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9726 itens encontrados
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ATA DO CONSELHO DEPARTAMENTAL DA ESDI, REALIZADA EM 17 DE MARÇO DE 2025.docx.pdf

SIMPOIESDI: reciclagens, regenerações, ressignificações para uma cidade sustentável.

Nos dias 28, 29 e 30 de abril, vai acontecer o SEMINÁRIO SIMPOIESDI na Esdi (Rua do Passeio, 80): 1 mesa de abertura com as coordenadoras do Laboratório de Design e Antropologia do PPPDesdi, 3 mesas de debate com convidados especiais, 1 jogo, 1 oficina e 1 conferência com palestrante internacional.

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17 abr 2025

Eunice Maiara Oliveira

Seminário internacional Design moderno no Brasil: da Bauhaus à construção de um mundo sustentável e inclusivo.

No dia 9 de maio, das 9h às 13h, o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM Rio) será palco para discussões sobre o impacto profundo da Bauhaus e da Escola de Ulm no contexto brasileiro e a relevância histórica e contemporânea desses modelos educacionais diante dos desafios ecológicos e sociais de nosso tempo.

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25 abr 2025
De 28 abr 2025 a 30 abr 2025

SIMPOIESDI: reciclagens, regenerações, ressignificações

Nos dias 28, 29 e 30 de abril, vai acontecer o SEMINÁRIO SIMPOIESDI na Esdi (Rua do Passeio, 80).

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Interdisciplinaridade

autismo

Construindo uma estratégia para o enfrentamento do racismo estrutural no Design brasileiro

Embora o design exerça papel fundamental na construção de visualidades e representações culturais, suas bases modernistas seguem reproduzindo estruturas racistas, eurocentradas e excludentes. No Brasil, essas práticas acentuam a invisibilidade de designers negros e a homogeneização das identidades, ignorando as complexidades raciais da sociedade. Ainda que se observe, nos últimos anos, um movimento de resistência protagonizado por designers negros que reivindicam seus lugares de fala e saberes próprios, nota-se a ausência de pesquisas que investiguem, de forma sistemática, como essas práticas podem contribuir para o enfrentamento do racismo estrutural no design. Este estudo tem como objetivo analisar que maneiras projetuais afrorreferenciadas e contracoloniais, desenvolvidas por designers negros, podem confrontar o racismo estrutural no design brasileiro e reconfigurar suas visualidades. Buscar identificar influências culturais mobilizadas nesses projetos, explorar o papel do pensamento contracolonial no fortalecimento do lócus social negro e propor estratégias que valorizem e empoderem essas identidades. A metodologia é qualitativa, composta por análise temático-visual de produções de 15 designers negros, vivências territoriais em contextos afro-brasileiros e experimentações colaborativas. Parte-se da hipótese de que práticas ancoradas em perspectivas contracoloniais são capazes de resgatar heranças culturais, proporcionar visualidades contra-hegemônicas e gerar táticas de enfrentamento ao racismo. A pesquisa tem potencial para reposicionar a negritude como ponto de partida epistêmico, político e estético, propondo caminhos para um design mais justo e plural.

design afrorreferenciado

racismo estrutural

identidades negras

visualidades afro-brasileiras

Avaliação de indicadores de desempenho na experiência do usuário em produtos digitais financeiros

O projeto investiga a aplicação e a eficácia de métricas de UX (User Experience) em produtos financeiros digitais, com foco no ambiente das fintechs. A partir da crescente centralidade do usuário no setor, impulsionada por tecnologias e metodologias ágeis, a pesquisa busca compreender quais indicadores são mais eficazes para mensurar a experiência do usuário e como podem ser integrados de forma prática nos processos dos tempos de produto. A metodologia adotada é o Design Science Research (DSR), que orientará o desenvolvimento e validação de um framework de medição de UX com base em revisão sistemática da literatura, análise de métricas existentes e testes práticos com o tempo de Design do PicPay, fintech onde a pesquisadora atua. A relevância da pesquisa reside na necessidade de comprovar o valor do design com dados acionáveis ​​e metodologias claras, promovendo melhorias contínuas na experiência digital dos usuários e contribuindo para a inovação no setor financeiro. A pesquisa é fundamentada em autores como Diniz (2019), Norman (2006), Albert & Tullis (2013), Greever (2021), entre outros.

métricas ux

produtos digitais

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