Processo seletivo

Medição da experiência do usuário na gestão do portfólio de aplicações
Este trabalho tem por objetivo desenvolver uma solução satisfatória para o problema prático descrito, na forma de um método de medição de desempenho sobre experiência do usuário a ser incorporado à gestão de portfólio de aplicações, desenvolvendo um conhecimento útil e aplicável, o que enquadra esta pesquisa no método Design Science Research.

Reta final do processo seletivo 2023/2024
Confira o resultados dos candidatos aptos a matrícula no processo seletivo 2023/2024 do Programa de Pós-Graduação em Design - PPDESDI

III Encontro com o DEMO
Este evento traz à ESDI membros do DEMO: Laboratório de design-ficção, para troca de idéias e apresentação de suas pesquisas.

Histórias do design social no Brasil: das utopias às pedagogias da ação do design como bem comum
Convite para a defesa de tese de Gustavo Cossio.

Mostra de Cartazes 60 Anos ESDI
Continuando as celebrações do ESDI 60 Anos, foram exibidos no MAM-Rio os cartazes selecionados

Desafio Empreendedor de Impacto 03 - Petrópolis e Região Serrana
O propósito do desafio é também impulsionar empreendedores locais que tenham ideias ou já tenham algum negócio de impacto socioambiental mas que estejam com dificuldade de realizar e/ou desenvolver esse negócio.

Bancas de TCC 2023.2
A ESDI convida para a apresentação dos TCCs de seus alunes

Ana Carolina Brito Costa

Oferta de Disciplinas 2024.1
Confira as disciplinas do PPDESDI que serão ofertadas no primeiro semestre de 2024.

João Gabriel de Ornellas Jasmim Calvo

Danielle Barros dos Santos

Catarina Costa de Souza

Sergio Adriano Menezes dos Santos Souza

Estagiário(a) de Design gráfico
Estudante de design gráfico (a partir do quarto período) para atuar no departamento de Marketing.

Lucas Vieira Rennó

Design System em uma Holding de Ensino Superior
O design system é essencial para uma holding de ensino superior, proporcionando uma identidade visual consistente e eficiente, além de trazer benefícios para a gestão do design. Com a digitalização em curso, é necessário oferecer experiências educacionais inovadoras e de qualidade, e o design system desempenha um papel estratégico nesse sentido. Ele cria uma identidade visual unificada, transmitindo os valores da instituição de forma coerente, e otimiza os processos de criação e manutenção de interfaces digitais, promovendo eficiência e agilidade no desenvolvimento. Além disso, o design system facilita a gestão do design, estabelecendo diretrizes claras e promovendo a colaboração entre as equipes de design e desenvolvimento. O objetivo geral deste trabalho é analisar o papel do design system em uma holding de ensino superior, compreender sua implementação e identificar os benefícios que podem ser alcançados na área educacional, fornecendo também entregáveis visuais complementares. No capítulo de Estudo de Caso, esses entregáveis incluem um infográfico que ilustra a estrutura organizacional de uma empresa e um design system white label para uma ferramenta de prototipação. Essas ferramentas visuais servirão como recursos auto educativos para empresas de ensino superior, permitindo uma compreensão mais abrangente da implementação e utilização do design system na prática. Para realização deste projeto, foi realizado um estudo de caso e foi adotada a metodologia de revisão bibliográfica. A revisão bibliográfica consiste em buscar e analisar criticamente o conhecimento disponível em artigos científicos, livros, publicações e outros recursos relevantes sobre o tema do design system em uma holding de ensino superior. Em conclusão, a implementação de um design system na holding de ensino superior traz uma série de benefícios, como consistência visual, eficiência no desenvolvimento e manutenção de interfaces, maior engajamento dos usuários e melhoria na experiência geral. Recomenda-se que a instituição invista na criação e implementação de um design system personalizado, levando em consideração as características e necessidades específicas da comunidade educacional.

Vaga de Professor Adjunto ESDI/UERJ no Depto. de Programação Visual

Julia Martins Torres

Desenvolvimento de mobiliário para o dormitório do Criosfera 1 Habitat
A proposta apresentada nesse projeto de graduação busca integrar um módulo habitacional antártico chamado Criosfera 1 Habitat, para pesquisadores do Programa Antártico Brasileiro (PROANTAR). Este projeto de graduação, entretanto, foca exclusivamente no desenvolvimento do dormitório presente nesta instalação, especificamente nos móveis que compõe o dormitório. Este, será focado em acomodar confortavelmente 4 (quatro) pesquisadores durante o verão antártico, quando as expedições ao continente são realizadas.

Pequenos barcos : um desenho industrial
Tese (hoje TCC) para obtenção de diplomação em Desenho Industrial (1967) versa sobre a construção de barcos de pequeno porte.
NOTA: Este resumo foi redigido para fins de disponibilização digital do acervo da ESDI e não consta no documento original. Este item do acervo foi disponibilizado através do projeto Arquivo ESDI: História do Design via redes digitais de conhecimento aberto.

Fandom, design e memória: Utilizando o design de UX para construir uma plataforma colaborativa de acervo de teatro musical no Brasil
O presente projeto tem como objetivo estruturar o desenvolvimento de uma plataforma colaborativa de catálogo e review focada em teatro musical, por acreditar que a falta de centralização de informações sobre essa área tão importante do mercado cultural brasileiro, que só em São Paulo movimentou mais de R$ 1 bilhão em 2018 (“IMPACTO ECONÔMICO TEATRO MUSICAL”, [s.d.]), causa problemas não só para fins de estudo na posteridade, mas também para a experiência de um fã ou espectador. A fim de conhecer bem o mercado de fãs casuais e adoradores, conduzi um formulário que foi divulgado no grupo “Broadway Meme Fórum” no Facebook, do qual faço parte como moderadora, desenvolvi quatro arquétipos ("personas") a fim de conduzir entrevistas com profissionais na área, produtores, comunicadores, atores e fãs. Para isso, foram utilizadas ferramentas como formulário de pesquisa de usuário para mapear o público interessado no artefato e estudos de usabilidade e arquitetura de dados de plataformas semelhantes para desenvolver o esqueleto do artefato. O resultado do projeto é um aplicativo que encontra-se com prototipação concluída, telas prontas para desenvolvimento web em mockup, e como desdobramentos futuros a viabilização real e lançamento.

Inscrição nas disciplinas período acadêmico 2024.1
A inscrição nas disciplinas do período acadêmico 2024.1 ocorrerá de 1º a 16 de fevereiro de 2024 e deve ser realizada pelo estudante no aluno online.

Diogo Braga Camillo
