Processo seletivo

Design de produto: projeto de plataforma de jogos mistos
O projeto descrito neste relatório consiste em desenvolver um artefato que pudesse ser usado em eventos e casas de jogos especializadas, que ajudasse na interação entre os usuários, que auxiliasse os jogadores com as regras dos jogos, com a contabilidade do sistema do jogo, com a aplicação dos dados do jogo e levando aos jogadores uma nova experiência utilizando efeitos visuais e sonoros.
A ideia é que o produto seja compatível com a ideologia de jogos já existentes, assim como gerar a possibilidade para a elaboração e criação de jogos novos exclusivos, usando todos os recursos disponíveis em termos de itens, áudio, vídeo e interatividade, levando ao máximo as possibilidades do produto.
No capítulo 1, a monografia trata da contextualização do projeto; No capítulo 2 o foco são analises, utilizando outros produtos do mercado, tal como o material histórico do tema; No capítulo 3 será descrito os fatores decisivos do projeto; O capítulo 4 explicará o desenvolvimento do projeto; O capítulo 5 mostrará a progressão do projeto em um produto final.

Mãos ao alto! Jogo de Cartas
Este projeto consistiu no desenvolvimento de um novo jogo de cartas como trabalhode conclusão de curso para a graduação em design na Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Este trabalho contempla as etapas preliminares de planejamento do projeto e a fase final de desenvolvimento e produção. Aqui são abordadas tanto as atividades de design de jogos e criação de regras quanto a elaboração dos conteúdos de comunicação como logos, ícones, cartas e artes. Atenção especial foi dada a esse último aspecto pois ferramentas de geração de imagens com inteligência artificial foram usadas no processo, tornando esse trabalho pioneiro no ramo dentro da ESDI. O objetivo final foi a criação de um produto finalizado pronto para entrar no mercado de jogos de mesa.

Renato Faccini

Sanguinalia: projeto de jogo de tabuleiro centrado na experiência do jogador
O projeto aqui apresentado é um estudo sobre jogos de tabuleiro e suas relações com a memorabilidade, imersão e experiência de jogo. O projeto desenvolvido foi o jogo de tabuleiro Sanguinalia: uma disputa de segredo e sangue. Sanguinalia é um jogo competitivo, onde os jogadores interpretam vampiros nos dias anteriores ao evento da Revolta da Vacina, ocorrido entre 10 e 16 de novembro de 1904 na cidade do Rio de Janeiro. O intuito foi de desenvolver um jogo de tabuleiro completo e comercializável após às análises sobre o assunto, além de fornecer uma base de estudos sobre experiência e memória no design de jogos para futuros estudantes da área.