Processo seletivo

Planejamento Urbano e Regional

Planejamento Urbano e regional

Planejamento urbano

Planejamento estratégico PPDESDI 2022-2032 rv 2024.pdf

Planejamento estratégico PPDESDI 2022-2032 rv 2024.pdf

Planejamento Estratégico Participativo para a Preservação do Palácio Amarelo (PEP- PPA)

Planejamento estratégico 2022-2032 rv 2024

planejamento empresarial

Planejamento de um sistema de comunicação interna para hospitais : projeto de uma estação de chamada
Tese (hoje TCC) para diplomação de Programador Visual da Escola Superior de Desenho Industrial (1966) que versa sobre como o desenhista industrial pode atender às necessidades da comunidade hospitalar através do desenvolvimento de produtos industriais adequados. O trabalho aborda questões relacionadas ao ambiente hospitalar e à integração dos diversos elementos complexos presentes nesse contexto.
NOTA: Este resumo foi redigido para fins de disponibilização digital do acervo da ESDI e não consta no documento original. Este item do acervo foi disponibilizado através do projeto Arquivo ESDI: História do Design via redes digitais de conhecimento aberto.

planejamento de transportes

Planejamento de Marca
Este curso propõe ensinar como desenvolver o planejamento de uma marca, considerando as primeiras etapas de um projeto de branding. Ele apresentará cases de branding, feitos pela professora, com a finalidade de discutir as manifestações digitais e analógicas das marcas através de seus pontos de contato.
Durante as aulas serão abordados o processo de criação de uma marca e seus principais pontos: contexto, tendências culturais, posicionamento, stakeholders, credenciais, cultura corporativa, pilares, personalidade, atributos, discurso,propósito, tom de voz, missão, visão, valores, essência e experiência. O objetivo desse curso é imergir nesse universo holístico para ensinar como são construídas identidades de marca únicas e engajadoras.
O curso contará com a participação do produtor da Festa Manie Dansante Vinícius Fontes que irá apresentar a trajetória de construção da marca e o processo de desenvolvimento do planejamento de comunicação do evento que já existe há mais de cinco anos e é um case de sucesso na noite do Rio. Ao longo do curso, os alunos realizarão exercícios alinhados ao conteúdo proposto como: construir uma plataforma de marca e uma proposta de valor.

placemaking

Placa de plástico reciclado: características, design e propostas projetuais
A dissertação apresenta as Placas de Plástico Reciclado feitas a partir de embalagens pós-consumo de Polipropileno. Embora as Placas sejam produzidas a partir da lógica sustentável, transformando materiais de uso único descartados em novas possibilidades de produtos duráveis, ainda carece de informações quanto as características que auxiliem sua aplicação em novos projetos. Soma-se a isso algumas barreiras para adoção de materiais reciclados como suas características técnicas, estéticas e o interesse do consumidor. Nesse sentido, a presente pesquisa buscou dois objetivos principais: (1) a delimitação de um quadro de características técnicas e de design e, a partir delas, (2) gerar alternativas para projetos de produtos para as Placas Recicladas. Para isso, foram realizadas análises do material a partir do método científico e técnicas de Design Industrial. Dessa forma, é apresentada uma revisão sobre os materiais plásticos na sociedade e o contexto da produção das Placas Recicladas, além de ensaios mecânicos de flexão, impacto, técnicas de trabalhabilidade; e características estéticas, desenvolvidas a partir do design de superfície e entrevistas qualitativas . A caracterização realizada constitui as primeiras informações relativas às Placas Recicladas, e apresenta a possibilidade de substituição de materiais de madeira, como compensado e aglomerados, a partir das suas características mecânicas e de trabalho. Dessa forma, é apresentado o desenvolvimento dos primeiros padrões estéticos de cores, facilitando a aplicação do material em novos projetos. E por fim, a realização de diferentes possibilidades de produtos para mercados distintos, como objetos utilitários, de decoração e mobiliários, apresentados ao final do trabalho.

Pista_esdi_EvertonAvila.jpg

Pista_esdi_4_EvertonAvila.jpg

Pista_esdi_3_EvertonAvila.jpg

Pista_esdi_2_EvertonAvila.jpg

Pista - Uma investigação gráfica/espacial do uso do espaço público por pessoas em situação de rua
“Pista” é um projeto que após um série de pesquisas em campo com pessoas em situação de rua, desenvolve um experimento em três partes. A primeira pesquisando o espaço urbano com artistas, a segunda em diálogo com essas pessoas em situação de rua e a terceira amalgamando as duas primeiras e as transformando em uma sinalização para rua. Neste projeto a criação desses sinais é uma possibilidade de se abrir um diálogo que os transformem em produtores de conteúdos que permanecerão no espaço que habitam, questionando sua permanência/existência.

pisos

piso tátil

PISEAGRAMA + PIRENAESDI

pipa

Pioneiros do Design Brasileiro no Projeto de Automóveis
Não se questiona que o design seja um saber naturalmente multidisciplinar. Os projetos da indústria automobilística ilustram esse ponto magistralmente: do ato de inventar à engenharia da produção; do design de exteriores aos interiores; das autopeças às diversas tintas. Projetos desenvolvidos em engenharia simultânea, produzidos em diversos países do mundo e montados onde quer que se mostre mais rentável. A moderna indústria automobilística mostra-se, nesse sentido, global. Mas como harmonizar os gostos e as legislações locais a essa estrutura produtiva internacional? Esta dissertação ilustra alguns aspectos da estratégia de projetos em design automobilístico tomando como base a experiência brasileira. Foram entrevistados os mais destacados designers brasileiros de automóveis dos pioneiros aos mais importantes profissionais contemporâneos. Embora as estratégias das empresas sejam diversas fato que impede uma única conclusão -, esta dissertação lança luzes sobre os desafios do desenvolvimento de projetos automobilísticos onde o projeto é global mas as vendas são locais.
