
Ricardo Artur Pereira Carvalho
Professor adjunto da Escola Superior de Desenho Industrial (Esdi/UERJ). Bacharel, mestre e doutor em Design pela PUC-Rio. Leciona disciplinas de Design de Interação na graduação enquanto na pós-graduação orienta leciona disciplinas vinculadas à linha de pesquisa Teoria, Informação, Sociedade e História. É um dos coordenadores do Laboratório de Design e Educação (DesEduca Lab), onde pesquisa as relações entre Design, Cultura e Educação, com ênfase no ensino do design e na dimensão dos discursos e práticas. Dentre os interesses, destacam-se questões como as práticas pedagógicas, linguagens e discursos, os espaços de sala de aula, os materiais didáticos, as novas tecnologias e as interações sociais e tecnológicas. É integrante e complicador da Rede Design e Opressão.
Interesses de pesquisa
Práticas pedagógicas, as linguagens e discursos, os espaços de sala de aula, as novas tecnologias e as interações sociais e tecnológicas nos contextos de formação de designers. Tem se dedicado também aos estudos das relações entre design e opressão a partir da perspectiva crítica freiriana e autores afins. Valoriza como abordagem metodológica estudos críticos apoiados por processos empíricos, como pesquisas de campo, estudos de caso, observação-participante e pesquisa-ação.
Bibliografia fundamental
BAKHTIN (VOLOCHINOV), Mikhail. Marxismo e filosofia da linguagem. 12. ed. São Paulo: HUCITEC, 2006.
FANON, Frantz. Os Condenados da Terra. Rio de Janeiro, RJ: Editora Civilização Brasileira, 1968.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 2014 [1968].
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Trad. Tomaz Tadeu Silva; Guacira Lopes Louro. 11a. Rio de Janeiro (RJ): DP&A, 2006.
HOOKS, bell. Ensinando a transgredir: A educação como prática da liberdade. São Paulo: Martins Fontes, 2018.