
RPG

RPG, Design e Educação: trajetórias, cocriação e transdisciplinaridade a partir de observação na Ludus Magisterium
O título dessa pesquisa é RPG, Design e Educação: trajetórias, cocriação e transdisciplinaridade a partir de observação na Ludus Magisterium, desenvolvida por Rafaela Nóbrega, orientada por Bianca Martins e co-orientada por Barbara Necyk, dentro do Programa de Pós-Graduação em Design da Escola Superior de Desenho Industrial na Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Essa pesquisa investido o uso do RPG dentro do ensino aprendizagem sob um olhar da Educação fertilizada pelo Design, tendo a Ludus Magisterium como texto para pesquisa. Trazemos o cenário atual da educação brasileira, juntamente com a BNCC, como mapeamento de contraposição a educação libertária de Paulo Freire para que se possa investigar as possíveis transversalidades e entrelaçamentos entre os três temas principais da pesquisa. Orientamos-nos a partir da questão: Quais possibilidades se revelam a partir do uso do RPG como estratégia de ensino aprendizagem, pelas professoras da Ludus Magisterium, a partir da ótica do Design, da Educação e das fertilizações que já foram estudadas entre as duas áreas? Para isso utilizamos, como proposta metodológica a pesquisa exploratória dividida em referencial teórico (abarcando uma revisão sistemática do RPG em consonância com o design e a educação e uma revisão assistente da bibliografia dos temas) e produção de dados (utilizamos questionário, entrevistas e análise de dados). Os principais resultados encontrados foram um quadro comparativo de similaridades entre os três pilares principais da pesquisa além das suas diferenças, transversalidades e entrelaçamentos consolidados em características que perpassam os temas.

Rua

Rua em transe

Rua em transe
Rua em Transe é uma plataforma criada para o compartilhamento de histórias sobre como as ruas foram e continuam sendo transformadas pela pandemia de coronavírus

Rubem Carlos Fernandes de Oliveira

Rubem Luiz Almada Cersocimo

Rumo a uma abordagem hermenêutica do design: interpretação, projeto e história
O problema colocado por este projeto de pesquisa é de natureza epistemológica: ele busca refletir sobre maneiras de se produzir conhecimento no campo do Design a partir de uma abordagem interpretativa -- o termo "interpretativo", adotado aqui, remete ao conceito de Verstehen (interpretação, compreensão), tal como utilizado na tradição hermenêutica. O principal objetivo do projeto é dar os primeiros passos na construção de uma base epistêmica interpretativa para os estudos científicos em Design. Espera-se apresentar, na conclusão da pesquisa, algumas diretrizes teórico-metodológicas que possam orientar futuras pesquisas na área.


Ruth Espinola Soriano de Mello

Ruth Maria de Mendonça Lifschits

Ruy Sergio de Souza Machado

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saberes-fazeres carnavalescos

Sabrina Andrade Barbosa

Sabrina Sánchez Oliveira

sacolão

Sacolão Itinerante
Baseando-se no projeto “Sacolão na Comunidade”, supervisionado pelo CEASA-RJ, o Sacolão Itinerante surge como um ônibus com possibilidades para a organização e aperfeiçoamento na manipulação de alimentos. Este trabalho busca solucionar os problemas que afetam os sacolões volantes, como a ausência de vigilância sanitária e a ineficiência da organização, à medida em que se propõe a manter a política da boa alimentação. O trabalho de campo foi realizado através de visitas em ônibus em diferentes partes do Rio de Janeiro.


Sai ranking: Uerj está entre as melhores do mundo

Sala de Projeção

Salatiel Krug da Silva

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Salomão Santos

Salvínia Batista da Silva
