baseadas em exames gráficos, tomam-se a coleção e a seleção dos logogramas auxiliares ao desenvolvimento do raciocínio analítico. O primeiro quadro de logogramas servirá para posicionar taxionomicamente o produto industrial. O segundo quadro terá a finalidade de auxiliar a compreender os fenômenos criativos e projetuais de um produto, através de movimentos criativos, leis de simetria, distintos tipos de analogias e as ênfases nos artifícios, elementos gráficos. Consideram-se as linhas básicas que permitem identificar os fenômenos geométricos (pontos, linhas, configurações) num quadrado. Trata-se, por isso, de um produto resultante da prática projetual de comunicação, chegando por algumas vezes ao desenho de artefato. Em outros momentos se apresenta essencialmente concebido e produzido apenas como fruto do desenho expressional, mas a grande maioria das capas de disco é decorrência do forte trabalho criativo no desenho projetual.

Técnicas Construtivas

Técnicas em quadro de giz, com Ricardo Artur

O curso pretende apresentar técnicas na manipulação do giz e outros materiais para a elaboração de quadros, seja para uso pedagógico ou comercial. Serão abordados temas como composição, tipografia, ornamentos e referências, além de oferecer uma atividade práticas orientada à elaboração de quadros. 

Tecnicas gráficas

Técnicas qualitativas de resolução de problemas

Técnicas Qualitativas na Pesquisa de Interface de Produtos

Tecnicidades e Sensibilidades

O grupo de pesquisa tem como objetivo investigar e discutir as formas de produção de subjetividade no campo do Design, em diálogo com outras áreas do conhecimento. A pesquisa busca explorar as múltiplas possibilidades de percepção e ação no mundo contemporâneo, estruturado pelas tecnologias de informação e comunicação. Uma das vertentes de estudo do grupo se debruça sobre a maneira como percepções e sensibilidades no tocante ao uso de tecnologias digitais são de alguma forma representativas no contexto do ensino de design. Outras investigações abordam temáticas como o capitalismo de vigilância e o colonialismo de dados atravessados pela lógica neoliberal. Também investigamos a ideia de uma educação emancipatória, o ativismo digital e o movimento do software livre. O grupo se interessa pelo estudo da filosofia da técnica e, no momento, estuda o livro Tecnodiversidade ,do filósofo Yuk Hui, defensor de uma multiplicidade de cosmotécnicas.

Tecnicidades e sensibilidades no ensino em design

Partindo de um cenário no qual a mediação tecnológica se constitui e se condensa como forma estrutural de relações de uma sociedade da informação, esta pesquisa encaminha novos olhares para práticas no campo do ensino em design. Este estudo se debruça sobre a maneira como percepções e sensibilidades no tocante ao uso de tecnologias digitais são de alguma forma representativas no contexto do curso de design da Esdi. As iniciativas institucionais e particulares quanto ao acesso e uso de tecnologia digital na Esdi parecem estar circunscritas a todo um universo de possibilidades e valores. O objeto de pesquisa é conhecer as práticas e reflexões que se dão no entorno de tecnologias digitais de informação e comunicação no âmbito de um curso de design de uma universidade pública, a Esdi, entendendo que este uso é vetor de produção de subjetividades no ensino do Design. 

Técnico-Operativa

Tecnocultura

tecnologia

1... 372 373 374 375 376... 406