
Fabio Lopez

Fábio Henrique Ribeiro de Sales

Fabiano Gomes

Fabiano da Fonseca Ramos

Fabiano Cunha Almeida

Fabiana Duffrayer

Fabiana Ayumi Takeda

Extrato de Ata Extraordinaria -CONSULTA POR E-MAIL - Campus Antropoceno.pdf

Extintor de incêndio
Tese (hoje TCC) da diplomação na Escola Superior de Desenho Industrial (1975). Este TCC tem ênfase em Desenho Industrial, com o projeto de um Extintor de Incêndio. Conta com uma contextualização e um levantamento de dados sobre a importância do uso desse artefato para combate ao fogo. Também é possível ver uma extensa análise sobre as características físicas e legais do extintor.
NOTA: Este resumo foi redigido para fins de disponibilização digital do acervo da ESDI e não consta no documento original. Este item do acervo foi disponibilizado através do projeto Arquivo ESDI: História do Design via redes digitais de conhecimento aberto.

Extintor

Extensão do prazo para submissão da revista Arcos Design
Em decorrência do problema no website da UERJ, o prazo para a submissão de artigos para as duas chamadas abertas da revista Arcos Design foi ampliado em mais 48h. Sendo assim, os interessados poderão submeter os artigos até o dia 23 de novembro.
Informamos que a plataforma através da qual os artigos para publicação na revista devem ser enviados já se encontra em pleno funcionamento.
A Arcos Design é uma publicação do Programa de Pós-Graduação em Design da Escola Superior de Desenho Industrial da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Para seguir desenhando perspectivas na pesquisa em design, ao recebimento de artigos e resenhas em fluxo contínuo, a revista passa agora a realizar chamadas abertas – call for papers – sob responsabilidade de professores do PPDEsdi.
Para saber mais acesse: http://www.esdi.uerj.br/noticias/3714/duas-chamadas-abertas-para-a-revista-arcos-design

Extensão do prazo de submissão de artigos para as chamadas da revista ARCOS DESIGN

Extensão

Expressão Gráfica

Expressão gráfica

Expressão artística

expressão

Expressão

Exposições e museus inclusivos: para quê e para quem?
Uma exposição acessível deve estar ciente das diversas deficiências, que são muito variadas, e cada uma com a sua especificidade. É necessário que o ambiente possua alguns recursos de tecnologia assistiva, para que pessoas com deficiência (PcD) possam ter a mesma possibilidade de acesso dos demais visitantes. Tecnologia assistiva (TA) é uma expressão que abrange todos os recursos e serviços destinados a melhorar as habilidades funcionais do PcD, promovendo uma vida independente e a inclusão social. Alguns exemplos são audiodescrição, interpretação em Libras, textos em braille e linguagem simplificada. É urgente superar as barreiras físicas, sensoriais, cognitivas, comunicacionais e atitudinais que impedem o pleno acesso das pessoas às exposições culturais, científicas e educativas. Com essa pesquisa, pretendo contribuir para a difusão de aprendizados e boas práticas para a acessibilidade na expografia. A pesquisa tem o objetivo de investigar se e como projetos expográficos incorporaram a acessibilidade ao longo dos últimos 10 anos, a partir de um diagnóstico de projetos expográficos executados em diferentes museus do estado do Rio de Janeiro. As análises serão realizadas a partir de pesquisas sobre acessibilidade e design universal.


Exposições Culturais: um conjunto de elementos necessários para projetos expositivos
Este relatório tem como objetivo desenvolver a pesquisa sobre a relação presente entre o ambiente exposi vo e o visitante. O projeto descreve elementos fundamentais às exposições e analisa como seus aspectos técnicos podem influenciar a função de democratizar a cultura, no seu sentido mais amplo. Pretende ainda, questionar sua importância para o desenvolvimento do indivíduo e será fisicamente verificado no cenário de algumas instituições culturais cariocas. O cerne do trabalho se desenvolverá guiado por uma junção temática de suas palavras chave: exposição, cultural, e atraente.


exposições culturais

exposições

Exposição Top XXI Prêmio Design Brasil 2016
