Processo seletivo

O Brasil até Agora: Projeto de Exposição sobre a História do Brasil
Esse trabalho de conclusão de curso consiste em uma proposta de exposição itinerante sobre História do Brasil. O projeto propõe a criação de um espaço que percorre escolas no território do país através de um caminhão com carreta expansível, com o foco em trazer o conteúdo de história para jovens do ensino médio. De maneira interativa e com linguagem facilitada, a ideia é reforçar o conteúdo do ensino formal aprendido nas salas de aula. O trabalho utiliza diferentes áreas do design para realizar a identidade visual, a cenografia, pensar as formas de transporte e financiamento, assim como a projeção da experiência do usuário no espaço, de maneira integrada. O desenvolvimento do projeto contou com uma pesquisa dos temas tratados, conversas com especialistas nas áreas de cenografia e design, historiadores e produtores de exposições itinerantes. Como resultado, surgiu um projeto que se difere das exposições tradicionais sobre o tema e que também agrega o cenário dos projetos itinerantes, trazendo ideias para tornar as atividades culturais mais acessíveis.

Picasso: Mão Erudita, Olho Selvagem

Projeto de um Expositor e Armazenador para Modelos 3D Educacionais
Este trabalho compõe-se na elaboração de um expositor multifuncional voltado à organização e exibição de modelos tridimensionais utilizados em contextos educacionais e expositivos. O projeto reúne funcionalidades de armazenamento e apresentação em um único mobiliário, visando facilitar o uso de materiais didáticos em escolas, bibliotecas e museus. O processo incluiu pesquisa de campo, entrevistas, levantamento de similares, estudo ergonômico e modelagem digital.

Thales L. Aquino

The art of the Brick
Exposição em cartaz no Museu Histórico Nacional até o dia 15 de janeiro

Uma genealogia do espaço expositivo contemporâneo: interlocuções entre arte, curadoria e design
O espaço expositivo em museus e galerias é constituído por uma série de artefatos de mediação entre a obra de arte e o público. Analisando e historicizando as transformações dos modos de expor do século XX e início do XXI, esta tese aprofunda-se nos aspectos formadores dos espaços expositivos contemporâneos: salões carregados de informações visuais, concepções do cubo branco, instalações de arte dos anos 1960-70 e espaços projetados para a interação com o público. O texto se desenvolve por meio de um percurso histórico que se orienta por três vetores de análise que também constituem o referencial teórico trabalhos artísticos, projetos curatoriais e design exposições. Entendemos que a história do espaço expositivo não pode ser contada exclusivamente por nenhuma dessas três áreas tornando essencial a análise de sua interdisciplinaridade. Essas atividades provocaram mudanças nas formas de apresentação da obra para o público e, consequentemente, nos modos de ver os trabalhos de arte. Serão destacadas exposições históricas, apresentando grupos de artistas, designers e curadores, cujas contribuições foram seminais para a formação do ambiente de exposições de arte. A aproximação da arte no cotidiano das pessoas, característica do período aqui destacado, será demonstrada por uma série de processos de mediação. Da relação do espectador com os formatos de exibição emergem experiências que propomos refletir a partir da interlocução do design, da curadoria e da arte no espaço expositivo atual.
