
Projeto MAIDAI - Gestão da Inovação
Pesquisar, analisar e criticar os conceitos, os elementos e os fatores que influenciam nas ações de empreendedores tecnológicos que conduzem à inovações tecnológicas, bem como os modelos de gestão da inovação, que desenvolvam as regiões e modificam o paradigma da sociedade.


LAGIE - Laboratório de Gestão da Inovação e Empreendedorismo
A discussão da gestão da inovação e empreendedorismo vem ganhando relevância ao longo dos anos. No nível global, Estados Unidos e China são considerados os países que mais investem em inovação e, por isso, acabam impactando a agenda da inovação dos demais países parceiros comerciais. Na Europa, os países pertencentes à União Europeia têm como meta aumentar os investimentos em inovação, mas poucos deles apresentam investimentos próximos ao patamar desejado, que é de 3 do PIB (EUROSTAT, 2019). Estudos realizados pela Booz Allen Hamilton chamam atenção para a ausência de correlação entre níveis de financiamento de inovação e o desempenho corporativo (Booz Allen Hamilton, 2006). A necessidade da inovação como condição para obtenção de sucesso competitivo, os crescentes movimentos por maiores investimentos em inovação e a necessidade de se obter melhores resultados com o investimento realizado são elementos que fazem com que a discussão de gestão da inovação e empreendedorismo nas organizações torne-se fundamental. O processo de inovação, embora conhecido, possui tempos longos e resultados raramente conhecidos (principalmente nas fases iniciais de geração de ideias e pesquisa). Alguns recursos exigidos por esse processo, como criatividade, conhecimento, técnicas, são pouco controláveis, o que dificulta a alocação de fundos para o seu desenvolvimento. Essas são algumas das particularidades que torna a gestão da inovação e empreendedorismo uma questão fundamental a ser tratada no âmbito da proposta de criação deste laboratório, denominado de LAGIE Laboratório de Gestão da Inovação e Empreendedorismo.



Quanto Custa um Médico
Desenvolvimento de metodologia parametrizável, segundo diversos fatores, para apurar os custos envolvidos na graduação em medicina; Formas de descentralização da oferta de serviços de saúde - Estudo comparativo das vantagens e desvantagens das diversas formas de descentralização da oferta de serviços de saúde, tais como OSSs, gestão direta, Fundações Estatais etc


Design e imagem em movimento
Esta pesquisa destina-se a explorar a aproximação entre as áreas do design e das imagens em movimento, compreendendo-se aí o cinema, o vídeo, os filmes de animação, as imagens digitais geradas por programação e as imagens circulantes nas mídias sociais. Intenciona-se tratar da questão tanto numa perspectiva historico-genealógica tanto contemporânea.


Orlando da Costa Ferreira: Um panorama da industria gráfica brasileira
Este projeto visa, através do resgate de parte do acervo do bibliólogo Orlando da Costa Ferreira (OCF), catalogar e mapear a industria gráfica brasileira nas décadas de 1950 e 1960. Esse resgate se dará através da digitalização e da analise dos textos publicados por Orlando da Costa Ferreira em jornais no período compreendido entre junho de 1957 e abril de 1964. Como produto final desta pesquisa, além da produção de artigos cientificos, teremos o lançamento de um livro contendo uma seleção desse material e ensaios de pesquisadores participantes do referido projeto.


Teorias do envolvimento para práticas de autonomia: desenhando outros territórios em um mundo em transe
A partir do chamamento a um “planejamento orientado por teorias do envolvimento”, proposto pela socióloga Ana Clara Torres Ribeiro, a pesquisa procura realizar um trabalho de ligação, costura, enredamento entre autores, teorias, práticas e praticantes dos territórios através da realização de uma cartografia que se propõe a contar histórias - exemplos - capazes de afetar e proporcionar vislumbres desde seus modos de fazer, de teorias do envolvimento que forneçam ferramentas para ajudar a ação social a disputar futuros desde os vários mundos do presente. A intenção é contribuir com a formulação da crítica ao modelo de progresso e à noção de desenvolvimento construídos na modernidade e nos processos político-culturais do século XX a partir do campo da arquitetura, urbanismo, design e planejamento urbano. Desenhando três imagens de envolvimento como ponto de partida — (1) autonomia e territórios de comuns (2) bem viver e lugares de descolonização do pensamento (3) sonhar, fabular e contar outras histórias — a pesquisa investiga 'microecologias críticas', entendidas como lugares, movimentos, coletividades, territorialidades, construídas e mantidas através de práticas de autonomia e processos luta e cooperação que apontem caminhos para a construção de uma agenda de transformação de paradigmas para o pensamento e a ação sobre o urbano, a terra e a vida coletiva no contexto da atual crise civilizatória e ambiental que podemos associar à palavra Antropoceno.


Laboratório de Design de Tecnologias Assistivas
Laboratório para pesquisa e desenvolvimento de tecnologia assistiva.


Imagem em movimento numa escola de design
Como um projeto acadêmico em design evita anacronismos, mantendo um espírito pedagógico contemporâneo, comprometido com os ideais fundadores de sua ‘matriz’ bauhausiana? E mais especificamente, como a abordagem experimental da ‘imagem dinâmica’ apresentada em trabalhos como os de Lászlo Moholy-Nagy, Man Ray e Oskar Schlemmer pode ser atualizada, considerando o atual estado das tecnologias de imagem em movimento?


Cinema e Design
Pesquisa com vários desdobramentos sobre a via de mão dupla entre as artes visuais e o design, e o cinema, com ênfase na fricção entre o elemento textual e os meios audiovisuais.
Desde o uso das cartelas de texto do cinema mudo, com inserções tipográficas e gráficas como recurso complementar à própria estrutura narrativa do filme, à filmografia de Jean-Luc Godard.


Implementação de Laboratório de Tecnologia Assistiva e produtos de saúde para crianças e adolescentes cronicamente adoecidos no âmbito hospitalar
Cooperação entre Escola Superior de Desenho Industrial - ESDI e INSTITUTO FEDERAL DE EDUCACAO, CIENCIA E TECNOLOGIA DO RIO DE JANEIRO


Oficinas de metodologia de pesquisa para o Design
Nossa área tem uma tradição forte de metodologia de projeto, e isso causa confusão com a metodologia de pesquisa, que é algo completamente diferente - e por isso nossos pesquisadores não utilizam as ferramentas de investigação necessárias para compreender o design.
Venha aprender mais sobre Metodologia de Pesquisa. Inscreva-se já!
Organização: Marcio Baraco
18/09
25/09
02/10
09/10
sempre as 16h no PPDESDI
tinyurl.com/MetPesqDesign

Chamada para Cartazes Comemorativos dos 60 anos da ESDI
Período de inscrições: 15 de setembro a 15 de outubro de 2023.

(De)formações em design: opressão em processos formativos do design
O projeto busca investigar, discutir e combater relações de opressão que se manifestam no processo formativo de designers. A partir da perspectiva das opressões, buscamos identificar como estas se manifestam nas múltiplas facetas da formação de designers, tais como currículos, práticas pedagógicas e institucionais, relações com clientes e usuários, etc. A partir da noção de práxis, a pesquisa também procura desenvolver teoria e prática de forma articulada como modo de intervir na realidade e transformar e o combater os processos de opressão que (de)formam designers.


Estagiário de Design Industrial
Apoiar e aplicar a base dos princípios, teorias e conceitos do Design Industrial em tarefas de inovação Traduzir ideias estabelecidas em artefatos de projeto, como esboços, protótipos e modelos, conforme necessário para os projetos e orientado pelos designers ou engenheiros líderes. Abordagem prática para criar soluções e testar conceitos usando diferentes métodos de prototipagem. (impressão 3D, maquetes, etc) Aplicar seu conhecimento de processos críticos de fabricação para desenvolver novas soluções ou fazer recomendações Comunicar seu processo de pensamento verbalmente e por meio de esboços 2D ou modelagem 3D. Projetar e desenvolver produtos com um profundo conhecimento dos fatores humanos, das necessidades do usuário final e dos sistemas de fabricação da P&G e traduzi-los em critérios de sucesso de design. Desenvolvimento de design conceitual em protótipos funcionais/MVPs. Apresentar ideias de design de produtos para equipes multifuncionais.

Avaliação CAPES 2021

Avaliação CAPES 2017

arquivo_esdi_apresentacao.pdf

Laboratório de prototipagem

Arquitetura Com-sentida: Atravessamentos contemporâneos entre cidade, design e arte no limiar da cultura
O objetivo geral deste projeto é situar a ideia de arquitetura e urbanismo no debate contemporâneo das emergências sociais e de suas relações com design, arte e cultura, a partir de reflexões sobre participação, coautoria, decolonialidade, lugar, práticas populares, alteridade, intersubjetividade, superfície de contato, evento, entre outras. A hipótese central da investigação consiste em compreender que a condição da arquitetura e urbanismo contemporâneos e das emergências sociais desafia os profissionais na criação de projetos que produzam deslocamentos de suas próprias "identidades fixas"na construção de uma "desidentificação aditiva", onde as intervenções e a cultura material possam estar atravessadas por múltiplas facetas, por exemplo, entre arquitetura, design, arte e cultura, expandindo fronteiras de construções socialmente justificáveis.


Juliano Kropotoff Trotta

Holografia

Critérios de inclusão de componentes em Design System
O principal objetivo deste trabalho é estudar como engenheiros de software e designers cooperam para a criação de um DS. Neste sentido buscamos compreender quais são as nuances da tomada de decisão na etapa de levantamento de requisitos e como essa tomada de decisão se limita ou se expande de acordo com as capacidades tecnológicas e organizacionais. Assim, observaremos a interação entre esses dois agentes, que definem como os módulos do DS existem e como se encaixam de modo a maximizar a produção. Além de definir as características do DS, suas capacidades, limitações e regras de utilização por outras equipes.


PROGRAMAÇÃO - Petrópolis.rev6.pdf
