Processo seletivo

Eu, eu Mesmo e o Diabetes
No presente projeto, o tema diabetes infantojuvenil é tratado sob um ponto de vista que, para muitos, pode causar certo estranhamento: o do design. A partir de uma abordagem pautada na soma de perspectivas diversas e complementares (a dos jovens portadores do diabetes, a dos seus familiares, a dos profissionais de saúde e a do designer), foi possível mapear o cenário do diabetes na adolescência e identificar pontos críticos e oportunidades de atuação.
O estudo resultou em um kit de imersão no cenário do diabetes infantojuvenil - conjunto de peças que proporciona um mergulho nesse universo e oferece diretrizes para a realização de projetos relacionados ao assunto. Através do material, busca-se alimentar o desenvolvimento de novos projetos, em especial aqueles que impactam positivamente na vida das pessoas.

Embalagem Artesanal
Este trabalho se propõe a criar um sistema de embalagens simples e prático, onde o produtor artesanal possa fazer parte da produção de suas próprias embalagens, não sendo necessária experiência pregressa ou habilidade manual complexa. Dessa maneira, é fornecida à uma economia de base familiar a oportunidade de utilizar o design de embalagens como ferramenta

Design+
Este projeto objetiva, além de trazer um breve estudo teórico sobre temas relacionados ao design de interação para a web, criar um ambiente de consulta, consumo e aprendizado, agregando artigos, boas práticas e toda sorte de materiais teóricos diversos relacionados ao design de interfaces para a internet, sejam eles pertencentes à área do design ou de áreas correlatas, gerando como resultado um site que além de funcionar como difusor de conteúdo relacionado ao tema, fomente a discussão e participação dos usuários e seja responsivo e usável de modo a abranger diferentes situações, modos e momentos de utilização, inclusive aquelas que se encontram no momento do projeto.

Sobrenós: desvendando a jornada do câncer de mama
Com este projeto buscou-se refletir sobre a relação do design com a área da saúde, e como uní-los para propor melhorias na qualidade de vida. Assim, o tema escolhido, câncer de mama, é tratado sob o ponto de vista do design.
A partir de uma abordagem guiada pela soma de perspectivas diversas (mulheres portadoras do câncer de mama, seus familiares, e os profissionais de saúde), foi possível mapear a jornada do câncer de mama e o seu impacto na vida cotidiana.
O estudo resultou em um livro, que tem como objetivo inspirar pessoas através de histórias reais, encorajar o enfrentamento da doença e proporcionar educação sobre câncer. Contribuindo assim, no processo de desmistificação da doença. Por fim, busca-se especialmente impactar positivamente na vida das pessoas e reafirmar a importância da multidisciplinaridade no campo da saúde.

O processo criativo propriamente dito
O projeto consiste no desenvolvimento de um registro de texto e imagem sobre os experimentos e estudos realizados a cerca do processo criativo como experiência humana. Estruturado a partir de imagens e textos produzidos pelos participantes durante os experimentos, entrevistas realizadas, conteúdo teórico e estudos explicativos sobre o assunto. Objetiva uma reflexão sobre as individualidades e pluralidades ao pensar criativamente como ser (humano) consciente-sensível-cultural.

Heróis: aplicativo de álbum de figurinhas virtual
HERÓIS: aplicativo de álbum de figurinhas virtual, tem como objetivo apresentar a criação de um site que tem como fim colecionar figurinhas de atletas e contar a historia de cada um. O autor usou como base para o site o livro Heróis do Esporte, de José Augusto de Aguiar da Costa. A partir da pesquisa, buscou destacar o papel das Redes Sociais, por proporcionar interação entre a população, entrelaçando o Esporte, a Cidadania a as Redes Sociais. O autor teve como umas das principais razões para a criar o site o fato de como o futebol pode se tornar um meio de inclusão e resgate social de jovens que teriam suas vidas perdidas por viver no crime ou condições financeiras baixas, vendo o futebol como uma salvação.

Imagens possíveis
Este projeto busca investigar e questionar a relação do fenômeno da produção e representação de imagens. Tendo como ponto de partida o estudo da trabalhos cujo valor e existência são estabelecidos dentro de um universo intangível, colocando assim em evidência a frágil relação entre presença, representação da presença e efemeridade, o projeto, em verdade uma proposta de trabalho contínuo, procura discutir, dentro do contexto das novas mídias, de que forma, através das imagens, nós nos relacionamos com o presente, a memória e a experiência em um mundo que se torna, através da tecnologia, predominantemente imaterial. A investigação relativa a esse trabalho foi desenvolvida a partir de duas vertentes: uma de caráter crítico/teórico e outra, paralela, de caráter mais experimental e propositivo, esta com objetivo de enriquecer e abrir o trabalho teórico a diferentes possíveis pontos de vistas e confrontações. Enquanto exploração propositiva, um exemplar de 13 folhas contendo pequenas indicações de ações ou visualizações foi entregue a um grupo variado de pessoas. No momento da entrega, a única contrapartida solicitada era de que essas indicações fossem lidas e, se possível, vivenciadas. Quanto ao trabalho teórico, este ficou aberto à inserção de referências, reações ou ausência de reações decorrentes de exploração propositiva que pudessem juntar-se à pesquisa iniciada individualmente.

Maturidade: Sistema de organização dos pertences pessoais de idosos
O projeto consiste em um sistema de armazenamento e organização de pertences pessoais voltado para o publico idoso. Levando em conta as características e necessidades desse público, o sistema tem espaços que hierarquizam os objetos de acordo com importância e frequência de uso, minimizando as dificuldades diárias encontradas dentro do próprio lar. Respeitando o idoso como cidadão adulto, dotado de poder de decisão, porém, sem rotulá-lo como alguém que tem necessidades especiais.

Thales L. Aquino

Descobrindo os mitos brasileiros
O projeto “ Descobrindo os Mitos Brasileiros” tem como objetivo principal estudar e analisar os mitos nacionais , visando resgatar sua importância cultural e compreender seu impacto na identidade do povo brasileiro, transformando isso em um livro ilustrativo. O trabalho decorre pelos principais temas e elementos presentes nessas histórias ,tais como a relação com a natureza, a mitologia dos deuses e heróis, a presença de figuras sobrenaturais e a transmissão oral dessas narrativas. Também são explorados os significados simbólicos presentes nos mitos e sua conexão com o imaginário coletivo.

Croqui em movimento: um experimento de intervenção sobre o processo criativo da moda
“CROQUI EM MOVIMENTO “ é um projeto experimental que visa realizar uma intervenção no processo criativo da Moda com a utilização da linguagem visual dos croquis, antes presentes apenas na fase inicial da criação das peças. O experimento traz uma ressignificação do croqui, reforçando sua relevância e o colocando como foco no resultado final de quatro peças de roupa. A autora realiza primeiramente uma contextualização sobre o processo de criação de uma coleção de moda e a importância do croqui nesse contexto, juntamente com suas referências de estilistas que utilizam essa técnica de forma expressiva. A outra parte se aprofunda no desenvolvimento de sua coleção , a escolha do material e as técnicas necessárias para a realização de cada estampa.

Grassine

O Corpo Carioca
Cariocas é uma série de 50 cartões postais ilustrados sobre os corpos do Rio de Janeiro, onde através da linguagem caricatural valoriza-se o corpo real seja ele, gordo, magro, negro, branco ou tendo qualquer diferença em seu fenótipo.
Sendo vendido em dois pontos específicos (livrarias e bancas de jornal), os postais possuem duas versões diferentes, no formato de livro e avulsos nas bancas de jornal.
O objetivo principal desses postais é transmitir com humor uma crítica sobre os padrões de beleza impostos pela sociedade que valoriza o corpo como possível instrumento de capital.

Vem cantar: uma experiência coletiva de geração de visualizações musicais
Vem Cantar é um site que incorpora a dinâmica do karaokê para promover interações entre pessoas e suas vozes no ambiente online, tornando possível cantar junto mesmo estando longe. É também uma ferramenta para desenhar usando a voz, transformando a melodia cantada pelo usuário em desenhos personalizáveis. Cada usuário pode assistir a gravações de outros e adicionar a elas sua própria camada de voz e desenho, tornando possível visualizar não só cada melodia separadamente, mas também a relação entre elas e o desenho que formam juntas. Assim, Vem Cantar forma uma rede de interações sonoras e visuais entre pessoas, a partir da brincadeira de cantar junto.

Similares: jogo como auxiliar pedagógico à cidadania
"Similares" é um jogo de tabuleiro paradidático que visa a educar crianças a partir de 4 anos de idade sobre a vida em cidadania. Este trabalho analisa a função e funcionamento de jogos na educação infantil por meio do estudo de teorias e descobrimentos de pesquisadores da área e vê como implementa-los para desenvolver a ideia de cidadania em uma forma compreensível para a faixa etária em questão. Também são usados conhecimentos do design de produto e comunicação para a criação de um produto seguro e compreensível para crianças.

Revitalização da estação Praça XV de Novembro do transporte hidroviário carioca
Este projeto procura aplicar soluções de design e arquitetura na configuração do terminal do sistema hidroviário da Praça XV de Novembro. A partir das necessidades dos usuários e das características arquitetônicas da edificação, foi desenvolvida uma proposta de releitura do layout objetivando a otimização do fluxo de passageiros. Foram inseridos ao projeto soluções de mobiliários já existente no mercado e um projeto de sinalização com as características propostas no desenvolvimento deste.

Gambiarra: adaptações criativas de elementos do dia-a-dia
Esse estudo busca compreender a criação/adaptação artesanal de artefatos e suas relações com o desenho industrial, analisando a prática da gambiarra e suas proporções na sociedade moderna. Trata-se de uma análise da cultura material, com reflexões sobre consumo, uso de recursos e questões socioeconômicas. Combinar os conceitos de design com a observação dessas soluções não convencionais nos traz novas perspectivas quanto a relação dos usuários com os artefatos industriais; uma vez que propriamente identificados agregam grandes contribuições ao desenvolvimento de produtos e serviços.

Me conta
A comunicação faz parte da vida do homem como ser social. Ao longo de sua existência, a humanidade desenvolveu inúmeras formas de se comunicar, assim como novas mídias inspiradas nessas novas formas. A mensagem, elemento fundamental na comunicação, está em constante transformação devido a diversos fatores, desde os indivíduos envolvidos até os meios, passando pela linguagem, o tempo, a memória, entre muitos outros. Este trabalho visa demonstrar esses processos que fazem parte do caráter transformável da mensagem através de uma exposição que exibe uma série de sequências audio-visuais, resultados de experimentos baseados no jogo de telefone-sem-fio. Tal objetivo pauta-se no pensamento de que o designer é um agenciador de campos heterogêneos, e é capaz, portanto, de unir pensamentos de diferentes áreas em prol de ideias e demonstrações destas. Assume-se, portanto, que o resultado deste projeto não será unicamente prático, mas sim o processo de uma reflexão demonstrada de formas visuais, presenciais e didáticas.

Mobiliário Transportável para Abrigo Temporário Interno
O TCC Mobiliário Transportável, da ex-aluna Bianca Mello de Carvalho, é baseado na precariedade do acolhimento de pessoas pós-desastre, e visa analisar os aspectos faltantes nesse atendimento e propor soluções baseadas na necessidade que um núcleo familiar precisa após sofrer com uma tragédia. O trabalho é fundamentado em dados sobre desastres naturais, e a quantidade de pessoas que por eles são afetadas, para que possa ser trabalhada a melhor maneira de abrigar as pessoas que são atingidas e ficam sem ter o que comer, o que vestir e onde ficar. O produto ideal para estas situações foi feito com o intuito de aproveitar da melhor maneira possível o espaço e ao mesmo tempo atender todas as necessidades de uma família dentro de um abrigo. O projeto exemplifica o produto com a especificação dos materiais usados, os protótipos feitos, até chegar no produto final, com a simulação de uso. Logo, trata-se de um projeto baseado na funcionalidade e finalidade de seu produto, a fim de proporcionar uma melhora na situação de pessoas que estariam em situação de calamidade.

Mobiliário infantil em espaços reduzidos: proveitamento de espaço e redução do descarte precoce
Esta monografia desenvolve projetos de produtos relacionados direta ou indiretamente ao setor de mobiliário infantil, a preocupação com o usuário tornou-se primordialmente necessário nesta pesquisa. Neste sentido, este trabalho objetivou estruturar uma linha de produtos para uso no dormitório infantil de dimensão modesta, considerando a valorização e aproveitamento do espaço no âmbito. O desenvolvimento do projeto iniciou-se em março de 2015. Foram realizadas entrevistas com vendedores e compradores de móveis infantis a fim de obter informações e respostas a questões específicas, a fim de que os dados fossem usados à medida que o desenvolvimento seguia de acordo as orientações de melhorias funcionais. Os aspectos de segurança foram priorizados durante todo o processo. Tratando-se de um conjunto de móveis para usuários infanto-juvenis (de 6 a 12 anos), com finalidade de suprir as necessidades dos mesmos, sem comprometer o espaço destinado a atividades do cotidiano.

O Canto da Cidade: o design aplicado a nova paisagem sonora schaferiana
O Canto da Cidade”, de Saulo José Lopes M. Macedo é um projeto que aborda uma problematização existente nas cidades urbanas com o decorrer da Revolução Industrial –principalmente no Rio de Janeiro, como inspiração do seu projeto. Dessa forma, ele reflete sobre a poluição sonora, suas origens, suas causas e suas consequências baseado no pensamento do musicólogo canadense Murray Schafer (Ontário, 1933). Criou assim, um projeto para maior consciência sobre o problema, dando a chance de construção para uma nova e melhorada paisagem sonora, trazendo-nos a consciência que somos responsáveis pela construção da coletividade. Também motivado por seu problema auditivo e social, por trata-se de um problema maior do que nos damos conta, Saulo projetou um módulo produzido com tubos afim de abafar os sons externos e criando, dentro desse micro-espaço, um novo som, um novo canto, mais afinado para a cidade e para as pessoas ao serem impactadas reflexivamente sobre sons da cidade.

Lixo Comum: Sistema de Coleta de Lixo para Favelas
O projeto monográfico “Sistema de coleta de lixo para favelas”, de Gustavo Barbosa Cleinman elaborou um estudo sobre a coleta e transporte de lixo urbano realizado no mundo e os comparou com a situação existente nas favelas do Rio de Janeiro. Sendo relacionado as questões ao próprio design, à arquitetura e também a relação entre as pessoas e o espaço urbano, com ênfase ambiental como consciência de que o meio ambiente em questão a ser preservado e cuidado não inclui apenas as matas e mares, ou seja, a natureza, mas também o ambiente urbano em que vivemos, onde segundo o Gustavo Cleinman, a maioria dos males de fato está. Assim, foi desenvolvida uma análise dos problemas e relações encontradas tanto no mundo como nas favelas. E em sua conclusão, gerou uma proposta para sanar, ou ao menos atenuar, o problema do lixo em áreas periféricas como objetivo principal, o desenvolvimento de um novo método de coleta e transporte, mais eficiente e adaptado as condições locais para que possa ser implantado, como estudo de caso, na favela de Santa Marta.

Lettering manual: individualidade no design gráfico contemporâneo
A partir do meu interesse por ilustração manual, a minha estadia em Londres (2013-2014) e o estudo da tipografia, a ideia da abordagem temática para o meu projeto de formatura se concretizou. Essa simpatia me levou à observação de uma prática comum entre os jovens designers e estudantes que buscam o desenho e técnicas tradicionais como determinantes da sua prática do projeto. Esse desenho de letras, ou "lettering", carrega traços individuais e adiciona personalidade às composições. O produto final é uma série de cadernos que aborda a minha pesquisa e o material desenvolvido com finalidade didática, cujos tópicos são: História e Conceito, Contexto Contemporâneo e Referências, Modelos de Letras e Exercícios Prático. Além do projeto editorial, desenvolvi a identidade visual a partir da própria metodologia proposta.

Identidade Carioca: Resgate a História Cultural
O projeto monográfico “Identidade Carioca: resgate a história cultural”, de José Joaquim de Barros desenvolveu um vídeo que faz parte de uma exposição transitante que conta a história da Revolta da Vacina, tendo como base a busca pela cidadania e pelos direitos de autonomia individual. Assim, sobre a reflexão temática da identidade de um povo construído a partir da história de uma determinada sociedade e suas transformações sofridas ao longo do tempo, a ideia foi resgatar a história cultural da cidade do Rio de Janeiro por meio de situações e manifestações em que se buscou cidadania. Portanto, a proposta foi desenvolver um projeto sobre um dos momentos mais tensos e intensos da história do Rio de Janeiro de busca pelos direitos e democracia. Contudo, foi desenvolvido uma seção do que seria uma exposição itinerante destinado a ser apresentada em ruas da cidade sobre a busca pela cidadania popular durante a Revolta da Vacina.