
Concurso de professor adjunto - área de Engenharia do Departamento de Arquitetura e Urbanismo

Arcos Design, vol. 15 n.1 já está no ar

P&D Design 2022

Concurso de professor adjunto: design de interação, técnica, arte e experimentação

Arcos Design, vol. 12 n.2 está no ar
O volume 12, número 2 (2019) foi publicado. A edição pode ser acessada no site da revista.

Arcos Design, vol. 13 n.1 está no ar
O volume 13, número 1 (2020) foi publicado. A edição pode ser acessada no site da revista.

Chamada para seleção de docentes PPDESDI
O PPDESDI divulga chamada para seleção de novos docentes e o resultado final.

Concurso de professor adjunto: design de serviços

Arquitetura e Urbanismo

Design

Áreas de interesse

arte procedural

Arquitetura e Urbanismo

Casa Barão do Rio Branco
Debruçados em cima da temática acerca da ocupação da Casa Barão do Rio Branco como sede do Departamento de Arquitetura e Urbanismo, os discentes realizaram pesquisas de cunhos histórico e técnico através de buscas em bancos de dados, arquivos históricos e entrevistas realizadas com importantes nomes responsáveis por tal feito. O campus do departamento localiza-se na cidade de Petrópolis, atualmente na Avenida Ipiranga, nº 544. Entretanto, até o ano de 2016 ocupava o edifício tombado na Avenida Barão do Rio Branco, nomeada em homenagem ao famoso nome da política brasileira do século XX, em sua antiga residência. Infelizmente, após a compra da localidade pela Instituição e instauração do até então departamento pertencente à Escola Superior de Design de Desenho Industrial, o espaço fora interditado pela Prefeitura de Petrópolis e declarado inóspito visto seu alto grau de degradação e uma inadequação de ocupação. Visto tal cenário, sua sede atual fora alugada para a continuação das atividades acadêmicas. Concomitantemente a esses fatores, foi identificada uma necessidade de um estudo aprofundado sobre a residência e um melhor entendimento acerca de seus antigos moradores, processos de tombamento, compra, venda e outras documentações em âmbitos políticos, econômicos e históricos. Dessa forma tais pesquisas podem tornar possível uma futura intervenção para a adaptação de um anexo da instituição, como pós graduação e a realização de outras atividades no espaço, aumentando a qualidade do ensino visto a atual ausência do espaço sofrida pelos docentes e discentes, além da valorização do patrimônio, restauração e devida conservação do edifício que sofre com um árduo abandono governamental. Para mais informações acesse: https://uerj-arq20181.wixsite.com/witeebs ou nos siga pelo Instagram: @divulga.uerj


Projeto de Pesquisa

Design, teoria e crítica

História do Design

Visualidade, tecnologias e novas formas da imagem em movimento
O projeto de pesquisa investiga o processo e o efeito das novas tecnologias de imagem em movimento e suas interfaces tanto em termos sócio-históricos quanto estéticos. Estão compreendidas as transformações das mídias, sobretudo a partir do evento do vídeo, e seus efeitos sobre a produção de sentido. Procura-se também entender fenômenos do campo da comunicação visual que implicam em relações de interatividade.



Codesign, Cidade e Cidadania
O projeto tem por objetivo a elaboração de uma plataforma para o desenvolvimento de metodologias em design colaborativo que possam fomentar uma cidadania ativa através de parcerias com diferentes pessoas, instituições e formas de organização. Nesse sentido, investiga como diferentes formas de participação cidadã são evocadas através dessas metodologias em distintos contextos sociais e territórios urbanos, buscando desenvolver e consolidar experimentos de design para o fomento de processos democráticos baseados em novas formas de participação cidadã.



Design da interação nas redes sociais: uma abordagem histórico-crítica
Este projeto almeja levantar indicadores históricos da formação das redes sociais sob a ótica do design dos dispositivos nela implicados. Para tanto, busca-se traçar linhas de continuidade entre mídias tradicionais de comunicação – tais como a carta manuscrita, o jornal, a televisão, o telégrafo, e outras – e canais contemporâneos de difusão de mensagens nas mídias sociais. A pervasividade destes canais na cultura atual suscita, além de uma historiografia, uma análise crítica aprofundada do design dessas mídias interativas, considerando-se seu papel na captura da atenção, sua instauração como meio difusor de notícias e modelador de relações interpessoais numa esfera público-privada.


Design e Tecnologia

Estudos da imagem e da representação visual
Pesquisar a produção e recepção de imagens e de representações visuais em sua relação com o design enquanto campo e enquanto projeto. O projeto de pesquisa abrange um campo amplo de imagens e de representações visuais: desenho, fotografia, comunicação visual, artes plásticas, cartografias e infográficos. A relação com a prática de projeto é o elemento comum assim como a possibilidade de análise por meio dos campos de conhecimento que caracterizam o grupo de pesquisa Laboratório de Design e Antropologia (LaDA): design, antropologia, ciências sociais e políticas.



Laboratório de Design de Interação para artefatos digitais
Neste projeto está ligado a um laboratório de design de interação para artefatos digitais para dar apoio à linha de pesquisa de Design e Tecnologia do PPDESDI. Tal laboratório se preocupa com as diversas tecnologias que possibilitam formas avançadas de interação (como, por exemplo, realidade virtual e aumentada, scan de objetos tridimensionais, e tecnologia de Video Analytics) e suas aplicações no setor produtivo.


LDI - Laboratório de Design de Interação para Artefatos Digitais
Trata-se de um laboratório para desenvolvimento de projetos e pesquisas em design de interação que foi criado com a participação técnica da Universidade de Malmö, Suécia, e sob o patrocínio da FAPERJ. O LDI atualmente disponibiliza para seus alunos computadores PCs e MACs, microcontroladores Arduino, sensores e atuadores.
