--gray-1
--gray-2
--gray-3
--gray-4
--gray-5
--red-1
--red-2
--red-3
--red-4
--red-5
--yellow-1
--yellow-2
--yellow-3
--yellow-4
--yellow-5
--green-1
--green-2
--green-3
--green-4
--green-5
--blue-1
--blue-2
--blue-3
--blue-4
--blue-5
--purple-1
--purple-2
--purple-3
--purple-4
--purple-5

Lucy Niemeyer

Possui graduação em Desenho Industrial pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1972), graduação em Formação Pedagógica em Inglês pela Faculdade de Educação Letras e Artes Notre Dame (1985), mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (1995) e doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002). Fez estágios de Pós-doutoramento no Programa de Pós-graduação em Design da PUC-Rio e na Unidade de Investigação em Design e Comunicação do IADE-U em Lisboa, Portugal. Atualmente é professor adjunto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Foi Procientista da UERJ e coordena o Laboratório Multidisciplinar de Pensamento Crítico em Design: Estudos, Pesquisas, Eventos e Produção ? Design, Cultura e Filosofia (LABCULT).É líder do Grupo de Pesquisa credenciado pelo CNPq "DESIGN, INTERAÇÃO E TECNOLOGIA". Tem experiência nas áreas de consultoria, projetos, pesquisa e ensino do Design, atuando principalmente nos seguintes temas: projeto de produto, semiótica, interação, comunicação.

Interesses de pesquisa

O ponto de partida é que a noção de que significado é central no design. Semiótica aplicada ao desenvolvimento de projeto, o efeito de comunicação de produtos (objetos de uso, serviços, sistemas, design visual)., sempre considerando contextos sociais e culturais, com especial interesse para destinatários vulneráveis.

Bibliografia fundamental

1. IBRI, Ivo Assad. Kósmos Noêtos. São Paulo: Perspectiva: Hólon, 1992.
2. NIEMEYER, Lucy. Elementos de Semiótica Aplicados ao Design. 2. ed. Rio de Janeiro: 2AB, 2007.
3. NÖTH, Winfried. Panorama da Semiótica: de Platão a Peirce. 4. ed. São Paulo: Annablume, 2008.
4. SANTAELLA, L. Percepção, Fenomenologia, Ecologia, Semiótica. São Paulo, Annablume.2012
5. SANTAELLA, Lucia. Teoria Geral dos Signos: Como as Linguagens Significam as Coisas. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2004.
6. SANTAELLA, Lúcia. A Percepção: uma Teoria Semiótica. 2. ed. São Paulo: Experimento, 1998.