Processo seletivo

Oficina, faça, crie, projete. Uma imersão no processo de mudança em uma escola pública.
O projeto trata-se de uma experiência de desenvolvimento de projeto realizada inicialmente com um grupo de alunos na escola Rui Frazão Soares através da oficina de projeto: Faça, Crie, Projete. A oficina teve como principal objetivo desenvolver a ideia de resolução de problemas no ambiente escolar, promovendo relações de parceria e cooperação, aliadas ao desenvolvimento de certas competências, habilidades e capacidades nos alunos, adquiridas através da “experiência do fazer”, ou “experiência de projetar”, ideia defendida por diversos pesquisadores. A conceitualização dessa oficina foi desenvolvida seguindo a corrente pedagógica de ensino por projeto, pois essa se apresenta como uma alternativa ao ensino tradicional, modelo que faz parte do projeto político-pedagógico da maior parte das escolas públicas no país. Na oficina tivemos o desenvolvimento de um desafio real: pro- mover uma mudança na escola, realizada pelos alunos, ideia proposta nesta oficina pelo tema “mudança no espaço”. Esse desafio se transformou na realização do projeto de montagem da biblioteca anexo aquela escola, que atualmente está em processo de reativação, desenvolvido e administrado por um grupo de voluntários moradores da região. O projeto BEM – Biblioteca Engenho do Mato pretende ser um ponto de leitura, cultura e lazer para o uso dos alunos e moradores da região, um projeto que irá beneficiar diretamente os alunos daquela escola.

Somos - Mostra da ESDI
O evento ocorrerá presencialmente na ESDI nos dia 28 e 29 de junho a partir de 13:30h e oferecerá horas complementares.

Vitória da Silva Souza

Processo Seletivo Pós-graduação 2023/2024
Inscrições abertas até 11 de agosto para o processo seletivo 2023/2024 para cursos de mestrado e doutorado em design.

Evento Somos
Fotos tiradas durante o Evento Somos pela aluna e fotografa, Sara Monteiro.

Exposição da disciplina Design, Economia e Política
Mostra de cartazes realizados durante a disciplina de Design, economia e política pela turma 58.

Mostra da Cartazes
Turma 58
Fotos da abertura da exposição feitas pela aluna e fotografa, Sara Monteiro

Sara Monteiro

Bolsa FAPERJ
Oportunidade para estudantes de graduação em Design do 3º ao 5º período. Vaga de bolsa de iniciação tecnológica da FAPERJ para atuar em projetos com modelagem e prototipagem 3D. 20h/semana

Edital Programa Elabora 2023
O Programa Elabora é um curso de Joalheria com qualificação profissional em Ourivesaria voltado para mulheres. Para mais informações, visite a página do programa.

Gambiarra adaptações criativas de elementos do dia-a-dia
Esse estudo busca compreender a criação/adaptação artesanal de artefatos e suas relações com o desenho industrial, analisando a prática da gambiarra e suas proporções na sociedade moderna. Trata-se de uma análise da cultura material, com reflexões sobre consumo, uso de recursos e questões socioeconômicas. Combinar os conceitos de design com a observação dessas soluções não convencionais nos traz novas perspectivas quanto a relação dos usuários com os artefatos industriais; uma vez que propriamente identificados agregam grandes contribuições ao desenvolvimento de produtos e serviços.
Palavras-chave: artefatos , artesanato, consumo, desenho industrial, gambiarra,

Inclusão social através da Educação de Jovens e Adultos
Este projeto pretende transpor os muros da escola com uma ação que visa à conscientização da sociedade para a necessidade de incentivar a matrícula de novos alunos no Programa de Educação de Jovens e Adultos da cidade do Rio de Janeiro. Para isso foi, elaborada uma série de cinco cartazes modulares abordando este tema sob a forma de uma campanha.

Interfaces eletrônicas em madeira: fundamento, sistema, técnica e potencial
Sob um cenário de recente revaloração de processos e materiais historicamente relacionados aos ofícios e artesanias, este documento relata etapas do projeto que tem por objetivo posicionar a madeira em um novo espectro de aplicações. Através de intervenções analógicas e digitais, modernas e tradicionais, foi conferida ao material a capacidade de reconhecer o toque e proximidade sem que houvesse alteração de seus atributos táteis e visuais originais.

Microgerador de energia perene
O projeto tem foco na investigação, experimentação e desenvolvimento empírico de um gerador de energia: autônomo, compacto, prático e independente de combustíveis fósseis ou baterias. Baseado no conceito dos motores ‘todo-magnéticos’.

Memoráveis
Este projeto se propõe a documentar um pouco da nossa memória editorial carioca durante a belle époque e os costumes e hábitos da sociedade que viveu naquela época. Para isto, foi planejada, criada e desenvolvida uma animação piloto de uma série maior. Nesta animação o período considerado foi a década de 1920 e nesse espaço de tempo foi utilizada como referência e instrumento de trabalho a revista Para Todos, periódico que nasceu em 1918 e que nos anos seguintes, se tornaria um especial veículo de informação e também de divulgação do que se vivia naquela década pela população do Rio de Janeiro.

Hino Nacional Brasileiro uma narrativa audiovisual
O projeto consiste em um conjunto de filmetes que busca esclarecer o significado da letra do Hino Nacional Brasileiro. Ele é direcionado a crianças do primeiro ciclo do ensino fundamental, mas pretende ser apreciado por qualquer brasileiro. Propondo uma abordagem diferenciada, o projeto visa transmitir informações sem esvaziar a subjetividade intrínseca ao texto poético. Dividido em partes e transposto para uma linguagem oral e simples, o hino é apresentado em quatro filmetes. Sugere-se assim que o conteúdo, muito extenso, seja passado aos poucos para simplificar o aprendizado. O projeto se enquadra dentro do tema ‘cidadania’ por trabalhar uma canção que, além de ser um símbolo nacional, aborda assuntos como paz, coragem, amor e História do Brasil.

Apresentação do Programa de Pós-Graduação em Design
O PPDESDI convida para encontro virtual com a coordenação, professores e representantes discentes, quando serão apresentados o programa, as linhas de pesquisa TPI (Tecnologia, Produto e Inovação) e TISH (Teoria, Informação, Sociedade e História).

Fernando Borges de Castro

Oferta de Disciplinas 2023.2
Confira as disciplinas do PPDESDI que serão ofertadas no segundo semestre de 2023.

Edital de abertura - Desafio Zona Oeste
Inscrições 19 de julho de 2023 a 16 de setembro de 2023

Colação de Grau da Turma de Design - 2023
Em 25 de junho de 2023 ocorreu a Colação de Grau da Turma de Design. Muita alegria e sorrisos marcaram o momento.

2ª Rodada Colação de Grau da Turma de Design - 2023
A colação de grau do design teve uma segunda rodada no dia 5 de julho de 2023. Aqui estão as imagens do evento.

Design Abjeto: o queer eu tenho a ver com isso?
Este trabalho de pesquisa tem a intenção de investigar práticas no campo de design que colaboram com o apagamento e abjeção de corpos dissidentes e desobedientes, trazendo como limite um recorte a pessoas trans, travestis e não binárias. Aqui venho desvelar como a cisheteronormatividade constituída por instituições de poder como o Estado, a Igreja, a Escola e a Família, que decidem quais corpos podem ocupar os espaços da sociedade, além de fortalecer a ideia de corpos ditos naturais, da binaridade de gênero entre homem e mulher, ditando também como esses corpos binários devem se relacionar sexualmente. A partir disto, percorrerei por situações em que o design reforça essas regras normatizadoras, a fim de queerizar essas práticas para que sejam desnaturalizadas, apresentando e apontando caminhos para utilizarmos essa ferramenta de forma a abarcar todos os corpos e suas performances como uma validade de existência. A pesquisa será abordada frente a três eixos estruturantes, relatos autobiográficos, abordagem do campo dos estudos de gênero e do campo de design.

Lançamento do livro Imaginação, Participação e correspondência
O PPDESDI convida para o lançamento do segundo livro da Coleção Laboratórios -Imaginação, participação e correspondência: Experiências do Laboratório de Design e Antropologia, organizado por Barbara Szaniecki, Pedro Biz e Zoy Anastassakis.