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Processo seletivo

Pedro Luíz Pereira de SouzaRelacionado a
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a-z crono

Consumindo o consumo: uma abordagem sobre produção de embalagens pelo design

O projeto "Consumindo o Consumo" tem como objetivo promover uma discussão sobre o uso dos recursos naturais do nosso planeta e as soluções que que damos para os problemas enfrentados. O trabalho propõem o pragmatismo ao invés de mudanças radicais, mesclando o processo de consciencialização ambiental da população com a maior motivação industrial: a redução de custos. Discutindo soluções viáveis ,o projeto faz uma crítica sobre os processos sustentáveis e procedimentos refil, sugerindo mudanças paulatinas e inserindo materiais biodegradáveis na produção de embalagens.

2004

Estudos e análises ergonômicos em ferramenta agrícola

Baseado no tema “design do silêncio”, texto escrito pelo designer e professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Pedro Luiz Pereira de Souza, o presente tópico uniu-se a uma questão social de uma pequena parcela da população brasileira que, cada vez mais, perde espaço no campo devido a mecanização deste. Estas pequenas famílias que produzem a maioria dos alimentos que abastece o mercado nacional transmitem o silêncio nas expressões, nos olhares, nas deformidades dos corpos e mãos, tornam-se imperceptíveis pela tecnologia e pela biotecnologia em prol do capital. As críticas severas a grupos que são acusados de associação a vandalismo e oportunistas, como MST, têm colocado a sociedade contra o movimento. Essas críticas são motivadas por informações disseminadas pelos meios de comunicação subsidiados por pequenas oligarquias rurais. Através desse diagnóstico crítico ao modelo monocultor que o país vem adotando como peça central da economia e com a expulsão silenciosa dos trabalhadores rurais foi circunstância para o início de projetar algo para campo.

2014

Hey yaa: sistema de interação ubíqua

O presente projeto de graduação é composto por duas partes: um panorama teórico sobre alguns desenvolvimentos tecnológicos recentes que estão modificando a interação humano- computador e um projeto prático experimental. O texto teórico trata de questões sobre interação, percepção humana, relação corpo-tecnologia e suas consequências para a condição (pós) humana, procurando entender o papel do design nos novos contextos emergentes. Na parte prática, encontra-se o desenvolvimento de hey yaa, um sistema de interação ubíqua que permite uma comunicação sensório-motora através de vibração. hey yaa pretende ser uma alternativa para chamar pessoas em ambientes e situações em que a fala e/ou a visão não podem cumprir essa função, atendendo, por exemplo, a necessidades especiais de deficientes auditivos. hey yaa foi concretizado em formato de cinto, com componentes eletrônicos costuráveis, e foi testado com diversos usuários, incluindo jovens, adultos, idosos, deficientes auditivos e ouvintes. O projeto também explora cenários de uso relacionados, prevendo a incorporação de tecnologias mais avançadas ao conceito de comunicação tátil e ubíqua.

2010

Oficina, faça, crie, projete. Uma imersão no processo de mudança em uma escola pública.

O projeto trata-se de uma experiência de desenvolvimento de projeto realizada inicialmente com um grupo de alunos na escola Rui Frazão Soares através da oficina de projeto: Faça, Crie, Projete. A oficina teve como principal objetivo desenvolver a ideia de resolução de problemas no ambiente escolar, promovendo relações de parceria e cooperação, aliadas ao desenvolvimento de certas competências, habilidades e capacidades nos alunos, adquiridas através da “experiência do fazer”, ou “experiência de projetar”, ideia defendida por diversos pesquisadores. A conceitualização dessa oficina foi desenvolvida seguindo a corrente pedagógica de ensino por projeto, pois essa se apresenta como uma alternativa ao ensino tradicional, modelo que faz parte do projeto político-pedagógico da maior parte das escolas públicas no país. Na oficina tivemos o desenvolvimento de um desafio real: pro- mover uma mudança na escola, realizada pelos alunos, ideia proposta nesta oficina pelo tema “mudança no espaço”. Esse desafio se transformou na realização do projeto de montagem da biblioteca anexo aquela escola, que atualmente está em processo de reativação, desenvolvido e administrado por um grupo de voluntários moradores da região. O projeto BEM – Biblioteca Engenho do Mato pretende ser um ponto de leitura, cultura e lazer para o uso dos alunos e moradores da região, um projeto que irá beneficiar diretamente os alunos daquela escola.

2013

Selo ESDI 60 / Página 4

Gambiarra adaptações criativas de elementos do dia-a-dia

Esse estudo busca compreender a criação/adaptação artesanal de artefatos e suas relações com o desenho industrial, analisando a prática da gambiarra e suas proporções na sociedade moderna. Trata-se de uma análise da cultura material, com reflexões sobre consumo, uso de recursos e questões socioeconômicas. Combinar os conceitos de design com a observação dessas soluções não convencionais nos traz novas perspectivas quanto a relação dos usuários com os artefatos industriais; uma vez que propriamente identificados agregam grandes contribuições ao desenvolvimento de produtos e serviços.

Palavras-chave: artefatos , artesanato, consumo, desenho industrial, gambiarra,

2011

Microgerador de energia perene

O projeto tem foco na investigação, experimentação e desenvolvimento empírico de um gerador de energia: autônomo, compacto, prático e independente de combustíveis fósseis ou baterias. Baseado no conceito dos motores ‘todo-magnéticos’.

2013

Memoráveis

Este projeto se propõe a documentar um pouco da nossa memória editorial carioca durante a belle époque e os costumes e hábitos da sociedade que viveu naquela época. Para isto, foi planejada, criada e desenvolvida uma animação piloto de uma série maior. Nesta animação o período considerado foi a década de 1920 e nesse espaço de tempo foi utilizada como referência e instrumento de trabalho a revista Para Todos, periódico que nasceu em 1918 e que nos anos seguintes, se tornaria um especial veículo de informação e também de divulgação do que se vivia naquela década pela população do Rio de Janeiro.

2010

Superfície de manejo

O presente trabalho investiga os pontos de contato entre a superfície da mão e os objetos manipulados, dividindo os fatores pesquisados em dois grupos: objetivos e subjetivos. Os fatores objetivos referem-se às propriedades mensuráveis dos objetos, incluindo aspectos geométricos, físicos, elétricos, óticos, térmicos e químicos, como desvio médio aritmético, coeficiente de atrito e resistividade elétrica. Os fatores subjetivos consideram as relações entre o homem e o objeto, abordando questões fisiológicas, psicológicas e sociológicas, como a superfície palmar, agressões externas aos tecidos da mão, percepção tátil e uso social do objeto. Este estudo detalha tanto as propriedades materiais dos objetos quanto a interação humana com eles, proporcionando uma compreensão abrangente do manejo de superfícies.

NOTA: Este resumo foi redigido para fins de disponibilização digital do acervo da ESDI e não consta no documento original. Este item do acervo foi disponibilizado através do projeto Arquivo ESDI: História do Design via redes digitais de conhecimento aberto.

1971

Sobre a cor e as casas de moradia

Tese (Hoje TCC) analisa a preferência por cores na pintura externa de casas no Rio de Janeiro, considerando influências culturais. A pesquisa estrutura-se em torno desses extremos de moradia e padrões de vida diferentes. A cor das casas pode ser um indicador do padrão cultural do morador. A utilização de cores nas casas não é apenas uma questão de moda, mas fortemente condicionada por fatores culturais. A pesquisa utiliza fotografias para analisar o contraste na escolha de cores nas casas. O objetivo do projeto é demonstrar como a cor das casas reflete aspectos culturais e sociais dos moradores.

NOTA: Este resumo foi redigido para fins de disponibilização digital do acervo da ESDI e não consta no documento original. Este item do acervo foi disponibilizado através do projeto Arquivo ESDI: História do Design via redes digitais de conhecimento aberto.

1979
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