Processo seletivo

Viewfinder
Sejam bem-vindos à leitura do TCC "Viewfinder: o poder da fotografia na era digital". O mundo atual é marcado por uma avalanche de imagens, que nos alcançam de diversas formas e por diferentes meios. Nesse cenário, a fotografia se destaca como uma linguagem poderosa, capaz de transmitir mensagens e despertar emoções. O objetivo deste trabalho é analisar o impacto da fotografia na era digital, considerando as transformações tecnológicas e culturais que influenciam a produção e o consumo de imagens. Ao longo do projeto, foi adotado um olhar multidisciplinar, que incluiu a contribuição de profissionais de áreas diversas, bem como a realização de dinâmicas educacionais que envolveram a reflexão, o debate e a criação. Acreditamos que a fotografia é um tema atual e relevante, que demanda uma abordagem crítica e aberta ao diálogo. Com este TCC, esperamos disseminar um olhar mais curioso e crítico sobre o fenômeno da fotografia 2.0, estimulando a reflexão e a criação de novas possibilidades. Convidamos vocês a embarcarem conosco nessa jornada e a mergulharem no universo da fotografia na era digital

Tiago Cambará Aguiar

Thales L. Aquino

Thais Vieira

Sistema para arquivar diapositivos de 36 mm
Tese (hoje TCC) da diplomação de Desenho Industrial da Escola Superior de Desenho Industrial (1973) aborda coleta de dados, pesquisa de material, análise de sistema de informação, processo de moldagem para o desenvolvimento de um sistema para arquivar diapositivos de 36mm.
NOTA: Este resumo foi redigido para fins de disponibilização digital do acervo da ESDI e não consta no documento original. Este item do acervo foi disponibilizado através do projeto Arquivo ESDI: História do Design via redes digitais de conhecimento aberto.

Sergio Kiyohide Yamasaki

Raiane Maria Veiga Cardoso

Philippe Leon Anastassakis

Pela tela, pela janela: a fotografia em fluxo e a colagem como um projetar-se
Na contemporaneidade, a fotografia parece ganhar novos enquadramentos no contexto das comunicações em rede. A virtualização de atividades cotidianas está diretamente conectada ao campo do visível e cada vez mais rápido o estatuto da imagem se modifica. A parte inicial dessa pesquisa é dedicada a entender alguns processos com relação à produção de fotografias na atualidade que impactam esse estatuto e que podem vir a instaurar novos sentidos para o projeto e para o design. A fotografia como janela para o passado e como emanação do real são ideias que permeiam o contexto desse trabalho, porém outros fatores são considerados: a participação ativa dos usuários das redes, não mais espectadores, na produção dos conteúdos que circulam nas mídias sociais; a disseminação de ferramentas de produção e edição de imagens— e a consequente naturalização da manipulação digital — e a instauração no interior do fluxo de uma temporalidade própria. Investiga-se a tela como janela do Eu na dinâmica da produção de fotografias através do celular, por meio do aplicativo do Instagram. À imagem atribui-se a metáfora de um tipo de espelho no qual se vê o olhar do outro. Nesse sentido, uma figura se destaca e aparece no centro da pesquisa: o Eu em fluxo. A pesquisa aborda ainda o que seria um tipo de projeto não entendido como tal pelo campo do design: o projetar-se. O projetar de si é tratado a partir de aproximações com o design, pelo uso das ferramentas para produção das imagens, mas também a partir de diferenças sobre aquilo que é projetado em imagem: o Eu. Através da análise de elementos conceituais e formais de colagens, a pesquisa identifica nessa técnica uma metodologia de produção convergente à dinâmica participativa e à temporalidade dos fluxos. Percebe-se que a colagem se manifesta hoje como forma de expressão que conversa com as ferramentas digitais disponíveis e com a urgência do tempo presente. A serviço de artistas e designers em diferentes tempos, a colagem permite hoje aos usuários das redes sociais, a despeito dos limites impostos pelo meio, a criação de imagens de si abertas ao outro. A pesquisa conclui que, desafiando as molduras dos espaços de interface dos meios digitais, as imagens são também janelas que podem ser atravessadas promovendo e multiplicando conexões.

Pedro Cruz

O tratamento da fotografia no jornal brasileiro
Tese (hoje TCC) da diplomação na Escola Superior de Desenho Industrial (1973) busca mostrar como a fotografia é importante na comunicação jornalística, destacando a necessidade de integração entre designer e jornalista para alcançar eficácia na mídia.
NOTA: Este resumo foi redigido para fins de disponibilização digital do acervo da ESDI e não consta no documento original. Este item do acervo foi disponibilizado através do projeto Arquivo ESDI: História do Design via redes digitais de conhecimento aberto.

Martine de Schrijver

Maristela Pessoa Ramos

Marco Aurélio Fernandes

Marco Antônio Grieco Motta Júnior

Marcelo Nunes Vital

Luis Moraes Coelho

Letreiros pintados
Tese (hoje TCC) da diplomação em Desenho Industrial da Escola Superior de Desenho Industrial (1973) pesquisa letreiros pintados na região sudeste do Brasil, a partir de documentos fotográficos, de autoria da própria autora, analisando o campo, informação e elementos presentes.
NOTA: Este resumo foi redigido para fins de disponibilização digital do acervo da ESDI e não consta no documento original. Este item do acervo foi disponibilizado através do projeto Arquivo ESDI: História do Design via redes digitais de conhecimento aberto.

Leonardo de Morais Soares

José Eugenio Gonçalves Andres

Joaquim Marçal Ferreira de Andrade

Igor Cesar Rosa da Silva

Helvecio da Silva
