--gray-1
--gray-2
--gray-3
--gray-4
--gray-5
--red-1
--red-2
--red-3
--red-4
--red-5
--yellow-1
--yellow-2
--yellow-3
--yellow-4
--yellow-5
--green-1
--green-2
--green-3
--green-4
--green-5
--blue-1
--blue-2
--blue-3
--blue-4
--blue-5
--purple-1
--purple-2
--purple-3
--purple-4
--purple-5

9698 itens encontrados
a-z crono
PPDESDI Doutorado

Design: portfólios de aprendizagem como artefatos cognitivos para a educação projetual

Como verificar o nível de Educação Projetual (EduP) de graduandos em Design, tendo em vista as evidências de aprendizagem produzidas para avaliação nas disciplinas de Projeto Final? A presente tese propõe que a resposta para a questão acima advém da Pesquisa para a Ciência do Projeto (Design Science Research), aplicada ao desenvolvimento de uma solução prática para um problema de cunho educacional. Enquanto artefato cognitivo, o Portfólio de Aprendizagem se constitui em um modelo para representação do processo de produção de conhecimento evidencia a Consciência Projetual (Design Awareness) de estudantes envolvidos com a documentação, curadoria e comunicação sistemática de textos, imagens, áudios, vídeos, hipertextos e hipermídias produzidas em situações de aprendizagem ba-seadas em projeto. Justifica-se a escolha da Design Science Research (DSR) como abordagem metodológica teórico–conceitual, a partir da qual se utiliza conhecimen-to científico com o objetivo de conceber artefatos que solucionem problemas práti-cos, desde as etapas iniciais de identificação e classificação do problema, fluindo em um ciclo condutor pelas ações de planejamento, desenho e implementação de um modelo de Portfólio de Aprendizagem, até a avaliação conjunta e comunicação dos resultados obtidos no processo, em termos do que se aprendeu especificamente sobre os modos de indicação dos níveis de EduP. A partir de entrevistas realizadas com professores e estudantes de disciplinas de Projeto Final de cursos de graduação em Design de Instituições de Ensino Superior atuantes na cidade do Rio de Janeiro, realizou-se um diagnóstico sobre o valor percebido do uso do Portfólio de Aprendizagem enquanto artefato cognitivo em sala de aula. Os conhecimentos — conceitos, constructos, modelos, métodos e instanciações — gerados através da reflexão, do diálogo e da colaboração entre professor– pesquisador, professores e estudantes, ao longo das etapas de planejamento, desenvolvimento e uso dos Portfólios de Aprendizagem, contribuíram para a identificação, definição e aplicação de uma rubrica de “Competência Projetual” com critérios e métricas indicativas de níveis de EduP. A observação e análise dos dados coletados indicam que os grupos de estudantes demonstram, individual e coletivamente, cada vez mais consciência de sua capacidade cognitiva, psicomotora e afetiva, à medida em que aprendem a documentar, selecionar e apresentar evidências das fases e etapas projetuais que vivenciaram durante o processo formativo. As revisões de literatura, surveys e en-trevistas com professores–orientadores e estudantes sobre a experiência prática de desenvolvimento e uso de Portfólios de Aprendizagem em sala de aula, dentre outros métodos e técnicas, serviram para a coleta e análise dos dados utilizados tanto na construção do quadro teórico–metodológico de referência da presente tese, quanto na definição das regras tecnológicas para projeto e desenho de uma instanciação do artefato cognitivo, isto é, uma “Plataforma Digital de Portfólio de Aprendizagem”.

30 mar 2021
Fabiano da Fonseca Ramos

Design: Síntese do Tempo / Esdi 40

24 abr 2018

Design.com:

cartografias, copesquisas, narrativas

ver evento

Design+

Este projeto objetiva, além de trazer um breve estudo teórico sobre temas relacionados ao design de interação para a web, criar um ambiente de consulta, consumo e aprendizado, agregando artigos, boas práticas e toda sorte de materiais teóricos diversos relacionados ao design de interfaces para a internet, sejam eles pertencentes à área do design ou de áreas correlatas, gerando como resultado um site que além de funcionar como difusor de conteúdo relacionado ao tema, fomente a discussão e participação dos usuários e seja responsivo e usável de modo a abranger diferentes situações, modos e momentos de utilização, inclusive aquelas que se encontram no momento do projeto.

2012
Renato Castelo Branco Camargo Pereira

designantropologia

07 abr 2025
PPDESDI

Designantropologia no Brasil: Uma aproximação

Convite para defesa da dissertação de Manuela d’Albertas - 07 de abril de 2025, 14h.

ver evento

designer

Design

Designer / Artes Gráficas

Profissional com experiência na produção de artes gráficas/design, em uma comunicação propositiva, para integrar uma equipe de comunicação. Envie seu currículo, portfólio e uma carta inédita de apresentação narrando (1) sua trajetória e (2) porque deseja fazer parte da equipe de comunicação, entrando em detalhe sobre (3) quais responsabilidades listas acima você se sente capaz de preencher, e (4) quais habilidades você tem, para: comunicacao@comcat.org. Nomeie o email "Vaga de Design". Nos diga também (5) sua pretensão salarial e sobre (6) sua disponibilidade (horas semanais e até que data).

ComCat

DESIGNER DE PRODUTO

designer de produtos numismáticos

DESIGNER GRAFICO

Design

Designer Gráfico

Designer gráfico para integrar a equipe de Comunicação do Mandato da Deputada Federal Talíria Petrone e trabalhar no Rio de Janeiro.

Mandato Talíria Petrone
Design

Designer Gráfico

We are an Italian graphic design, communication and creative marketing agency named Kiu (kiu.it). We are looking for a Graphic Designer to be part of our team.

KIU - Marketing e Web - www.kiu.it
Design

Designer Jr no Digital da Prefeitura do Rio

Designer júnior para o time de arte, com perfil antenado, que curta acompanhar as mídias sociais e queira aprender muito. O trabalho é bastante dinâmico! Temos uma equipe muito boa no que faz e com estrutura de audiovisual para produzir conteúdos próprios, em foto e vídeo.

Prefeitura do Rio de Janeiro

designer no Brasil

Design

Designer Pleno

Desenvolvimento gráfico de apresentações, relatórios e outros instrumentos pertinentes a projetos estratégicos, para comunicação interna e externa de resultados

Prefeitura do Rio de Janeiro
Design

Designer Pleno

Desenvolvimento gráfico de apresentações, relatórios e outros instrumentos pertinentes a projetos estratégicos, para comunicação interna e externa de resultados. Interessados deverão enviar currículos para selecao.designer2023@gmail.com

Prefeitura do Rio de Janeiro

Designer-artesão

Designer-gestor

Designer-produtor

designers

Designers - Brasil

Desinformação

Graduação Design

Deslocador para paraplégicos

Tese (hoje TCC) da diplomação na Escola Superior de Desenho Industrial (1975). Este TCC aborda o projeto de um deslocador para pessoas com deficiência, funcionando como um apoio para a independência dessas pessoas, considerando indivíduos com paraplegia. O trabalho conta com detalhamento de materiais possíveis para utilização e estudos ergonômicos. 

NOTA: Este resumo foi redigido para fins de disponibilização digital do acervo da ESDI e não consta no documento original. Este item do acervo foi disponibilizado através do projeto Arquivo ESDI: História do Design via redes digitais de conhecimento aberto.

1976
Vários responsáveis
Fernando da Luz Altschul
Carla Hjelmstrom
1... 121 122 123 124 125... 405