
Laboratório de Design de Tecnologias Assistivas
Laboratório para pesquisa e desenvolvimento de tecnologia assistiva.


Laboratório de Design de Interação para artefatos digitais
Neste projeto está ligado a um laboratório de design de interação para artefatos digitais para dar apoio à linha de pesquisa de Design e Tecnologia do PPDESDI. Tal laboratório se preocupa com as diversas tecnologias que possibilitam formas avançadas de interação (como, por exemplo, realidade virtual e aumentada, scan de objetos tridimensionais, e tecnologia de Video Analytics) e suas aplicações no setor produtivo.


Laboratório de Design

Laboratório de Cultura, Arquitetura e Urbanismo – Ilha Grande (LabCAU): Temporalidades e desenvolvimento socioambiental em Dois Rios


Laboratório de cultura, Arquitetura e Urbanismo - Ilha Grande (LabCAU): Temporalidades e desenvolvimento socioambiental em Dois Rios


Laboratório de Biomimética
A Biomimética envolve a observação do que ocorre na natureza, com o estudo das possíveis aplicações (no mundo construído ou artificial), reunindo conhecimentos de diversos ramos da ciência, como a biologia, design e engenharia: é um campo tão vasto quanto a Natureza que nos cerca. O Laboratório de Biomimética, primordialmente, se volta especificamente para a procura de soluções voltadas a projetos de produtos e/ou sistemas.

Laboratório de Biomimética

Laboratório Cultural Muiraquitã

laboratório

Laboratório

LabINFO - Laboratório de Informática
O LabINFO é o laboratório de ensino em que os alunos de graduação e pós-graduação podem realizar suas pesquisas e desenvolver suas práticas projetuais. O LabINFO é constituído por dois ambientes: uma sala multiusuário e a sala de ensino Revoluti.

LABCULT - Laboratório Multidisciplinar de Pensamento Crítico em Design: Estudos, Pesquisas, Eventos e Produção – Cultura e Filosofia
O LABCULT pretende fomentar o diálogo sistemático, continuado e, se possível, cotidiano, de modo a acelerar o desenvolvimento das pesquisas subsidiadas pela Filosofia, pela Teoria do Design, pela Semiótica e por outras áreas de conhecimento correlatas.


Kyle Tah Theh Kuo

Kunio Nozaki

Kósmos, um resgate para a história do Design Gráfico Brasileiro
No Brasil, o campo profissional do design não costuma valorizar seu passado histórico e o que se observa é um desconhecimento da produção nacional antes da institucionalização do ensino dessa área do conhecimento. Assim, este trabalho procurou abordar as origens do design gráfico brasileiro por meio de um resgate histórico, analisando uma publicação periódica do início do século 20 como exemplo do que era feito no Brasil no campo do design gráfico antes mesmo dos profissionais utilizarem a denominação designer. A publicação periódica escolhida foi a revista Kósmos, uma das chamadas revistas ilustradas que circularam na cidade do Rio de Janeiro na primeira década do século 20, mais precisamente de 1904 a 1909. Procurou-se determinar e observar as soluções gráficas empregadas na revista de modo que se pudesse contribuir para a sistematização de conhecimento no meio acadêmico e profissional de design.


Klaxon, Base, Noigrandes : o design das revistas brasileiras de vanguarda
As revistas Klaxon, base e Noigandres são exemplos de revistas de vanguarda em que o design gráfico foi usado como instrumento para a expressão de idéias, compartilhadas pelos grupos artísticos envolvidos em sua publicação. São marcos do design moderno, encaixando-se no conceito de produto erudito (Bourdieu), destinado não ao grande público, mas a grupos de pares, que compartilhavam os valores estéticos e as ambições à condição de vanguarda em seus respectivos domínios artísticos. Estas revistas são expoentes do campo do design gráfico moderno, que só viria a se institucionalizar na década de 60, com a criação da ESDI e o surgimento do movimento concretista nas artes plásticas.


Klauss Rossweiller Pereira

Kids Design Award 2017

Kenia Lara

Kelli Smythe

Kelli Missae Fukui

Kauê Marcos Pereira da Silva

Katia Victoria Figueira Ferrugem
