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De 28 out 2022 a 29 out 2022

Seminário Design e Cidade

O seminário será realizado na sexta-feira 28/10 das 14h às 18h30 com oficina no sábado 29/10 das 9h às 12h na Escola Superior de Desenho Industrial (ESDI) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), localizada no Campus Lapa. O seminário é composto por duas rodas de conversa (curadoria de Bárbara Szaniecki e Gabriel Schvarsberg), uma exposição (curadoria de André Luiz Carvalho) e uma oficina conduzida pelo projeto de extensão Rua em Transe, da ESDI/UERJ.

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De 18 abr 2023 a 19 abr 2023

Seminário Desenhos de futuro

Este seminário apresenta diferentes perspectivas para a construção de cenários de futuro. Organização: Guilherme Altmayer

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De 23 nov 2022 a 07 dez 2022

Seminário Atravessar o Presente | Fudida Silk e Dona Penha

Entre as ações educativas da exposição Atravessar o Presente, o grupo CURA organiza um seminário em duas partes

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De 04 nov 2024 a 09 nov 2024

Semana do Design ESDI

Semana do Design, de 4 a 9 de Novembro na ESDI/UERJ!

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Sayhane Rodrigues de Paiva

Save.My.Trip

“Save.My.Trip” trata-se de uma rede social que se propõe a auxiliar o turista e suas demandas em uma viagem, conectando os moradores da região e os estrangeiros. O projeto desenvolveu-se a partir de pesquisas de campo em locais que fazem parte da rotina do turista como aeroportos e entrevistas com os próprios turistas e guias de turismo, de forma a filtrar o que deve ou não ser feito no momento de projetar o serviço. Inicialmente como um site para computador, “Save.My.Trip” denomina os usuários que disponibilizam ajuda como “anjos” e os que recebem, “viajantes”. Ao final do projeto, o website se transforma em um aplicativo para celular, sem perder o vínculo colaborativo como sua principal característica. Esse trabalho visa oferecer ao turista uma alternativa às demandas de naturezas diversas, decorrentes de situações de viagens.

2012

Saulo José Lopes Matuschka Macedo

Satsumi Murakami

Sara Monteiro

Sara Grosseman

Santiago Juan Piedrafita Iglesias

Santa utopia

O projeto "Santa Utopia" é uma série de intervenções urbanas situadas no bairro de Santa Teresa, Rio de Janeiro, que abordam as questões relacionadas aos problemas de mobilidade urbana no local. A partir da perspectiva do design e do designer como levantador de dados, comunicador e instigador do pensamento através de veículos de informação visuais e sintetizados, o objetivo deste projeto é a partir de 9 matrizes linográficas que ilustram situações vividas pelo moradores coletar informações sobre transporte e mobilidade em Santa Teresa e incentivar discussões e pensamentos sobre o ambiente no qual estamos inseridos.

2015

Sanny Purwin

Sanitário público: design e cidadania

O projeto tem como busca fazer uma análise dos sanitários públicos atuais, passando pelos primeiros relatos de construção de sanitários públicos, até os projetos futurista da atualidade, direcionando seu foco na cidade do rio de Janeiro e suas particularidades, dando uma atenção especial na situação de calamidade que a cidade é encontrada, após grandes eventos realizados nela. Propondo uma solução humanizada para os usuários de sanitários públicos em locais de grande circulação de pessoas.

2010

Sanguinalia: projeto de jogo de tabuleiro centrado na experiência do jogador

O projeto aqui apresentado é um estudo sobre jogos de tabuleiro e suas relações com a memorabilidade, imersão e experiência de jogo. O projeto desenvolvido foi o jogo de tabuleiro Sanguinalia: uma disputa de segredo e sangue. Sanguinalia é um jogo competitivo, onde os jogadores interpretam vampiros nos dias anteriores ao evento da Revolta da Vacina, ocorrido entre 10 e 16 de novembro de 1904 na cidade do Rio de Janeiro. O intuito foi de desenvolver um jogo de tabuleiro completo e comercializável após às análises sobre o assunto, além de fornecer uma base de estudos sobre experiência e memória no design de jogos para futuros estudantes da área.

2020

Sandro Roberto Fetter

Sandro da Silva Telles

Sandra Fanzeres

Samuel Freitas Moraes Gonçalves

Samuel Florensio Rodrigues Otaviano

Sâmia Batista

Samba de Irajá Saberes, Sabores e Simbora

O livro digital consiste em explorar as potencialidades do bairro de Irajá, zona Norte do Rio de Janeiro, através da cultura do samba presente na memória afetiva e vivência dos moradores nas rodas de samba, no carnaval e no seu cotidiano.

O projeto busca sondar as histórias do passado e presente e contribuir com a possibilidade de fazer com que o bairro passe a ter mais visibilidade e interesse ativo da população local, os moradores do bairro e vizinhos, trazendo visualidade junto às mídias digitais. Ao mostrar a importância do samba segundo diversos autores e dados de conhecimento popular, a proposta é mesclar a história oficial com a história oficiosa.

A publicação conta com a apresentação de pontos importantes do bairro, mostra algumas músicas, cantores crescidos no local e as rodas de samba. Ela foi desenvolvida para estimular o maior interesse pelo bairro.

2020

Samara Pereira Azulay Maia Mattos

Samara Mesquita Tanaka

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