
Cerimônia de premiação do 30° Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade

Cerimônia de premiação do 4º desafio de design Odebrecht Braskem

Cerimônia de premiação do 4º desafio de design Odebrecht Braskem

Certificações da qualidade e a certificação CERNE: análise comparativa de avaliação de desempenho de incubadoras de empresas
Esta tese apresenta o campo teórico-conceitual das incubadoras de empresas de modo a tratar da origem do termo e práticas, de seu percurso evolutivo no Brasil, assim como de sua importância em diferentes aspectos do campo do desenvolvimento humano, territorial e competitivo nacional. Ademais, discorre-se sobre as certificações organizacionais mais importantes em nível nacional e internacional não só no campo das incubadoras de empresas, mas também no de certificações de produtos e processos, e serviços, e apresenta-se de forma teórico-conceitual o Modelo CERNE, suas características, níveis, processos e incubadoras certificadas. O ponto de partida deste estudo foi a hipótese de que o Modelo CERNE se configura como uma certificação de incubadora mais apropriada do que as demais abordadas, e acredita-se que com o seu aperfeiçoamento, o CERNE tem se configurado como a mais adequada, gerando enorme valor para o ecossistema de inovação do Brasil. A metodologia aqui adotada envolveu a busca e o tratamento de dados secundários de organizações e normatização sobre certificações institucionais; a prospecção de dados primários, que lançou mão de questões previamente organizadas em um roteiro semiestruturado, junto a um conjunto de interlocutores-chave integrantes do ecossistema de empreendedorismo inovador nacional, mais precisamente gestores de entidades de apoio e de normatização das incubadoras no Brasil; a apresentação do CERNE comparativamente às outras certificações existentes; e os resultados de uma pesquisa de campo à luz da pergunta-guia hipotética de nossa investigação. A pesquisa de campo foi realizada através de um roteiro semiestruturado e a aplicação de questionário eletrônico com 23 questões objetivas (enviado a todos gestores de incubadoras associados à ANPROTEC em 2018), do qual recebemos 64 respostas. Assim, pelos resultados obtidos, verificou-se a hipótese de que a certificação CERNE é a mais adequada para as incubadoras de empresas brasileiras.


Certificado Sabrina premiação IC 2022.jpeg

Certificado Sabrina premiação IC 22.jpeg

César de Carvalho Nuñez

César Silvério Fraga

Chaiane Thiesen Bitelo

Chamada a comunidade criativa para combater a mudança climática

Chamada aberta 2nd Biennial PARSE Conference

Chamada aberta para a 11ª Bienal de Arquitetura de São Paulo

Chamada aberta para a conferência ServDes.2018

Chamada aberta para o DRS2018

Chamada aberta para o envio de papers para EKSIG 2017

Chamada Aberta: Faculdades de Arquitetura e Estudos Urbanos.

Chamada Aberta: Techno-optimism / Techno-pessimism

Chamada Aberta: Techno-optimism / Techno-pessimism

CHAMADA ARRUARZINE
ARRUAR zine, revista digital produzida pelo projeto de extensão Rua em Transe (DAU/ESDI/UERJ) abre chamada a contribuições para para seu segundo volume.

Chamada de artigos para o Congresso Internacional da Associação de Sociedades de Pesquisa de Design (IASDR)

Chamada de artigos para o quarto volume do Plots Journal - Parsons School of Design

Chamada de artigos para o quarto volume do Plots Journal (Parsons, EUA)

Chamada de trabalhos para o Simpósio Brasileiro de Design Sustentável
