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Palestra: Espacios colectivos com Daniel Opazo

O Daniel Opazo, Universidad de Chile, propõe reflexões sobre a coletividade contemporânea, superando divisões entre espaços públicos e privados.

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18 mar 2025
21 mar 2025

Recomendações para o wayfinding design em hospitais pediátricos: A influência dos artefatos de comunicação gráfica, tátil e audível no comportamento informacional dos usuários

Defesa da tese de Guilherme Gattás Bara.  21 de março de 2025 - 14h.

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25 mar 2025

Livro infantil ilustrado contemporâneo brasileiro, projeto gráfico e a experiência dos leitores: a recepção de Se eu abrir esta porta agora...., de Alexandre Rampazo, com estudantes da Escola Waldorf São Paulo e do Colégio Pedro II

Convite para defesa da tese de Pedro Paulo Giudice De Menezes - 25 de março de 2025, 15:30h.


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26 mar 2025

Design como produção da vida na América latina: Uma proposta pedagógica atráves do design (re)existência

Convite para defesa da tese de Pamela Cordeiro Marques Corrêa - 26 de março de 2025, 17h.

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27 mar 2025

Dispostivos de agenciamento na formação continuada: Pensamento projetual e design thinking na eduação básica

Convite para defesa da tese de Victor Silba - 27 de março de 2025, 08h.

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27 mar 2025

Bope como projeto: Design, guerra e cidade

Convite para defesa da dissertação de Laura Gadelha - 27 de março de 2025, 14h.

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28 mar 2025

A responsabilidade no design: Uma análise dos padrões enganosos em soluções digitais de marketplace de saúde

Convite para defesa da dissertação de Rafael Poiate - 27 de março de 2025, 14h.

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31 mar 2025

Arquitetura regenerativa e emergências contemporâneas: Teorias, reflexões e aplicações projetuais

Convite para defesa da dissertação de Fernanda Barcellos - 31 de março de 2025, 10h.

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03 abr 2025

Design para inovação social e sustentabilidade: Hortas urbanas comunitárias como comunidades criativas de luta

Convite para defesa da tese de Fernanda Gusmão - 03 de abril de 2025, 14h.

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04 abr 2025

A produção visual de Lygia Pape na Piraquê no domínio dos atravessamentos entre arte e design

Convite para defesa da tese de André Antonio de Souza - 04 de abril de 2025, 10:30h.

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07 abr 2025

Designantropologia no Brasil: Uma aproximação

Convite para defesa da dissertação de Manuela d’Albertas - 07 de abril de 2025, 14h.

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Lixar, cavar e narrar: um mundo possível no Memorial J. Borges

J. Borges – xilógrafo e cordelista pernambucano – criou, ao longo de 5 décadas de carreira, um vasto universo de imagens e narrativas. Suas obras se espalham pelo Brasil e pelo mundo e reafirmam a importância dos cordéis e xilogravuras para a cultura popular brasileira. Estas duas formas de expressão são consideradas os principais registros das crenças e valores sertanejos brasileiros dos últimos séculos (FERREIRA e outros, 2006). Portanto, J. Borges é um grande aliado para refletir sobre o nosso país e nossos costumes. Depois de trabalhar como vendedor de cordel, J. Borges começou a escrever e ilustrar os próprios folhetos na década de 1960. E, a partir da década seguinte, observou-se que as xilogravuras, antes restritas às capas de cordel, passaram a ser produzidas em dimensões maiores. Dessa maneira, as imagens ganharam cores e riqueza de detalhes. Sem abandonar os temas sobre a vida rural do sertão e o imaginário popular brasileiro, J. Borges foi um dos artistas que participou desta transição. Hoje, ele é uma das maiores referências na xilogravura popular brasileira, propagando seu estilo e compartilhando o seu processo de produção com as novas gerações. Dessa forma, abordar a técnica e conhecimentos do artista é uma maneira de contribuir para a pluralização da história do design brasileiro. Durante uma semana, em outubro de 2021, acompanhei a produção das xilogravuras de J. Borges in loco, no Memorial J. Borges, localizado na cidade de Bezerros, Pernambuco. A pesquisa de campo revelou a manutenção do processo artesanal na produção das gravuras do artista. E constatou-se o uso de uma série de soluções inventivas, incluindo objetos adaptados, criados e ressignificados, além da marcante participação da equipe que, junto com o artista, produz xilogravuras e mantém o Memorial vivo. Portanto, essa dissertação traz uma narrativa sobre um mundo observado e vivenciado no Memorial J. Borges; um espaço que produz imagens, sons, cheiros e relações; e que afeta, ao mesmo tempo que é afetado pelo trabalho do artista. O Memorial é a atual oficina, loja, galeria e moradia do artista que, aos 86 anos de idade,continua produzindo xilogravuras que nos contam sobre o Brasil, e compartilhando suas memórias, casos e histórias. Finalmente, compreendemos que o processo de produção de J.Borges é uma forma possível de produção e reprodução de imagens, narrativas e significados. Este processo resulta em uma obra que insiste em falar do Brasil através de uma estética e linguagem que refletem um aspecto significativo da nossa realidade e caracterizam um segmento importante da nossa cultura. E por isso os aprendizados sobre o artista se mostraram relevantes para o design brasileiro, como referência histórica e estética e como inspiração para olharmos para dentro do país.

03 abr 2023

Ana Melo Quintslr

O homem tropical do futuro: uma leitura através de “Experiência nº 3”

Flávio de Carvalho – artista visual e arquiteto brasileiro — ao longo de toda sua trajetória compôs obras complexas que refletem sobre os modos de viver de seus conterrâneos. Atravessou toda a fase modernista do país e propôs composições criativas que escapam aos padrões dos movimentos artísticos e arquitetônicos contemporâneos de sua época. Para muitos, no Brasil, assume o lugar de diversos pioneirismos em áreas distintas do conhecimento, como arquitetura e teatro modernos, e performance artística.O presente trabalho objetiva interpretar a obra de sua autoria intitulada “Experiência nº 3” (1956), e através de seus significados, tecer análises sobre a sociedade brasileira do período histórico em que foi criada e o atual. A obra em questão é constituída da confecção de um traje e de um desfile de apresentação deste, então, para o aprofundamento de sua leitura, se escolheu interpretar outras obras e desfiles que flertam com a produção e representação de peças de roupas. Há no conteúdo reunido, relatórios de visitas a exposições e desfiles de moda, diálogos com profissionais de moda e esquemas produzidos para acompanhar as conclusões tiradas a partir dos cruzamentos de informações colhidas no decorrer do trabalho.

21 ago 2023

Heitor de Lima Alvarenga

08 abr 2025

Design das relações: amor, escuta e procedimento

Convite para defesa da dissertação de André Victor Alves  - 08 de abril de 2025, 09h.

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10 abr 2025

Autenticidade padronizada? O papel do design e sua virada gestorial na produção de subjetividades e discursos estéticos no Instagram

Convite para defesa da dissertação de Bianca Domingues de Matos - 10 de abril de 2025, 09h.

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09 abr 2025

Design e Kilombo Cultural: Toca do Gabiru

Convite para roda de conversa com Gabiru sobre design e ancestralidade, às 14h, sala 6 - PPDESDI.

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Redesign da plataforma Wikifavelas para uma comunicação agroecológica

Este trabalho analisa a comunicação em redes sociais de um ONG de agroecologia, o Centro de Integração da Serra da Misericórdia. A partir dessa experiência concreta, foi desenvolvida um novo tipo de plataforma mais adequado para a realização, manutenção e registro da comunicação institucional de uma organização de perfil semelhante. O trabalho se debruça sobre o histórico do CEM e suas tentativas de estabelecer uma presença online, analisando os problemas encontrados, e finalmente desenvolve uma nova plataforma, com fluxos adaptados a necessidade do projeto. Se insere, portanto, no campo do design de interação.

2024

Estudo de Caso: Atualização da Identidade Visual Corporativa da PGE-RJ

Este trabalho apresenta um estudo de caso sobre a atualização da Identidade Visual Corporativa (IVC) da Procuradoria Geral do Estado do Rio de Janeiro (PGE-RJ). Com base na metodologia de Robert K. Yin, que segue uma abordagem de definição do objeto, coleta de dados, análise dos dados coletados e reunião dos resultados. Foram coletadas informações e realizada uma análise comparativa entre a identidade visual antiga e a nova. Uma pesquisa de pós-uso foi aplicada trazendo a avaliação dos usuários sobre a atualização. O objetivo é entender a atualização, analisar as mudanças implementadas e compreender seus impactos na percepção dos servidores da instituição.

2024

Vozes do território

O trabalho apresenta um projeto expositivo intitulado "Vozes do Território", que investiga as manifestações culturais de Duque de Caxias, no Rio de Janeiro, por meio de narrativas orais e expressões artísticas.

O objetivo da exposição é destacar a pluralidade cultural do município e incentivar reflexões sobre identidade e memória coletiva. A pesquisa é fundamentada em conceitos de design de exposição, curadoria de territórios, cartografia afetiva e oralidade, com foco em metodologias interativas.

A mostra é composta por instalações que abordam temas como memória afetiva, mobilidade urbana, infâncias e juventudes locais. O processo de criação envolveu entrevistas com movimentadores culturais, experimentações técnicas e investigações no campo do design de futuros.

Mais do que apenas documentar, o projeto busca potencializar o reconhecimento e a valorização das percepções, sonhos e observações dos moradores do território.

2024

ESDI 60 ANOS

Thaís Batista de Araújo

Alberto Dias Gadanha Junior

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