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9769 itens encontrados
a-z crono
De 04 abr 2024 a 04 abr 2024
PPDESDI

Entre a ferida aberta e a sutura: o corpo discente frente às opressões no processo formativo em Design na ESDI/UERJ

A pesquisa procura investigar, junto ao corpo discente da Escola Superior de Desenho Industrial da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ESDI/UERJ), como as opressões estão inseridas no processo formativo em Design.

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Amanda Rosetti

Contracolonialidade

Arquitetura de Terreiros

Arquitetura e Feiras Livres

AnaCarolina_BritoCosta_Relatório.pdf

Apresentação final (1).pdf

Aghata Oliveira

RELATÓRIO_PROJETODEGRADUAÇÃO_AGHATAOLIVEIRA.pdf

WhatsApp Image 2023-11-01 at 22.39.41.jpeg

Design (linhas anteriores)

Graduação Design

PROJEKT - Plataforma de portfólio e acompanhamento de projetos para designers

Este projeto visa registrar a análise de experiência do usuário de uma plataforma online para o desenvolvimento colaborativo dos projetos de alunos de Design da ESDI. Seu principal objetivo foi a criação de uma plataforma que permite e incentiva os usuários a divulgarem seus projetos desde a concepção, recebendo feedbacks de outros alunos e, assim, melhorando-os de forma colaborativa. Por focar mais no processo de desenvolvimento do que no produto final, recebeu o nome provisório de Processofólio. Posteriormente, esse termo foi substituído por PROJEKT, nome escolhido durante o desenvolvimento do branding da plataforma.

2023
Rafael Inocencio de Melo da Silva

Alunos

ESDI

Portfólio

Processofólio

PROJEKT

ESDI

ESDI

PROJEKT - Plataforma de portfólio e acompanhamento de projetos para designers

Rafael apresentando o TCC. Bruno Sérgio e Ricardo Artur observando. Aghata e outros amigos registrando o momento.

Rafael e Maurício apresentando o TCC

Rafael Inocencio (direita), Bruno Sérgio (centro) e Maurício Oliveira (esquerda) após a defesa de TCC

Projeto de PesquisaDesign, territorialidades e antropoceno

Fazer design no antropoceno: dilemas, desafios e potencialidades

Este projeto busca situar o fazer Design diante dos dilemas, desafios e potencialidades colocados pela emergência de uma nova era geológica na história do planeta Terra, marcada por intensas e vertiginosas alterações ambientais. Esta era vem sendo designada a partir de uma marca cada vez mais evidente, associada a um determinado tipo de ação humana: o Antropoceno. Para dar conta de investigar as implicações do Antropoceno no fazer Design, o projeto se organiza em quatro frentes de ação: (1) Revisão bibliográfica e levantamento do estado da arte de estudos sobre Antropoceno, dentro e fora do campo do design; (2) Antropoceno situado: investigação etnográfica, histórica, geontológica, narrativa e especulativa na região do centro histórico da cidade do Rio de Janeiro; (3) Aprender fazendo com as perspectivas afroindígenas; e (4) Design como prática de correspondência permacultural. Visando reunir subsídios científicos para o enfrentamento de questões sociais contemporâneas, tais como a manutenção das condições da vida no Antropoceno, o projeto articula abordagens sociais e antropológicas ao campo do Design de Programação Visual. Combinando diversas abordagens metodológicas, o projeto coordena uma série de ações de ensino, pesquisa e extensão para endereçar os seguintes objetivos: Investigar o que caracteriza o Antropoceno; Identificar as implicações da nova era geológica no fazer Design; Reunir material de referência sobre Design e Antropoceno; Apontar para revisões epistemológicas e metodológicas no campo do Design, em resposta aos desafios colocados pelo Antropoceno; Situar o Antropoceno, investigando a especificidade da sua incidência na região central da cidade do Rio de Janeiro; Fazer circular conhecimentos e tecnologias sociais sustentáveis, tais como as produzidas por indígenas, quilombolas, povos de terreiro, e movimentos ligados à agroecologia e à permacultura; E aplicar os conhecimentos de Programação Visual à divulgação ampla dos conhecimentos reunidos.  

Zoy Anastassakis
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