Processo seletivo

MCELO_1.png

MCELO_2.png

MCELO_3.png

Murilo de Oliveira Nunes

Histórias da Guerrilha - Visualização de Dados em Memória das Vidas Perdidas Durante a Ditadura Civil-Militar Brasileira
Este trabalho apresenta um projeto de Humanidades Digitais integrado à Visualização de Dados, focado em dar visibilidade a histórias silenciadas de vítimas da ditadura civil-militar brasileira (1964-1985). O trabalho tem como objetivo traduzir o conteúdo do Volume III do Relatório Final da Comissão Nacional da Verdade (CNV), que lista 434 pessoas mortas ou desaparecidas, em uma experiência acessível, legível e intuitiva para o público.
A metodologia envolveu o tratamento e a estruturação dos dados do relatório da CNV para converter o texto em bases de dados estruturadas com os seguintes dados: nome, sexo, filiação. atuação profissional, organização política, tipo de morte, data e local (cidade, estado e região) de nascimento, data e local (cidade, estado e região) da morte. Esse processo permitiu o agrupamento das 434 vítimas em uma visualização de dados exploratória e interativa. Além disso, foi desenvolvido um protótipo de site com os perfis das vítimas, onde é possível ler as suas histórias de vida, ver suas fotos e encontrar hiperlinks para aprofundar nas suas histórias.
O protótipo foi apresentado a dois professores que participaram da CNV e a um especialista em visualização de dados. Todos demonstraram interesse e engajamento, validando a pesquisa e confirmando tanto a eficácia da navegação quanto a clareza da narrativa proposta.

pages_perfil.png

Projeto Final - Maria Eduarda Rocha_compressed.pdf

visualization_and_profiles.png

Edital de bolsas mestrado e doutorado 2026.pdf

Bolsas mestrado e doutorado 2026
Está no ar o edital para concessão de novas bolsas de Mestrado e Doutorado para ingressantes em 2026


desgin gráfico

Victor Araujo Sodré

Design & Escola
O Design & Escola é um grupo de estudos e práticas que investiga as articulações políticas, epistemológicas e metodológicas entre design e educação, tomando o pensamento projetual como campo de mediação e produção de conhecimento.


IX Simpósio de Pós-Graduação em Design SPGD | PPDESDI 20 anos
O IX Simpósio de Pós-Graduação em Design (SPGD) será realizado nos dias 1, 2 e 3 de junho de 2026, na Escola Superior de Desenho Industrial (ESDI/UERJ), no Rio de Janeiro, em edição comemorativa pelos 20 anos do Programa de Pós-Graduação em Design da Universidade do Estado do Rio de Janeiro