--gray-1
--gray-2
--gray-3
--gray-4
--gray-5
--red-1
--red-2
--red-3
--red-4
--red-5
--yellow-1
--yellow-2
--yellow-3
--yellow-4
--yellow-5
--green-1
--green-2
--green-3
--green-4
--green-5
--blue-1
--blue-2
--blue-3
--blue-4
--blue-5
--purple-1
--purple-2
--purple-3
--purple-4
--purple-5

Marcos André Franco Martins

Graduado em Programação Visual pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1984), mestre em Computer Art - School Of Visual Arts, New York, EUA (1992) e doutorado em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2009). Realizou estágio PDEE na Princeton University, EUA no programa de Media and Modernity (2008) sob a orientação do prof. Thomas Y. Levin. Desde 2010 é professor adjunto da Escola de Desenho Industrial da UERJ. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Comunicação Visual, atuando principalmente nos seguintes temas: arte, design, exposições, tecnologia e design da interação.

Participantes

22 set 2022

Defesa de TFG: Cannab.Cast

Apresentação: Luiza Braga Passos
Orientação: Marcos André Martin

ver evento
22 set 2022

Defesa de TCC: Desvios - Um livro experimental de design gráfico

Apresentação: Thaís Sixe
Orientação: Noni Geiger 

ver evento
09 set 2022

Defesa de TCC: Ajude-me a sair da casa da sogra. Um diálogo com as ruas da cidade

Apresentação: Andre Rosster e David Mekler
Orientação: Zoy Anastassakis

ver evento

Laboratório de Design de Interação para artefatos digitais

Neste projeto está ligado a um laboratório de design de interação para artefatos digitais para dar apoio à linha de pesquisa de Design e Tecnologia do PPDESDI. Tal laboratório se preocupa com as diversas tecnologias que possibilitam formas avançadas de interação (como, por exemplo, realidade virtual e aumentada, scan de objetos tridimensionais, e tecnologia de Video Analytics) e suas aplicações no setor produtivo.

Tecnologias digitais e autenticidade: o estatuto da imagem fotográfica na linguagem visual contemporânea

A investigação está voltada para o levantamento e a documentação: a) do estado da arte das técnicas de processamento da imagem, fomentadas por pesquisas científicas voltadas par o desenvolvimento de algoritmos específicos operantes sobre fotografias digitais ou digitalizadas; b) das raízes históricas da reformulação radical na linguagem visual contemporânea que essas técnicas implicam. As duas abordagens serão orientadas pela questão do estatuto da fotografia enquanto evidência.

Membro

AexDI