
Barbara Necyk
Doutora em Design pela PUC-Rio (2013), Mestre em Design pela PUC-Rio, com bolsa CAPES (2007), pós-graduada em Propaganda e Marketing pela ESPM (1990), pós-graduada em Tecnologias Internet pela Coppe-UFRJ/IBPI (2000), graduada pela Escola Superior de Desenho Industrial - ESDI/UERJ (1986). Em 2013, defendeu Tese de Doutorado pelo Departamento de Artes e Design da PUC-Rio. Atuou como professora do Departamento de Artes e Design da PUC-Rio. Atua como professora na Escola Superior de Desenho Industrial, ESDI/UERJ, desde fevereiro de 2019. Leciona disciplinas na graduação no âmbito do Departamento de Programação Visual. Na ESDI, leciona a disciplina Design e Educação 2, no Programa de Pós-Graduação. Coordena o projeto de extensão Pé na Rua (ESDI-UERJ). Atua no exercício profissional do design gráfico ao longo dos últimos trinta anos. Seus interesses de pesquisa são: Design Editorial (ênfase: relação texto-imagem; design e mídia); Design e Educação (ênfase: design como prática educativa, tecnologia e subjetividade). É integrante e coordeandora do Laboratório de Design e Educação
Interesses de pesquisa
Dimensões subjetivas de práticas mediadas por tecnologias digitais nos diferentes contextos, especialmente no ensino em design. Desenvolve pesquisa sobre tecnicidades e sensibilidades ao observar e refletir sobre modos contemporâneos de produção simbólica. São temáticas de investigação: colonialismo digital, capitalismo de vigilância, vieses algorítmicos, tecnopolíticas, tecnodiversidade, filosofia da técnica, cultura de software livre, soberania digital, produção de subjetividade, ensino e afeto, singularização da subjetividade. Atualmente orienta pesquisas sobre bases epistemológicas e metodológicas da pesquisa em design; pensamento crítico e ensino em design; dimensão ética de produtos digitais de saúde; organização territorial e bens comuns urbanos.
Bibliografia fundamental
1. NECYK, Barbara J. Usos e sentidos de tecnologias digitais de informação e comunicação em contextos de ensino-aprendizagem no Design. 2013. 238 f. (Doutorado em Design) PUC-Rio.
2. BRUNO, Fernanda; CARDOSO, Bruno; KANASHIRO, Marta; GUILHON, Luciana; MELGAÇO, Lucas (orgs.). Tecnopolíticas da Vigilância: perspectivas da margem. São Paulo: Boitempo, 2018.
3. HUI, Yuk. Tecnodiversidade. São Paulo: Ubu, 2020.
4. FAUSTINO, Deivison; Lippold, Walter. Colonialismo Digital: por uma crítica hacker-fanoniana. São Paulo: Boitempo, 2023.
5. GUATTARI, Félix. Caosmose: um novo paradigma estético. Rio de Janeiro: Editora 34, 1992.