
identidades negras

visualidades afro-brasileiras

Avaliação de indicadores de desempenho na experiência do usuário em produtos digitais financeiros
O projeto investiga a aplicação e a eficácia de métricas de UX (User Experience) em produtos financeiros digitais, com foco no ambiente das fintechs. A partir da crescente centralidade do usuário no setor, impulsionada por tecnologias e metodologias ágeis, a pesquisa busca compreender quais indicadores são mais eficazes para mensurar a experiência do usuário e como podem ser integrados de forma prática nos processos dos tempos de produto. A metodologia adotada é o Design Science Research (DSR), que orientará o desenvolvimento e validação de um framework de medição de UX com base em revisão sistemática da literatura, análise de métricas existentes e testes práticos com o tempo de Design do PicPay, fintech onde a pesquisadora atua. A relevância da pesquisa reside na necessidade de comprovar o valor do design com dados acionáveis e metodologias claras, promovendo melhorias contínuas na experiência digital dos usuários e contribuindo para a inovação no setor financeiro. A pesquisa é fundamentada em autores como Diniz (2019), Norman (2006), Albert & Tullis (2013), Greever (2021), entre outros.


métricas ux

produtos digitais

Davi Fernandes da Cunha Veras

Projeto de um Expositor e Armazenador para Modelos 3D Educacionais
Este trabalho compõe-se na elaboração de um expositor multifuncional voltado à organização e exibição de modelos tridimensionais utilizados em contextos educacionais e expositivos. O projeto reúne funcionalidades de armazenamento e apresentação em um único mobiliário, visando facilitar o uso de materiais didáticos em escolas, bibliotecas e museus. O processo incluiu pesquisa de campo, entrevistas, levantamento de similares, estudo ergonômico e modelagem digital.


modelo tridimensional

Tese de Tarcísio Martins, parcial.pdf

Seminário internacional Design moderno no Brasil: da Bauhaus à construção de um mundo sustentável e inclusivo.
No dia 9 de maio, das 9h às 13h, o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM Rio) será palco para discussões sobre o impacto profundo da Bauhaus e da Escola de Ulm no contexto brasileiro e a relevância histórica e contemporânea desses modelos educacionais diante dos desafios ecológicos e sociais de nosso tempo.

2024_Davi Fernandes da Cunha Veras_Projeto de um Expositor e Armazenador para Modelos 3D Educacionais_Relatório

Laura Medeiros Cavalcanti

Oportunidades de Interação em Aplicativos Voltados para a Aprendizagem de Línguas
Este trabalho busca identificar e analisar oportunidades de interação em aplicativos móveis voltados à aprendizagem de idiomas, considerando que o contato social é essencial para a aprendizagem de línguas. Partindo da premissa de que muitos aplicativos atuais focam excessivamente em exercícios de repetição e práticas individuais, a pesquisa explora teorias da Aquisição de Segunda Língua (ASL) e princípios de Experiência do Usuário (UX), investigando como estratégias específicas podem melhorar a interação comunicativa entre usuários. Foram realizados levantamentos e análises detalhadas dos aplicativos Tandem e Busuu, aplicando métodos como questionários, entrevistas e análises temáticas de avaliações dos usuários. Os resultados destacam que, apesar do grande potencial tecnológico disponível, poucos aplicativos oferecem oportunidade de interação comunicativa suficientemente estruturadas ou eficazes, revelando uma lacuna significativa no mercado.


Aprendizagem de segunda língua

Aprendizagem móvel

Aplicativos de línguas

Interação comunicativa

2025_Laura Medeiros Cavalcanti_Oportunidades de Interação em Aplicativos Voltados para a Aprendizagem de Línguas_Relatório.pdf

Seminário Internacional “Caminhos cruzados: ensinar e pesquisar design ontem e hoje”
O evento reúne convidados internacionais e professores da ESDI, em conversas sobre os caminhos cruzados entre arte e design, o moderno e o para além do moderno, design e democracia, design e antropologia, a escola e o museu, e entre ensino e pesquisa em design, ontem e hoje.

Seminário Internacional “Caminhos cruzados: ensinar e pesquisar design ontem e hoje”
O evento reúne convidados internacionais e professores da ESDI, em conversas sobre os caminhos cruzados entre arte e design, o moderno e o para além do moderno, design e democracia, design e antropologia, a escola e o museu, e entre ensino e pesquisa em design, ontem e hoje.

Seminário Designs por vir
Segunda edição do seminário Designs por vir será realizada nos dias 28 e 29 de maio às 17hNa Esdi/Uerj - Rua do passeio, 80.
Realização: LaDA e PPDEsdi

Captura de tela 2025-05-10 115613.png
