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9698 itens encontrados
a-z crono
PPDESDI Mestrado

Design de jornal impresso: a relação entre formato e usabilidade

A presente pesquisa Design de jornal impresso: a relação entre formato e usabilidade tem como principal objetivo reforçar a importância do envolvimento do usuário no design de produtos, através da compreensão da influência que o formato definido pelo tamanho das páginas e organização dos cadernos exerce sobre a usabilidade do jornal impresso. São apresentados os aspectos tecnológicos e econômicos relacionados a esse produto e verificado a influência exercida por eles sobre o formato. É feito um mapeamento sobre os principais aspectos do design de jornais e sobre os diferentes formatos de jornais, suas origens e sua relevância para o design de jornais. Busca-se mapear o formato dos jornais em diferentes mercados e os possíveis impactos das mudanças de formato na circulação, no conteúdo e na publicidade dos jornais impressos. Faz-se uma revisão do panorama atual dos jornais eletrônicos e suas possíveis interferências nos hábitos de leitura. Revisa-se a bibliografia referente à usabilidade, concentrando-se na metodologia de design de documentos e sua aplicabilidade para testes de usabilidade em jornais impressos. Por fim, descreve-se a pesquisa de campo através de entrevistas com especialistas em design de jornais, de observações sistemáticas em gráficas de jornal e sobre o mercado de jornais impressos da cidade do Rio de Janeiro e de testes de usabilidade aplicados a jornais. Conclui-se que, considerando o público participante dos testes profissionais que trabalham com impressão de jornais , apenas o aspecto do formato relacionado à organização dos cadernos parece exercer influência sobre a usabilidade dos jornais.

25 abr 2011
Rodrigo Schoenacher

design de mobiliário

Design de moda

Design de Moda Étnica

ver notícia
04 ago 2017
PPDESDI Mestrado

Design de Modelos Colaborativos em Sites de Notícias

A colaboração de usuários em sites jornalísticos é um fenômeno crescente. Cada vez mais, a evolução tecnológica abre espaço para uma maior participação dos usuários no processo de construção da narrativa noticiosa. Nesse contexto, um olhar do design sobre os modelos colaborativos dos sites jornalísticos fornece subsídios para o entendimento deste fenômeno e para o aprofundamento em cada uma das etapas que compõe o processo colaborativo. Dessa forma, essa dissertação apresenta a análise teórica e prática dessas diferentes etapas, bem como das soluções de design aplicáveis aos modelos colaborativos, de maneira a estabelecer conceitos e diretrizes para a construção de modelos que otimizem o aproveitamento do conteúdo enviado por usuários e sua relação com o conteúdo editorial dos sites noticiosos.

30 ago 2012
Augusto de Freitas Lohmann

Design de Móveis

design de negócios

design de notícias

Design de objetos para uso em espaços públicos

O curso - composto por quatro aulas - pretende debater critérios de observação de objetos em espaços públicos, como mobiliário urbano, mobiliário escolar, sistemas de sinalização e exposições. Tais objetos ou sistemas são usados em ambientes públicos ou público-privados e têm grande influência dos projetos arquitetônicos /urbanísticos, uma vez que fazem parte da vida cotidiana das cidades e de diversos espaços de empreendimentos privados.

De caráter interdisciplinar, estes objetos são muitas vezes resolvidos de forma disciplinar, resultando em problemas. Discutiremos de que maneira, a partir de um processo de trabalho mais interativo, com a efetiva participação em grupo, podemos obter resultados não só mais bem aceitos, como mais sustentáveis.

No curso, vamos ainda observar, por analogia, alguns caminhos de projetos para outros tipos de objetos, como por exemplo, mobiliário hospitalar e equipamentos de transporte público. Como a proposta das aulas não envolve decisões projetuais, mas somente critérios e estratégias para abordagem em projetos, o curso dirige-se a todos que se interessem pelos temas descritos acima.


design de participação

Design de Personagem

design de produto

Design de produto: projeto de plataforma de jogos mistos

O projeto descrito neste relatório consiste em desenvolver um artefato que pudesse ser usado em eventos e casas de jogos especializadas, que ajudasse na interação entre os usuários, que auxiliasse os jogadores com as regras dos jogos, com a contabilidade do sistema do jogo, com a aplicação dos dados do jogo e levando aos jogadores uma nova experiência utilizando efeitos visuais e sonoros.

A ideia é que o produto seja compatível com a ideologia de jogos já existentes, assim como gerar a possibilidade para a elaboração e criação de jogos novos exclusivos, usando todos os recursos disponíveis em termos de itens, áudio, vídeo e interatividade, levando ao máximo as possibilidades do produto.

No capítulo 1, a monografia trata da contextualização do projeto; No capítulo 2 o foco são analises, utilizando outros produtos do mercado, tal como o material histórico do tema; No capítulo 3 será descrito os fatores decisivos do projeto; O capítulo 4 explicará o desenvolvimento do projeto; O capítulo 5 mostrará a progressão do projeto em um produto final.

2017
Guilherme da Conceição Wüthrich

design de produtos

design de revistas

design de serviço

design de serviços

PPDESDI Mestrado

Design de Serviços como Ferramenta para Diagnóstico e Redesenho de Serviços Públicos

Esta pesquisa tem como objetivo avaliar a utilização de métodos e técnicas de Design de Serviços como ferramenta de avaliação da qualidade dos serviços públicos, no contexto do alinhamento da oferta de serviços com a política pública à qual está vinculada, fornecendo subsídios para seu redesenho.

Eduardo Derbli de Carvalho Baptista
Projeto de PesquisaDesign, gestão e inovação

Design de serviços de saúde

Como projetar serviços de saúde que entregam valor para o usuário, segurança assistencial e produtividade? Este Projeto de pesquisa tem como objetivo desenvolver soluções e/ou artefatos de projeto de serviços (na tríade Processos-pessoas-tecnologias) que promovam melhorias nas funções assistenciais (fim), administrativas e de formação (meio) para a entrega de saúde de qualidade à população. Entende-se que o desenvolvimento deste conhecimento se dará a partir da tradicional tríade pesquisa, ensino e extensão, a partir do trabalho colaborativo entre docentes dentro e fora do Programa de Pós-Graduação em Design, dos alunos deste programa, bem como instituições internas e externas à UERJ que servirão como cases de pesquisa.

Thaís Spiegel
PPDESDI Mestrado

Design de serviços e o pensamento enxuto: inovação na atenção primária do serviço público de saúde

O Brasil possui atualmente um dos mais complexos sistemas de saúde pública e gratuita do mundo, atuando desde atendimentos simples e a entrega de medicamentos, até cirurgias de doação de órgãos e outros procedimentos complexos. Neste contexto difícil e abrangente de um serviço, o país vive uma profunda crise que atualmente está aumentando a desigualdade social, além de colocar em risco serviços básicos, como o caso da saúde. Para buscar uma alternativa que possa ajudar a superar este quadro e pensar sobre o futuro da saúde pública, garantindo ao mesmo tempo um serviço de qualidade, foram buscados conceitos em design de serviços e pensamento enxuto para a redução de perdas e conscientização de todos os stakeholders. Através de um estudo de caso múltiplo entre uma unidade básica de saúde no Brasil e uma em Portugal a investigação utilizou da aplicação de entrevistas, testes de usabilidade, levantamento bibliográfico e outros recursos para ter uma visão da utilização destas técnicas e comparar o desenvolvimento de cada unidade e o uso da tecnologia com seus usuários. Com este levantamento, o presente trabalho apresenta recomendações para o aprimoramento da ferramenta blueprint com a integração de conceitos do pensamento enxuto, sendo capaz de melhorar os serviços de uma clínica da família e a sua atuação na atenção primária, de forma contínua e interativa, buscando criar um sistema que possa incentivar e educar sobre os cuidados de saúde, além de ajudar a instruir os funcionários para o melhor aproveitamento de recursos e eliminação de desperdícios.

30 mar 2020
Renato Braga de Andrade
PPDESDI Doutorado

Design de serviços para Educação Museal Online: aproximação entre museus, centros de ciência, seus visitantes e comunidade científica

A popularização da Internet e dos dispositivos com Tecnologias de Informação e Comunicação na sociedade contemporânea impulsionou a criação e adaptação de diferentes serviços para o formato online. Museus e centros de ciência, diante da pandemia da COVID-19, se viram ainda mais compelidos a realizar suas ações através de tecnologias digitais em rede, como forma de continuar dialogando com o público durante o período em que estiveram fechados para visitação; apesar das discussões sobre o uso desses meios existirem desde o início da expansão da Internet. Diante da emergência dessa atuação em 2020, museus e centros de ciência efetuaram diferentes esforços e iniciativas, que evidenciaram desafios e limitações, mas também revelaram oportunidades de aproximação com seus visitantes. Essa dinâmica faz parte de uma nova modalidade, a Educação Museal Online, proposta por pesquisadores brasileiros, e discutida por iniciativas que reúnem estudiosos de museus da Europa e dos Estados Unidos. Contudo, a reabertura dos museus e centros de ciência desacelerou a atuação nas mídias digitais em muitos desses espaços, já que a sua rápida adoção foi circunstancial, não fazendo parte de um projeto dos serviços online e remotos para uma atuação dos museus e centros de ciência, simultâneo às suas atividades presenciais. O design de serviços é uma abordagem multidisciplinar, que integra métodos e ferramentas originários de outras áreas, como administração e marketing, e busca criar e otimizar serviços de modo a oferecer experiências de qualidade para os clientes, considerando elementos tangíveis e intangíveis que fazem parte daquilo que está sendo oferecido. Esse recente campo que se concentra em projetar processos, infraestrutura física e digital e as características para as interações entre clientes e organizações, pode também contribuir para o desenvolvimento de ambientes online multiusuários para Educação Museal Online. Esta pesquisa aborda como o design de serviços pode contribuir para o redesenho dos serviços de museus e centros de ciência para o formato online, remoto e/ou híbrido, identificando um conjunto de características e orientações projetuais que promovam oportunidades de diálogo e interação entre visitantes, equipe do museu, cientistas e pesquisadores, atendendo às suas necessidades e também suas restrições e fortalecendo a função educativa e comunicativa dos museus e centros de ciência nas mídias digitais.

Renata Zappelli Marzullo
PPDESDI Mestrado

Design de serviços: um estudo sobre inovação em características e competências de processos para cocriação de valor

O setor de serviços tem causado impacto positivo na economia dos países nos últimos anos. Esse fato vem aumentando a importância de disciplinas como o Design de Serviços, que favorecem a tomada de decisões mais acertadas sob o ponto de vista do provedor e do consumidor de um serviço. Esta pesquisa tem uma abordagem técnica no Design de Serviços através da proposição de uma metodologia que aborda os conceitos de fluxogramas de processos e inovação de serviços pelo ponto de vista da área econômica. Inicialmente foram escolhidos os fundamentos teóricos que entendem os serviços por meio de uma representação visual de uma sequência complexa de eventos coproduzidos entre consumidor e provedor. Através dessa revisão teórica, percebeu-se que o digrama PCN de Sampson (2015) é um dos mais recentes avanços na área de fluxogramas para serviços. Em seguida, na literatura de inovação em serviços, encontrou-se um modelo, proposto por Gallouj & Weinstein (1997), baseado em características e competências de um serviço, ditas como relevantes para produzir melhorias para qualquer serviço. Percebeu-se, então, que os modelos podem ser complementares sob o ponto de vista da inovação gerada, não nascendo somente pela alteração de atividades já mapeadas, mas também pelos recursos físicos e tácitos inerentes ao processo executados ao longo do serviço. Com isso, através de uma pesquisa qualitativa, é proposta uma metodologia baseada nas teorias citadas e posta em prática em dois estudos empíricos em organizações distintas: uma academia de musculação e um bar-restaurante. Conclui-se que a metodologia simplifica a complexidade cognitiva de um processo e reduz ao máximo as lacunas entre o trabalho real e o trabalho planejado executado, integrando as visões das partes interessadas e ressaltando o impacto que o conjunto de características de um processo têm sobre a estrutura e expressão das atividades que constituem um serviço.

13 jun 2018
Alan Felismino
PPDESDI Mestrado

Design de Serviços: uma proposta de crowdmapping para a cidade do Rio de Janeiro

A partir da ótica do design de serviços, este estudo emprega os conceitos de colaboração e crowdsourcing associados às atuações em gestão de risco e crise por fenômenos naturais extremos propor um sistema colaborativo de baixo custo e alta integração com a população. Esse sistema é capaz de armazenar, gerenciar, compartilhar e exibir informações sobre a cidade do Rio de Janeiro, com foco nos dado concernentes às fortes chuvas, enchentes e escorregamentos. Sendo assim, o design é aplicado como gestor do sistema, indicando as características necessárias ao serviço, mapeando as diferentes funcionalidades e planejando as interações do sistema, as quais seguem os conceitos de colaboração apresentados ao longo do projeto. O objetivo principal deste trabalho, portanto, é prover um modelo de sistema de fácil acesso e grande capilaridade para divulgação e busca, em tempo real, de informações específicas sobre a cidade do Rio de Janeiro.

25 set 2011
Thiago Augusto Silva de Lima

design de sinalização

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