
Processo seletivo

Processo Seletivo 2021
Incubadora

Processo Seletivo 2022

Processo seletivo 2024/2025
Classificação geral por linha de pesquisa

Processo Seletivo para bolsa de pós-doutorado universidade UNISINOS

Processo Seletivo para contratação de Professor Substituto DAU-ESDI/UERJ

Processo Seletivo Professor/a Substituto/a ESDI/UERJ
Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo Simplificado para formação de banco de cadastro de reserva para contrato temporário de Professor Substituto da ESDI/UERJ nas seguintes áreas: Design de Produto, Design de Serviço e Design de Interação.

Processofólio

Processos colaborativos

Processos Criativos Conexões entre Design e Dança


Processos de criação

Processos formativos

Processos gráficos

processos produtivos

processos semióticos indexais

Procrastinação

Produção artesanal

produção audiovisual

produção científica

Produção científica na pós-graduação stricto sensu em design no Brasil
O objetivo desta tese é apresentar o estado da arte da produção científica gerada pelos programas de pós-graduação stricto sensu em Design no Brasil, tendo como base a Avaliação Quadrienal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), de 2013 a 2016. Nesta pesquisa, entende-se produção científica por artigos publicados em periódicos, trabalhos em anais, livros, capítulos de livros, teses e dissertações. Para esta definição são considerados os critérios da CAPES, responsável pela avaliação da pós-graduação stricto sensu brasileira. O problema central que motiva a elaboração desta pesquisa é o isolamento observado entre esses programas, independentes, dispostos em forma de arquipélago . Isso tem resultado em fragmentação e umbilicalismo da produção científica, com baixa aplicabilidade das pesquisas e, por fim, dificuldade de internacionalização do campo científico do Design. Isso posto, define-se a hipótese desta pesquisa: a consolidação da produção científica em Design no Brasil depende das relações científicas internas e externas dos programas de pós-graduação stricto sensu do campo, sendo essas relações impulsionadas pelos coordenadores, pelos docentes, discentes e também egressos. Para a elaboração desta pesquisa, a metodologia foi dividida em três etapas complementares: levantamento bibliográfico, pesquisa documental e entrevistas. Com o intuito de contextualizar a pós-graduação como campo científico e estudar a variável independente da hipótese, utilizou-se como referência central a obra de Pierre Bourdieu, sobretudo em sua Teoria do Campo. Durante a pesquisa documental, realizou-se uma revisão sistemática de artigos dos anais das edições de 2014 e 2016 do 11º e 12º P&D Design. Em seguida, foram coletados, tabulados e analisados os dados da produção científica dos programas de pós-graduação stricto sensu em Design na Plataforma Sucupira da CAPES, referentes à avaliação quadrienal (2013-2016). Nesta tese, apresenta-se os resultados da produção de teses e dissertações no período. Por fim, como parte da pesquisa de campo desta tese e com o objetivo de realizar uma análise qualitativa, optou-se por entrevistar coordenadores de programas de pós-graduação stricto sensu em Design e coordenadores da CAPES para a área de avaliação Arquitetura, Urbanismo e Design.


produção cultural

Produção da vida

produção de conhecimento
