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2865 itens encontrados
a-z crono

Violência de gênero: recorte - violência contra a mulher com foco em relações abusivas

Projeto midiático que aborda violência de gênero, com recorte na violência contra a mulher, especialmente em relações abusivas no ambiente doméstico. Busco desenvolver um produto que reforce a autoconfiança e a valorização da própria vida nas mulheres que sofrem com esses abusos ou com dificuldades posteriores a eles, como estresse pós-traumático. É importante também que este produto estimule o rompimento do processo de silenciamento para as que ainda se encontram em situações abusivas.

2015

Santa utopia

O projeto "Santa Utopia" é uma série de intervenções urbanas situadas no bairro de Santa Teresa, Rio de Janeiro, que abordam as questões relacionadas aos problemas de mobilidade urbana no local. A partir da perspectiva do design e do designer como levantador de dados, comunicador e instigador do pensamento através de veículos de informação visuais e sintetizados, o objetivo deste projeto é a partir de 9 matrizes linográficas que ilustram situações vividas pelo moradores coletar informações sobre transporte e mobilidade em Santa Teresa e incentivar discussões e pensamentos sobre o ambiente no qual estamos inseridos.

2015

COMUNIQ

O projeto "COMUNIQ" tem como principal objetivo, aumentar a participação do cidadão em seu papel fiscalizador e estreitar a comunicação/interação entre o cidadão e o governo. Em um aplicativo de celular e através de uma rede social, o cidadão, junto com a comunidade, têm a possibilidade de indicar soluções de problemas na cidade e relatar para as autoridades competentes, participando de todo o processo de melhoria do local. Por meio de entrevistas, alunos do ensino médio mostraram que compreendem as atribuições do estado. Assim, foi levantada a hipótese de que o cidadão com maior conhecimento do que é o estado e seus deveres, é mais qualificado para exigir seus direitos como cidadão. A pesquisa foi realizada a partir do relato dos alunos. Tratando qualitativamente, categorizando e agrupando seus relatos usando uma técnica de análise de conteúdo.

2010

Tipografia: expressão e criação no meio digital

Em um mundo cada vez mais conectado, em que a comunicação digital escrita é marcada por recursos de expressão pessoal limitados, a tipografia assume um papel determinante: ela representa não só o conteúdo do texto, mas a própria oralidade e toda sorte de emoções e estados de espírito, como no caso dos emoticons. Assim, a tipografia é responsável pela transmissão de mensagens, valores e emoções e, por vezes, letra se confunde com imagem. Por isso, uma tipografia modular que possui seu próprio software e convida o usuário a personalizá-la, traz em si enorme potencial criativo para experimentação e exploração de valores linguísticos, expressivos e imagéticos. 

2012

Espiando pelo umbigo

O projeto “espiando pelo umbigo” elaborado pela Lorena Murray tem como objetivo despertar os sonhos e as perspectivas de futuro em crianças em contexto de vulnerabilidade social. Com base na pesquisa etnográfica com as próprias crianças, a soma de atividades lúdicas e criativas e a colaboração de profissionais da instituição e da área da psicologia, foi possível acompanhar e analisar a transformação e a evolução dos seus pensamentos, desde a forma como enxergavam a realidade até um novo olhar do futuro.

2014

Sinalizazoo: uma nova sinalização para o Zoológico do Rio de Janeiro

O Jardim Zoológico do Rio de Janeiro, o mais antigo do Brasil, apresenta algumas deficiências em relação à sua infraestrutura, sobretudo no que se refere ao seu sistema de sinalização. Ao redesenhar as principais placas que compõem esse sistema, buscou-se chegar a um projeto simples e discreto em sua apresentação, mas eficiente em seus principais objetivos, guiar e informar o usuário em uma visita ao zoológico.

2014

Na feira

Na Feira é uma plataforma planejada para facilitar o contato e a compra de produtos orgânicos diretamente com o produtor no município do Rio de Janeiro e redondezas.

A primeira parte do documento é uma análise sobre o panorama atual da produção e do consumo de orgânicos no Brasil. A segunda, apresenta o desenvolvimento da plataforma.

2015

A VOZ DA RUA - Relatório de Projeto de Graduação

A voz da rua é um projeto que foi concebido a partir da intenção de desenvolver um sistema de comunicação para o diálogo e a reflexão crítica a respeito de questões de relevância social que muitos de nós não estão, a princípio, interessados em discutir. Além da conceituação, a ideação e a pesquisa de referências estéticas, realizou-se uma pesquisa sobre população em situação de rua, que fundamentou a produção de duas intervenções urbanas. Os registros das intervenções realizadas, que incluem depoimentos de diversos transeuntes, foram editados e disponibilizados no website www.avozdarua.net.

2010

A carteira: contos de Machado de Assis

Este projeto pretende desenvolver ilustrações, editar e produzir um projeto gráfico baseado em um conto literário de Machado de Assis, a fim de participar de uma coleção ilustrada de contos, destinado ao público jovem. O objetivo é tornar seu trabalho mais atraente para o público-alvo, que geralmente considera a linguagem da obra de Machado refinada e difícil de compreender, e, portanto, não cria interesse em aprender mais sobre seu trabalho. 

2011

2011, Praça Mauá: documentação do projeto

O TCC apresenta o livro "2011, Praça Mauá", onde no mesmo é ilustrada a palavras e imagens a Praça Mauá naquela época com objetivo de observar o quão mutável é o espaço e saber um pouco também do que é e do que pode ser aquele espaço. No TFG pode ser encontrado as estruturas de grid, medidas usadas na estrutura do livro, famílias tipográficas e spreads do livro.

2011

Todo Sistema é uma Etapa

O projeto “Todo Sistema é uma Etapa” explora possíveis condições de superação dos sistemas como modelo civilizatório e propõe uma discussão sobre o dispositivo que permitiria ultrapassá-los. A partir de uma publicação contendo textos autorais e citações de terceiros, aponto que os sistemas foram, até hoje, uma necessidade do homem diante do universo e não uma condição almejada da cultura, tal qual foram consagrados pelo racionalismo. 

2013

Praças Saens Peña: narrativas visuais sobre seus usos e experiências

Praças Saens Peña é um livro composto por um conjunto de histórias em quadrinho curtas, mostrando diferentes experiências e usos que a praça do título teve ao longo das décadas de sua existência. Foi desenvolvido por Cadu França como projeto de conclusão de graduação na Escola Superior de Desenho Industrial, inicialmente sob orientação da professora Zoy Anastassakis e posteriormente da professora Barbara Szaniecki. Com seis protagonistas em cinco histórias que nunca se encontram temporalmente (apesar de existirem no mesmo espaço), o projeto busca refletir sobre a relação dos usuários com este espaço público e sobre a imagem dos moradores da Tijuca ao registrar suas existências, o bairro e a cidade.

2018

Sacolão Itinerante

Baseando-se no projeto “Sacolão na Comunidade”, supervisionado pelo CEASA-RJ, o Sacolão Itinerante surge como um ônibus com possibilidades para a organização e aperfeiçoamento na manipulação de alimentos. Este trabalho busca solucionar os problemas que afetam os sacolões volantes, como a ausência de vigilância sanitária e a ineficiência da organização, à medida em que se propõe a manter a política da boa alimentação. O trabalho de campo foi realizado através de visitas em ônibus em diferentes partes do Rio de Janeiro.

2012

Sistema para implementação de escolas de vela

Este trabalho mostra o processo de criação de um projeto que tem como objetivo final criar uma estrutura que sirva de base para que sejam implementadas novas unidades de projetos náuticos e escolas de vela que se localizam em beiras de praias, rios e lagoas. Tal projeto utiliza como referência o exemplo do IRN (Instituto Rumo Náutico) - Projeto Grael.

2011

W [uma peça de design conceitual]

O trabalho a seguir trata de um estudo teórico do fetiche como dispositivo de valoração no mercado de bens de consumo estabelecido após a Revolução Industrial e da elaboração de uma peça de design conceitual chamada ‘w’, que se propõem a questionar a exacerbação da importância da mercadoria na sociedade globalizada contemporânea. A parte teórica do projeto trata desde a descrição das origens da palavra ‘fetiche’, as teorias do fetichismo da mercadoria de Karl Marx e do fetichismo sexual de Sigmund Freud até uma análise da evolução de estratégias de venda de ‘objetos de desejo’, com foco no período a partir da segunda metade do século XX. Já a parte prática pode ser descrita como uma provocação: o desenho e a apresentação de um objeto de aparência industrial desprovido de funcionalidade, isto é, uma reunião de formas ambíguas que evoque imagens familiares e as renegue.

2015

Apócrifa

Apócrifa é um projeto que resulta num filme de curta-metragem de ficção de animação de cerca de seis minutos de duração. Seu objetivo é entreter e instigar, tocando em temas eternamente espinhosos como religião, poder, frustração e existencialismo, com um toque de humor. O curta mostra a trajetória de Deus ao anunciar o fim do mundo, sua interação com a humanidade e com seus anjos subalternos, e seu confronto com o filósofo alemão Friederich Nietzsche. A história busca humanizar a figura de Deus, dando a ele características e emoções humanas como vaidade, frustração, dúvida, insegurança e afeto, narrando um momento crucial na vida do personagem. O repertório visual mistura personagens cartunizados, colagens e cenários de pintura suave, mas também conta com um momento de experimentação em mesclar a linguagem da colagem com animação, apropriando-se e manipulando recortes de pinturas clássicas e renascentistas A animação é executada quadro a quadro digitalmente.

2014

Etiqueta

O projeto “etiqueta” elaborado pela autora Claudia Pereira Pinto Samico trate-se de uma biblioteca digital online sobre Design da Experiência do usuário, arquitetura de informação e áreas correlacionadas, nessa plataforma os conteúdos estarão dispostos por categorias, o projeto visa atender a necessidade de estudo dos profissionais que estão migrando da área ou aqueles que já possuem experiência mas pretendem se aprofundar em conteúdos específicos dentro da disciplina.

2015

Assistente: uma proposta de sinalização para pessoas com deficiência visual

Para um design atuar em um projeto onde a visão não é o sentido primário, onde as cores, tipografia ou diagramação não existem, é um grande desafio. Por isso, observando um déficit de trabalhos brasileiros na área do design que abordam deficiência visual, o projeto visa uma releitura do sistema de sinalização que utiliza o piso e o mapa tátil voltado para pessoas com deficiência total e parcial da visão, a partir de pesquisa com os alunos do Instituto Benjamin Constante. O ASSISTENTE combina tecnologia RFID com o piso tátil, fazendo com que mensagens sonoras associadas a trechos do piso auxiliem na locomoção da pessoas com deficiência visual em locais fechados, garantindo maior autonomia na deslocação. As Tags passivas RFID são aplicadas sob o piso emborrachado e emitem a informação ao aparelho receptor carregado pelo deficiente visual quando entra no raio de leitura, produzindo, então, uma mensagem por um fone sem fio.

2011
06 jun 2023

Estética Afrodiaspórica: resistência e luta do vestir político

ver evento
14 jun 2023

Conversas na ESDI: Entre apagamentos e resistências: modernidade, negritude e identidade na arte brasileira

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[Estigma]: atributos físicos e comportamentais em comunidades homoafetivas

O objetivo desde projeto é observar e discutir formas contemporâneas de estigmatização ligadas a padrões corporais, comportamentais e sexuais, com base nos estudos teóricos de Erving Goffman. O foco deste trabalho são os indivíduos homoafetivos que se encontram fora dos padrões estéticos e comportamentais disseminados na comunidade homoafetiva carioca, padrões presentes em toda a sociedade. Tais observações e discussões resultaram em uma aplicativo/jogo digital que parte das percepções e narrativas do público estudado, e as reverbera em novos espaços.

2016

ReVer

O projeto visa captar a água proveniente do uso do chuveiro e pia do banheiro, submetê-la a um tratamento para que ela possa ser usado nas bacias sanitárias, reduzindo assim o consumo de água potável proveniente da estação de tratamento.

2011

Re_construir

Criação de padrões para pisos intertravados, construídos a partir do resultado do processamento do entulho de construções civis e inspirados na iconografia da cidade de Nova Friburgo – RJ.

2011

Pista - Uma investigação gráfica/espacial do uso do espaço público por pessoas em situação de rua

“Pista” é um projeto que após um série de pesquisas em campo com pessoas em situação de rua, desenvolve um experimento em três partes. A primeira pesquisando o espaço urbano com artistas, a segunda em diálogo com essas pessoas em situação de rua e a terceira amalgamando as duas primeiras e as transformando em uma sinalização para rua. Neste projeto a criação desses sinais é uma possibilidade de se abrir um diálogo que os transformem em produtores de conteúdos que permanecerão no espaço que habitam, questionando sua permanência/existência.

2014
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