Processo seletivo

Arisio Rabin

Armando de Oliveira Pimentel

Arnaldo Antunes Maciel Leal Medeiros

Arnaldo de Magalhães Lyrio Filho

Arnaldo Henrique Muniz Rocha

Arquitetura como ordem social: Rio de Janeiro e seus dispositivos de exclusão
O projeto em questão visa investigar os arquétipos e processos violentos que influenciam a concepção e o desenvolvimento da cidade do Rio de Janeiro no campo da Arquitetura e Urbanismo. O objetivo é analisar como as práticas colonizadoras, estabelecidas durante o período de colonização, continuam a impactar as relações contemporâneas com o território urbano. Para isso, é fundamental revisar o passado para entender o presente, observando como essas práticas foram preservadas, modificadas e adaptadas ao longo do tempo. A pesquisa enfoca a produção espacial na cidade, caracterizada por uma diversidade de códigos não oficiais e relações de poder que emergem de técnicas defensivas utilizadas na configuração urbana.

arquitetura da informação

arquitetura de informação

Arquitetura regenerativa e emergências contemporâneas

Arquitetura regenerativa e emergências contemporâneas: Teorias, reflexões e aplicações projetuais
Convite para defesa da dissertação de Fernanda Barcellos - 31 de março de 2025, 10h.

Arquivos privados e escrita da história intelectual africana - questão de método
Na quinta-feira 11/9, às 17h, acontecerá na Esdi a palestra da professora Elara Bertho (Sciences Po/Bordeaux) intitulada "Arquivos privados e escrita da história intelectual africana - questão de método".

ArraESDI

Arte, arquitetura e design 1

Arte, arquitetura e design 2

artesanato

Arthur Bandoli Lessa

Arthur Bosisio Junior

Arthur Henrique Silveira de Souza

Arthur Lício Pontual

Arthur Medeiros Prizo

Arthur Schulze Bittar

Arthures Silva Garcia

Artigo internacional sobre inteligência artificial ganha prêmio pelo maior número de downloads em 2024: mais de 100.000
Artigo “Quem é melhor no planejamento de projetos? Generative artificial intelligence or project managers?”, de André Monat e do bolsista de pós-doutorado André Barcaui, ultrapassa 100.000 downloads em 2024.

As Cores na Revista Senhor
A revista Senhor foi publicada de 1959 a 1964, e até hoje é lembrada por seu layout e conteúdo, então inovadores no país. Nesta dissertação analisamos o uso de cores nos dezesseis primeiros números desta revista. Iniciamos como uma breve contextualização político-históricosocial, seguida de um panorama das revistas no Brasil na época em que Senhor era publicada. Seguimos com a história da revista Senhor, uma análise do perfil do seu consumidor e uma descrição das ferramentas utilizadas na análise de cor e da metodologia desenvolvida para esta análise. Por fim, apresentamos a análise de cor e outras estratégias gráficas, que colaboram na coesão e ritmo visual da Revista.