
Cotas para que te quero?
Cotas pra que te quero? é o projeto de um curta animado que tem como intenção mostrar os diferentes esforços que 2 pessoas com contextos sociais diferentes fazem para chegarem no mesmo objetivo. A história é sobre dois jovens que estão jogando o jogo da vida. Esse jogo terá fases que servirão de base para definição e formação de suas vidas adultas. O jogador 1 se chama Flávio, é um jovem adolescente que mora em uma casa grande e confortável em frente a praia em um bairro nobre com seus dois pais, o sonho do Flávio é seguir na carreira de design, igual a dos pais, e conseguir sair de casa e ir morar sozinho. A jogadora 2 se chama Sofia, é uma jovem adolescente favelada que mora com seus 2 irmãos mais novos e sua mãe em uma kitinete no morro, o sonho da Sofia é cursar design e poder seguir carreira nessa área, e o seu maior desejo é poder sair do morro e morar sozinha.


cotidiano

COVID-19

COVID-19: Aluna da graduação produz e doa máscaras ao HUPE
A aluna Marina Albuquerque, do sexto período, e seu pai Ezequiel Conceição, realizaram o trabalho.

COVID-19: Alunos Produzem Protetores Faciais para o HUPE
Agradecemos e parabenizamos os alunos pelo trabalho de terem produzido 1000 protetores faciais.

COVID-19: Iniciativas a respeito do projeto #ESDIUERJquarentena
O projeto é uma rede da comunidade esdiana que estimula a produção e reflexão em design durante a quarentena.

COVID-19: Modelo de Protetor Facial é Desenvolvido na ESDI
Professores do Departamento de Projeto de Produto iniciaram o estudo de um protetor facial.

COVID-19: Protetores Faciais são Produzidos na ESDI
A ESDI agradece a cada um que tem se empenhado e colaborado em torno dessa mobilização.

cozinha

cozinha coletiva

Cozinha das tradições
A Cozinha das Tradições - ESDI é um programa de pesquisa-ação, formação e extensão em rede, que surgiu como um desdobramento XII Congresso Brasileiro de Agroecologia (XII CBA), realizado no Rio de Janeiro, em novembro de 2023. Compreende uma série de atividades – como oficinas, vivências, feiras e rodas de conversa – que giram em torno da comida como tecnologia cultural e coletiva. A cozinha se torna um espaço de experimentação da memória alimentar, onde histórias são contadas por meio da comida, integrando tradição e inovação, desenho coletivo, inclusão social e empoderamento comunitário, respondendo às ameaças advindas dos processos de industrialização quando consideradas a saúde coletiva, o cuidado com o meio ambiente e povos tradicionais.

cozinha modular

cozinha+ projeto de website para dispositivos móveis focado em auxiliar iniciantes no processo de cozinhar
O cozinha+ é um site projetado para dispositivos móveis que tem como finalidade ajudar iniciantes na cozinha com todo o processo relacionado ao ato de cozinhar, facilitando os momentos mais difíceis, antecipando as possíveis dúvidas e entregando soluções efetivas em uma interface simples e de fácil navegação. Para isso foram feitos testes ao longo do processo junto do público-alvo a fim de entender quais são suas principais questões relacionadas à cozinha, além de também validar se o projeto criado estava atendendo tanto o usuário iniciante quanto quem se considera mais especialista no assunto.


Cozinho com o vizinho
O projeto "Cozinho com o Vizinho" de um sistema de mobiliário para cozinhas coletivas em condomínios representa uma proposta de criar um espaço que promova a transformação da maneira como as pessoas vivem. O intuito é provocar maior aproximação para que possam ser desenvolvidas relações de confiança, respeito e amizade, e acima de tudo, uma capacidade maior de lidar com pessoas e conflitos. Em contrafluxo à tendência do atual mercado de mobiliário e decoração característicos do sistema socio- econômico, esse projeto foi pensado a partir de uma perspectiva da integração, simplicidade e resistência. Nesse TCC, estão presentes os materiais necessários para a confecção do mobiliário, desenhos técnicos, fluxogramas e mockups da proposta.

Cozy Games
Os Cozy Games, ou Jogos Aconchegantes — jogos eletrônicos cujo principal objetivo é entregar conforto emocional e bem-estar mental aos jogadores — estão em ascensão, provando que, além de existir um grande público a ser considerado, os jogos podem ir além do estereótipo violento e evocar sentimentos positivos. O principal objetivo desta pesquisa é discutir a questão: devido à falta de categorização clara da indústria, jogadores que se preocupam com sua saúde mental — assim como os que procuram maneiras de se sentirem bem mentalmente — se frustram ao buscarem jogos eletrônicos que os fazem sentir-se acolhidos.


Creatividad solidaria e Innovación social en América Latina - Chamada de Artigos

creditos

Créditos

criação coletiva

Criação de uma linha de embalgem para derivados de Petróleo em uso doméstico
Tese (hoje TCC) da diplomação de Desenho Industrial da Escola Superior de Programação Visual (1973) consiste na criação de uma linha de embalagem para derivados de Petróleo. Aborda as etapas de construção técnica, paleta de cores e escolha tipográfica.
NOTA: Este resumo foi redigido para fins de disponibilização digital do acervo da ESDI e não consta no documento original. Este item do acervo foi disponibilizado através do projeto Arquivo ESDI: História do Design via redes digitais de conhecimento aberto.

criança

Criança, apropriação do sentido do objeto : brinquedo, peças grandes para construção
Tese (hoje TCC) da diplomação de Desenho Industrial da Escola Superior de Programação Visual (1971). Consiste em uma pesquisa em relação aos brinquedos, abordando estudos de cor, faixa etária e função do brinquedo, entre outros. Resultando na projeção de um móvel-brinquedo para crianças entre 3 e 5 anos.
NOTA: Este resumo foi redigido para fins de disponibilização digital do acervo da ESDI e não consta no documento original. Este item do acervo foi disponibilizado através do projeto Arquivo ESDI: História do Design via redes digitais de conhecimento aberto.


Crianças
