Processo seletivo

Subúrbio Sobre Rodas
O projeto consiste em um sistema de informações e práticas acessíveis, com a intenção de impulsionar o lazer e turismo para pessoas cadeirantes em bairros do subúrbio carioca, além de valorizar culturalmente esses locais expressivos do Rio de Janeiro e pouco explorados turisticamente.
Madureira é o bairro piloto escolhido para implementação e exemplificação no projeto.
A partir de análises, identificou-se necessidades relacionadas à iniciativas e ações em acessibilidade que não fossem diretamente associadas às barreiras físicas, arquitetônicas e infraestruturais. Mas sim à disponibilização de informações, materiais e tecnologias que facilitem a escolha e acesso a mobilidade urbana e as práticas de atividades culturais e de lazer. Junto a isso, o desejo de difundir e valorizar o turismo no subúrbio do Rio de Janeiro.
Desse modo, a pesquisa adentra-se no universo de pessoas com deficiência, especificamente os cadeirantes, compreendendo as dificuldades no exercício do direito à inclusão social e inserindo-os no contexto do turismo no subúrbio.

Studio Makers - Estágio
A Makers Manufatura abriu uma nova chamada para estágio. Vaga para estudantes de design a partir do 4º período.

StoryboardDesign: O storyboarding aplicado ao design
Storyboarding é uma atividade característica mas não restrita à área da cinematografia e que consiste em criar uma sequência narrativa visual. Os princípios dessa atividade provam-se úteis na área do design, por exemplo, para aplicar uma identidade visual, demonstrar a montagem de um produto ou ilustrar a interação entre um usuário com determinado serviço. StoryboardDesign é um projeto editorial que procura ser tanto um dicionário, introduzindo as definições de um “Storyboard” em diferentes campos do design, quanto um catálogo, explorando essa variedade de aplicações do storyboarding em projetos. O trabalho foi desenvolvido por Eduardo da Silva de Alencastre Ceva como Trabalho de Conclusão de Curso na Escola Superior de Desenho Industrial, sob a orientação da professora Barbara Szaniecki.

Stephanye Karoline

Stephanie Lima de Castro Filho

Stéphanie Dias dos Santos

Stephanie Adriano Gonçalves

Stephania Padovani

Stella Spagolla Hermida Martin

Stela Kaz

Stardesigners: a autoria no trabalho de Charles Eames, Milton Glaser e Stefan Sagmeister
Partindo da premissa de que designers podem ser reconhecidos como autores, este trabalho tem como objetivo investigar como se dá a atribuição do status de celebridade aos profissionais que extrapolam a dimensão prática de sua atuação. A problematização das relações entre design e autoria é feita a partir do estudo de caso múltiplo com os designers: Charles Eames, Milton Glaser e Stefan Sagmeister buscando entender os pontos de contato e de afastamento entre cada um deles. Nesta pesquisa a figura do designer-autor é analisada sob três aspectos indissociáveis: reconhecimento social, estilo e expertise.

SPGD ESDI 2023
Em outubro, alunos da Pós-Graduação organizaram o a edição 2023 do SPGD.

SPGD 2021
Nova edição do evento será realizada 100% online

SPGD 2020
Simpósio de Pós-Graduação em Design é realizado 100% online pela primeira vez

Sophie Garbati McManis

Sonia Ramalhete de Aguiar

Sonia Maria Moreira Susini Ribeiro

Sônia Harumi Ota

Sonia da Silva Souza

Sonia da Silva Souza

Sonia Barreto Tavares Cavalcanti

Sonar Uma aventura submarina
Este relatório trata das importâncias e etapas do desenvolvimento do áudio jogo Sonar, disponível em https://sonarjogo.github.io/Sonar_O_Jogo/ . Ele se passa em um submarino brasileiro durante a segunda guerra mundial e apresenta fins educativos acerca das complicações políticas que o Brasil passava na época. Apesar deste tópico já ser importante, o verdadeiro objetivo é fazer um jogo acessível tanto para pessoas cegas quanto para videntes. O submarino passa então de uma ambientação para uma metáfora, dado que, como os cegos, também se localiza por meio de sons. E, por ser uma experiência de confinamento, é extensiva a muitos de nós durante a pandemia de COVID-19.

Somos - Mostra da ESDI
O evento ocorrerá presencialmente na ESDI nos dia 28 e 29 de junho a partir de 13:30h e oferecerá horas complementares.

Soma - Plataforma Online para Artistas Digitais
Soma foi um projeto onde se foi criado e prototipado uma plataforma online para artistas digitais, onde se pode interagir com diversas outras plataformas utilizadas por esse público. Na plataforma é possível publicar, visualizar e interagir com diversas publicações de diferentes sites e aplicativos em um só lugar, visando facilitar o trabalho dos artistas que utilizam tais ferramentas.