Processo seletivo

Oferta de Disciplinas 2024.1
Confira as disciplinas do PPDESDI que serão ofertadas no primeiro semestre de 2024.

Ana Carolina Brito Costa

Bancas de TCC 2023.2
A ESDI convida para a apresentação dos TCCs de seus alunes

Desafio Empreendedor de Impacto 03 - Petrópolis e Região Serrana
O propósito do desafio é também impulsionar empreendedores locais que tenham ideias ou já tenham algum negócio de impacto socioambiental mas que estejam com dificuldade de realizar e/ou desenvolver esse negócio.

Mostra de Cartazes 60 Anos ESDI
Continuando as celebrações do ESDI 60 Anos, foram exibidos no MAM-Rio os cartazes selecionados

Histórias do design social no Brasil: das utopias às pedagogias da ação do design como bem comum
Convite para a defesa de tese de Gustavo Cossio.

III Encontro com o DEMO
Este evento traz à ESDI membros do DEMO: Laboratório de design-ficção, para troca de idéias e apresentação de suas pesquisas.

Reta final do processo seletivo 2023/2024
Confira o resultados dos candidatos aptos a matrícula no processo seletivo 2023/2024 do Programa de Pós-Graduação em Design - PPDESDI

Medição da experiência do usuário na gestão do portfólio de aplicações
Este trabalho tem por objetivo desenvolver uma solução satisfatória para o problema prático descrito, na forma de um método de medição de desempenho sobre experiência do usuário a ser incorporado à gestão de portfólio de aplicações, desenvolvendo um conhecimento útil e aplicável, o que enquadra esta pesquisa no método Design Science Research.

SPGD ESDI 2023
Em outubro, alunos da Pós-Graduação organizaram o a edição 2023 do SPGD.

Lançamento: Deseduca em Ação: Textos selecionados do Deseduca Lab
Lançamento do livro Deseduca em Ação: Textos selecionados do Deseduca Lab, parte da Coleção Laboratórios do PPDESDI.

Como medir um corpo trans. A antropometria como ferramenta cisheteronormativa
O objetivo desta pesquisa é investigar produções antropométricas a fim de perceber a relação de representações métricas e sua relação com os corpos dissidentes, e a partir de um olhar queerizado, propor revisões discursivas e das formas de representação gráfica dos corpos que possibilitem olhar para além da lente binária biológica homem- mulher.

Cassiane Patzlaff

Visita da turma de Modelagem Digital ao INT
Alunos da turma de Modelagem Digital fazem uma visita técnica ao Instituto Nacional de Tecnologia (INT).

Influências da transformação digital no design de experiência do empregado: um estudo de caso na Petrobrás
Defesa de dissertação de Felipe Marra no Programa de Pós-Graduação em Design

Studio Makers - Estágio
A Makers Manufatura abriu uma nova chamada para estágio. Vaga para estudantes de design a partir do 4º período.

Projetos de escola em disputa: resistências pedagógicas a implementação do design moderno no Brasil na década de 1960
Nesta pesquisa, investigamos sobre movimentos de resistência crítica ao que estava sendo implementado como ensino e pedagogia em design moderno, no momento de sua institucionalização no país.

Simpósio Desconversas Design & Educação: desafios e abordagens
O Simpósio Desconversas Design & Educação: desafios e abordagens se realiza por meio de 3 encontros temáticos para debater com convidados experientes temas emergentes nas pesquisas do Laboratório.

Janelas Abertas
A exposição Janelas abertas 2023, em edição comemorativa dos 60 anos da ESDI, está chegando!

Lançamento do livro Karl Heinz Bergmiller, Um Designer Brasileiro
Lançamento do livro, conversa e autógrafos com Karl Heinz Bergmiller, Pedro Luiz Pereira de Souza e Silvia Steinberg

Pictorial: projeto de website voltado para o uso da ilustração em produtos digitais
Pictorial é um site focado no uso da ilustração em produtos digitais. O projeto visa orientar designers e ilustradores que pretendem escolher a ilustração como um recurso visual e estratégico para melhorar a experiência do usuário em seus projetos de interfaces web ou móvel e reforçar o branding da empresa envolvida.
O site tem como objetivo mostrar as possibilidades que a ilustração pode trazer para o projeto, sendo pensada como um recurso de design em primeiro lugar. Nesse sentido, tem como foco ajudar a explicar ao público, de forma simples, diretrizes que podem ser levadas em consideração, servindo de referência para fornecer possíveis etapas, fundamentos e estudos de caso que auxiliem nesse processo.

Sanguinalia: projeto de jogo de tabuleiro centrado na experiência do jogador
O projeto aqui apresentado é um estudo sobre jogos de tabuleiro e suas relações com a memorabilidade, imersão e experiência de jogo. O projeto desenvolvido foi o jogo de tabuleiro Sanguinalia: uma disputa de segredo e sangue. Sanguinalia é um jogo competitivo, onde os jogadores interpretam vampiros nos dias anteriores ao evento da Revolta da Vacina, ocorrido entre 10 e 16 de novembro de 1904 na cidade do Rio de Janeiro. O intuito foi de desenvolver um jogo de tabuleiro completo e comercializável após às análises sobre o assunto, além de fornecer uma base de estudos sobre experiência e memória no design de jogos para futuros estudantes da área.

Thaís Spiegel

Estágio não-remunerado em Design
O projeto de extensão busca estudante da UERJ que tenha conhecimentos na área de designer gráfico para atuar como estagiário não-remunerado, buscando contribuir para a apresentação visual da nossa página.