--gray-1
--gray-2
--gray-3
--gray-4
--gray-5
--red-1
--red-2
--red-3
--red-4
--red-5
--yellow-1
--yellow-2
--yellow-3
--yellow-4
--yellow-5
--green-1
--green-2
--green-3
--green-4
--green-5
--blue-1
--blue-2
--blue-3
--blue-4
--blue-5
--purple-1
--purple-2
--purple-3
--purple-4
--purple-5

Processo seletivo

DesignRelacionado a
Limpar filtros
2865 itens encontrados
a-z crono

Pino para tomada de força, análise e utilização do assento : projeto de uma cadeira para barbearia

Tese (hoje TCC) para obtenção de diplomação em Desenho Industrial (1967) versa sobre desenvolver um pino para uma tomada de força que será utilizado numa linha de aparelhos. O projeto objetiva também desenhar uma cadeira para barbearias.

NOTA: Este resumo foi redigido para fins de disponibilização digital do acervo da ESDI e não consta no documento original. Este item do acervo foi disponibilizado através do projeto Arquivo ESDI: História do Design via redes digitais de conhecimento aberto.

1967

Coordenação modular dos componentes da cozinha

Tese (hoje TCC) para obtenção de diplomação em Desenho Industrial (1967) versa sobre projetar uma cozinha com componentes padronizados, evitando problemas como perda mínima de espaço, valorizando flexibilidade e aspecto visual de ordem.

NOTA: Este resumo foi redigido para fins de disponibilização digital do acervo da ESDI e não consta no documento original. Este item do acervo foi disponibilizado através do projeto Arquivo ESDI: História do Design via redes digitais de conhecimento aberto.

1967

Especialista de inovação com foco em Tecnologia

Profissional para Identificar oportunidades de inovação e aplicar tecnologias emergentes para criar soluções inovadoras para o Senac RJ.

De 31 ago 2023 a 01 set 2023

Seminário Designs por vir: pensar, narrar e praticar outros mundos

O seminário, que acontece nos dia 31 de agosto e 1 de setembro, busca promover o encontro de narrativas textuais e imagéticas que foram apagadas e silenciadas pelo projeto colonial moderno.

ver evento

Design em desvio: a forma do obsceno na função dos artefatos

Com o intuito de estudar interseccional e heterotopicamente as práticas desviantes do design, minha pesquisa de doutoramento em curso examina a simultaneidade dos outros fins aos quais designs são originalmente projetados até se deslocarem para sentidos obscenos de interação entre pessoas gays, bissexuais, trans e travestis no espaço público. Se a forma não segue a função, ela então desvia? A partir das análises objetiva e (inter)subjetiva de distintos artefatos do design, da arquitetura e do urbanismo constantes na cidade e suportadas tanto pela literatura acadêmica quanto pela ficcional, que pretendo identificar o ponto D –de desvio, prenunciado pela sociologia e apurado pela filosofia (localiza)– entre o planejado e o adulterado para, então, questionar crítica e moralmente a norma e o establishment.

De 18 set 2023 a 09 out 2023

Oficinas de metodologia de pesquisa para o Design

Nossa área tem uma tradição forte de metodologia de projeto, e isso causa confusão com a metodologia de pesquisa, que é algo completamente diferente - e por isso nossos pesquisadores não utilizam as ferramentas de investigação necessárias para compreender o design.

Venha aprender mais sobre Metodologia de Pesquisa. Inscreva-se já!

Organização: Marcio Baraco

18/09
25/09
02/10
09/10
sempre as 16h no PPDESDI

tinyurl.com/MetPesqDesign

ver evento

Estagiário de Design Industrial

Apoiar e aplicar a base dos princípios, teorias e conceitos do Design Industrial em tarefas de inovação Traduzir ideias estabelecidas em artefatos de projeto, como esboços, protótipos e modelos, conforme necessário para os projetos e orientado pelos designers ou engenheiros líderes. Abordagem prática para criar soluções e testar conceitos usando diferentes métodos de prototipagem. (impressão 3D, maquetes, etc) Aplicar seu conhecimento de processos críticos de fabricação para desenvolver novas soluções ou fazer recomendações Comunicar seu processo de pensamento verbalmente e por meio de esboços 2D ou modelagem 3D. Projetar e desenvolver produtos com um profundo conhecimento dos fatores humanos, das necessidades do usuário final e dos sistemas de fabricação da P&G e traduzi-los em critérios de sucesso de design. Desenvolvimento de design conceitual em protótipos funcionais/MVPs. Apresentar ideias de design de produtos para equipes multifuncionais.

Critérios de inclusão de componentes em Design System

O principal objetivo deste trabalho é estudar como engenheiros de software e designers cooperam para a criação de um DS. Neste sentido buscamos compreender quais são as nuances da tomada de decisão na etapa de levantamento de requisitos e como essa tomada de decisão se limita ou se expande de acordo com as capacidades tecnológicas e organizacionais. Assim, observaremos a interação entre esses dois agentes, que definem como os módulos do DS existem e como se encaixam de modo a maximizar a produção. Além de definir as características do DS, suas capacidades, limitações e regras de utilização por outras equipes.

Marcus Paulo de Oliveira

Estágio não-remunerado em Design

O projeto de extensão busca estudante da UERJ que tenha conhecimentos na área de designer gráfico para atuar como estagiário não-remunerado, buscando contribuir para a apresentação visual da nossa página.

Thaís Spiegel

Sanguinalia: projeto de jogo de tabuleiro centrado na experiência do jogador

O projeto aqui apresentado é um estudo sobre jogos de tabuleiro e suas relações com a memorabilidade, imersão e experiência de jogo. O projeto desenvolvido foi o jogo de tabuleiro Sanguinalia: uma disputa de segredo e sangue. Sanguinalia é um jogo competitivo, onde os jogadores interpretam vampiros nos dias anteriores ao evento da Revolta da Vacina, ocorrido entre 10 e 16 de novembro de 1904 na cidade do Rio de Janeiro. O intuito foi de desenvolver um jogo de tabuleiro completo e comercializável após às análises sobre o assunto, além de fornecer uma base de estudos sobre experiência e memória no design de jogos para futuros estudantes da área.

2020

Pictorial: projeto de website voltado para o uso da ilustração em produtos digitais

Pictorial é um site focado no uso da ilustração em produtos digitais. O projeto visa orientar designers e ilustradores que pretendem escolher a ilustração como um recurso visual e estratégico para melhorar a experiência do usuário em seus projetos de interfaces web ou móvel e reforçar o branding da empresa envolvida.

O site tem como objetivo mostrar as possibilidades que a ilustração pode trazer para o projeto, sendo pensada como um recurso de design em primeiro lugar. Nesse sentido, tem como foco ajudar a explicar ao público, de forma simples, diretrizes que podem ser levadas em consideração, servindo de referência para fornecer possíveis etapas, fundamentos e estudos de caso que auxiliem nesse processo.

2018
26 out 2023

Lançamento do livro Karl Heinz Bergmiller, Um Designer Brasileiro

Lançamento do livro, conversa e autógrafos com Karl Heinz Bergmiller, Pedro Luiz Pereira de Souza e Silvia Steinberg

ver evento
19 out 2023

Janelas Abertas

A exposição Janelas abertas 2023, em edição comemorativa dos 60 anos da ESDI, está chegando!

ver evento
19 out 2023

Simpósio Desconversas Design & Educação: desafios e abordagens

O Simpósio Desconversas Design & Educação: desafios e abordagens se realiza por meio de 3 encontros temáticos para debater com convidados experientes temas emergentes nas pesquisas do Laboratório.

ver evento
De 30 out 2023 a 30 out 2023

Projetos de escola em disputa: resistências pedagógicas a implementação do design moderno no Brasil na década de 1960

Nesta pesquisa, investigamos sobre movimentos de resistência crítica ao que estava sendo implementado como ensino e pedagogia em design moderno, no momento de sua institucionalização no país. 

ver evento

Studio Makers - Estágio

A Makers Manufatura abriu uma nova chamada para estágio. Vaga para estudantes de design a partir do 4º período.

30 out 2023

Influências da transformação digital no design de experiência do empregado: um estudo de caso na Petrobrás

Defesa de dissertação de Felipe Marra no Programa de Pós-Graduação em Design

ver evento

Visita da turma de Modelagem Digital ao INT

Alunos da turma de Modelagem Digital fazem uma visita técnica ao Instituto Nacional de Tecnologia (INT).

ver notícia
26 out 2023

Cassiane Patzlaff

Como medir um corpo trans. A antropometria como ferramenta cisheteronormativa

O objetivo desta pesquisa é investigar produções antropométricas a fim de perceber a relação de representações métricas e sua relação com os corpos dissidentes, e a partir de um olhar queerizado, propor revisões discursivas e das formas de representação gráfica dos corpos que possibilitem olhar para além da lente binária biológica homem- mulher.

De 16 nov 2023 a 16 nov 2023

Lançamento: Deseduca em Ação: Textos selecionados do Deseduca Lab

Lançamento do livro Deseduca em Ação: Textos selecionados do Deseduca Lab, parte da Coleção Laboratórios do PPDESDI.

ver evento

SPGD ESDI 2023

Em outubro, alunos da Pós-Graduação organizaram o a edição 2023 do SPGD.

ver notícia
16 nov 2023
1... 89 90 91 92 93... 120