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Design Industrial: educação criativa e projetual e suas contribuições para o ensino de projeto de produto orientado para as indústrias moveleiras

 A pesquisa é focada em questões sobre a educação criativa e projetual para a seara moveleira. Consideramos que a relevância do mobiliário para a sociedade é de primeira grandeza, um produto de uso indispensável e de importância artística e industrial para o desenvolvimento da cultura e da economia. O objetivo principal da pesquisa é desenvolver um método para a educação e o ensino para o Design-de-Mobiliário Industrial. Para tanto, além das tradicionais pesquisas e revisões bibliográficas, desenvolvemos ciclos de Pesquisas-ações, monitorando e auxiliando o professor, contribuindo para o aperfeiçoamento dentro de sala de aula, no planejamento de disciplinas, e no pós aula, refletindo sobre os resultados alcançados. No Capítulo 1, fundamentamos a tese ao tratar de questões sobre a importância, a valor e a evolução do mobiliário, assim como as diferenças conceituais presentes em termos como projeto, desenho, criação em Design. Ressalta-se, ainda, o conceito do Design na indústria moveleira para o desenvolvimento do mercado, economia e da tecnologia fluminense. O Capítulo 2, o foco orienta-se para conceitos taxonômicos, terminológicos e pedagógicos voltados para a seara moveleira com o objetivo de fundamentar cursos orientados para a indústria. O Capítulo 3 apresenta dados coletados referentes aos programas de educação criativa e projetual planejados e realizados. Com base na Pesquisa-ação, oferece-se relevantes dados à elaboração de novas didáticas e planejamentos de ensino para cursos acadêmicos de Design-de-Mobiliário. Concluímos nosso trabalho no Capítulo 4 criando uma Taxonomia para Ensino do Design-de-Mobiliário TEDM voltada para educação projetual e fazemos uma série de recomendações didático-pedagógicas baseada no ensino da expressão gráfica tradicional. Em anexo disponibilizamos um plano de curso de Design-de-Mobiliário de 360hs a nível de pós-graduação lato sensu.

17 nov 2017

O design e a modelagem 3D no auxílio do ensino-aprendizagem em ciência para a educação em saúde

A dissertação explora uma interseção entre design, educação e ciências biológicas, com ênfase na modelagem 3D como ferramenta didática para o ensino de virologia no Ensino Fundamental I. O estudo tem como foco a representação tridimensional de processos de contaminação viral, utilizando como caso exemplar a morfologia e a replicação de vírus específicos, como H1N1, SARS-CoV-2, Zika e Dengue, visando a compreensão desse conteúdo pelos estudantes. A pesquisa justifica-se pela necessidade de esclarecimento sobre esses agentes patológicos e suas implicações para a saúde pública, através da modelagem 3D permite-se a representar visualmente organismos microscópicos de uma maneira acessível e compreensível para os alunos, contribuindo para a construção de conhecimento sobre temas que frequentemente são abstratos e difíceis de visualizar.

Tomaram-se como referencial teórico artigos do campo da biologia, da epidemiologia, diretrizes curriculares e metodologias de design, além de tecnologias de modelagem e impressão 3D. A metodologia inclui uma revisão sistemática da literatura (RSL) utilizando-se a metodologia de Dresher (2017). Juntamente com a análise da Base Nacional Curricular em Ciências do Ensino Fundamental I, realizou-se uma entrevista exploratória com especialistas (professores e pedagogos) que ensinam e atuam neste meio buscando opiniões de possíveis organismos microscópicos com potencial de desenvolvimento tridimensional. Após seleção de um tipo de organismo microscópico (o vírus), desenvolveu-se o modelo didático 3D com softwares de modelagem, Nomad Sculpt, e por fim a impressão 3D do produto educacional pedagógico foi executada. Por último, realizaram-se entrevistas novamente com especialistas (professores e pedagogos) com foco na avaliação do potencial didático do modelo, coletando feedbacks e sugestões de melhorias tanto pedagógica quanto de forma para novos modelos.

Design de aparelhos científicos

Tese (hoje TCC) para diplomação de Desenho Industrial da Escola Superior de Desenho Industrial (1972) que versa sobre a aplicação do design em ferramentas e aparelhos utilizados para fins científicos, sejam eles medidores ou componentes de um aparelho maior.

NOTA: Este resumo foi redigido para fins de disponibilização digital do acervo da ESDI e não consta no documento original. Este item do acervo foi disponibilizado através do projeto Arquivo ESDI: História do Design via redes digitais de conhecimento aberto.

1968

Sistema de recipientes

Tese (hoje TCC) para obtenção de diplomação em Desenho Industrial (1967) versa sobre projetar uma série de recipientes: mantegueira, açucareiro ,leiteira ,bule de chá ,cafeteira ,jarra d'água com uma unificação dos tamanhos para produção industrial.

NOTA: Este resumo foi redigido para fins de disponibilização digital do acervo da ESDI e não consta no documento original. Este item do acervo foi disponibilizado através do projeto Arquivo ESDI: História do Design via redes digitais de conhecimento aberto.

1969

O ônibus urbano

Tese (hoje TCC) para obtenção de diplomação em Desenho Industrial (1967) que versa sobre a construção de um assento para ônibus urbanos. O trabalho aborda os principais problemas existentes, o contexto histórico e as etapas de desenvolvimento do projeto.

NOTA: Este resumo foi redigido para fins de disponibilização digital do acervo da ESDI e não consta no documento original. Este item do acervo foi disponibilizado através do projeto Arquivo ESDI: História do Design via redes digitais de conhecimento aberto.

1966

Pequenos barcos : um desenho industrial

Tese (hoje TCC) para obtenção de diplomação em Desenho Industrial (1967) versa sobre a construção de barcos de pequeno porte. 

NOTA: Este resumo foi redigido para fins de disponibilização digital do acervo da ESDI e não consta no documento original. Este item do acervo foi disponibilizado através do projeto Arquivo ESDI: História do Design via redes digitais de conhecimento aberto.

1967

Pino para tomada de força, análise e utilização do assento : projeto de uma cadeira para barbearia

Tese (hoje TCC) para obtenção de diplomação em Desenho Industrial (1967) versa sobre desenvolver um pino para uma tomada de força que será utilizado numa linha de aparelhos. O projeto objetiva também desenhar uma cadeira para barbearias.

NOTA: Este resumo foi redigido para fins de disponibilização digital do acervo da ESDI e não consta no documento original. Este item do acervo foi disponibilizado através do projeto Arquivo ESDI: História do Design via redes digitais de conhecimento aberto.

1967

Aspectos da implantação do "Fiberglass" no Brasil

Tese (hoje TCC) para obtenção de diplomação em Desenho Industrial (1967) que versa sobre o uso e implantação da fibra de vidro no Brasil 

NOTA: Este resumo foi redigido para fins de disponibilização digital do acervo da ESDI e não consta no documento original. Este item do acervo foi disponibilizado através do projeto Arquivo ESDI: História do Design via redes digitais de conhecimento aberto.

1967

O Design na Produção Moveleira da Serra Gaúcha

O presente trabalho visou levantar e analisar dados sobre o desenvolvimento de design na produção contemporânea das indústrias moveleiras dos pólos de Bento Gonçalves e Flores da Cunha, no Rio Grande do Sul. Para tanto, foram abordadas questões referentes ao desenvolvimento brasileiro, de acordo com os aspectos social, cultural e industrial; à indústria moveleira, em relação aos panoramas internacional, nacional e sul-rio-grandense; aos processos de imigração, em especial a italiana, que se instalou na Serra Gaúcha; ao desenvolvimento industrial, principalmente moveleiro, no Rio Grande do Sul; à institucionalização do design neste Estado; aos designers gaúchos e seus escritórios; e aos pólos moveleiros da Serra Gaúcha, representados pelas cidades de Bento Gonçalves e Flores da Cunha. A partir dessa fundamentação teórica, realizou-se uma pesquisa de campo que abrangeu nove empresas moveleiras dos pólos citados. Dessa forma, chegou-se a resultados apresentados pelo panorama pesquisado que propiciaram a discussão sobre a produção moveleira dessa região.

30 out 2008

Rafael Alexandre Carvalho da Silva

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