--gray-1
--gray-2
--gray-3
--gray-4
--gray-5
--red-1
--red-2
--red-3
--red-4
--red-5
--yellow-1
--yellow-2
--yellow-3
--yellow-4
--yellow-5
--green-1
--green-2
--green-3
--green-4
--green-5
--blue-1
--blue-2
--blue-3
--blue-4
--blue-5
--purple-1
--purple-2
--purple-3
--purple-4
--purple-5

Processo seletivo

comunicação visualRelacionado a
Limpar filtros
84 itens encontrados
a-z crono

Visualização dos dados estatísticos da Uerj: proposta de dashboards baseados no trabalho de Jacques Bertin

Os painéis de gráficos estatísticos conhecidos como dashboards são utilizados comumente naárea de Business Intelligence (BI) para a visualização de grandes sistemas organizados de dados. A presente dissertação propõe embasar o projeto de dashboards pelas teorias de Jacques Bertin, formuladas nas obras Sémiologie Graphique e La Graphique et le Traitement Graphique de l information. Considerando este referencial, e ainda parâmetros do design de informação e da visualização de dados, foram desenvolvidos dashboards que apresentam dados sobre a política de reserva de vagas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, sistematizados pelo projeto de BI dessa instituição. O objetivo foi não apenas o de atender aos requisitos convencionais de um dashboard, mas sobretudo o de apresentar outras perspectivas informativas. Nesse sentido, investigam-se as especificidades dos métodos de Bertin e sua expansão para o domínio dos sistemas interativos.

25 set 2013

Que leão é esse? Significados de leões em marcas comerciais em Pernambuco entre 1904 e 1920

No Brasil, Juntas Comerciais, leis e demais instituições que têm por finalidade proteger marcas por meio de registro começaram a ser criadas em 1876. A Junta Comercial de Pernambuco remonta a essa data. O acervo relativo aos seus primeiros 50 anos se encontra digitalizado e é objeto desta pesquisa. Nesse acervo, é possível constatar que algumas representações são recorrentes e, entre elas, a de maior incidência é a do leão, em especial o “Leão do Norte”. O leão se tornou representante de Pernambuco e muitas vezes representa também pessoas ou grupo de pessoas que por lá nasceram. Nesta dissertação, sob a luz da semiótica de Charles Sander Peirce, são traçados os caminhos dos vetores socioeconômicos e culturais que conferem significação ao signo do leão tornando o Leão do Norte um símbolo de Pernambuco e dos pernambucanos e como ele passa a operar em marcas comerciais. A descrição desses vetores teve por objetivo buscar respostas para alguns dos muitos questionamentos suscitados, entre eles: Que Leão é esse? De onde vem esse codinome “Leão do Norte”? Como ele passa a fazer parte do mundo comercial e industrial do Estado no registro oficial de diversas marcas no período em foco? Por fim, foram analisados individualmente doze registros, num recorte temporal entre 1904 e 1920, que apresentam o leão. Nesses registros, observam-se as transformações na apresentação visual e na identidade por que passa o leão, para melhor se adequar à atividade de leão vendedor.

10 jun 2010

Eliane Rodrigues Abreu Maia

Claudius Ceccon

Bruno Lorran Sanches do Vale

Leyla Bello Jardim

Design

Ísis Helena Daou

Patricia Ferreira dos Santos

João Pedro Moreira Reis Dias

Pedro Cruz

Clara Brandão Gomes de Sousa

Helvecio da Silva

Ester Sousa de Oliveira

Graziele Araujo dos Santos

Jésus Baro

Larissa Nunes Lima

Matheus Costa Tavares

O Corpo Carioca

Cariocas é uma série de 50 cartões postais ilustrados sobre os corpos do Rio de Janeiro, onde através da linguagem caricatural valoriza-se o corpo real seja ele, gordo, magro, negro, branco ou tendo qualquer diferença em seu fenótipo. 

Sendo vendido em dois pontos específicos (livrarias e bancas de jornal), os postais possuem duas versões diferentes, no formato de livro e avulsos nas bancas de jornal. 

O objetivo principal desses postais é transmitir com humor uma crítica sobre os padrões de beleza impostos pela sociedade que valoriza o corpo como possível instrumento de capital. 

2013

Calçadas de Iguaçu: memória e identidade de um projeto de urbanismo para Nova Iguaçu

O presente documento relata a concepção e o desenvolvimento do projeto "Calçadas de Iguaçu", uma investigação ao longo da História e sobre os elementos que compõem a memória e a identidade desta sociedade localizada na Baixada Fluminense. A partir de dados históricos e geográficos e de informações sobre urbanismo, arte e arquitetura, o projeto tem como desdobramento a criação de padrões e grafismos exclusivos a serem aplicados nas calçadas da cidade, como uma forma de tornar estas informações acessíveis à uma população que nem sempre cultiva o hábito de investigar suas origens e também para promover uma melhora nos aspectos visuais e utilitários das ruas iguaçuanas.

2011

Talita Garcia

Julia Martins Torres

Ana Julia Marins Gonçalves

A comunicação visual na educação da linguagem da criança surda

Tese (hoje TCC) para diplomação de Programador Visual da Escola Superior de Desenho Industrial (1966) que versa sobre a educação infantil, a percepção dos sentidos e as relações com a comunicação visual. Aborda questões como métodos visuais de educação, oralismo e leitura labial para crianças surdas.

NOTA: Este resumo foi redigido para fins de disponibilização digital do acervo da ESDI e não consta no documento original. Este item do acervo foi disponibilizado através do projeto Arquivo ESDI: História do Design via redes digitais de conhecimento aberto.

1966
1 2 3 4