--gray-1
--gray-2
--gray-3
--gray-4
--gray-5
--red-1
--red-2
--red-3
--red-4
--red-5
--yellow-1
--yellow-2
--yellow-3
--yellow-4
--yellow-5
--green-1
--green-2
--green-3
--green-4
--green-5
--blue-1
--blue-2
--blue-3
--blue-4
--blue-5
--purple-1
--purple-2
--purple-3
--purple-4
--purple-5

História

A Esdi – Escola Superior de Desenho Industrial, curso de Design da UERJ, foi criada pelo Decreto 1.443, de 25 de dezembro de 1962, publicado no D.O. do Estado da Guanabara de 4 de janeiro de 1963, do então governador Carlos Lacerda. Foi instalada à Rua Evaristo da Veiga 95, estendendo-se o terreno até a Rua do Passeio, onde tem o nº 80.

Iniciou suas atividades de ensino em 1963, como instituição isolada, pertencente à estrutura da Secretaria de Educação e Cultura da Guanabara. Dada a fusão dos estados do Rio de Janeiro e Guanabara, foi integrada pelo decreto n°67, de 11 de abril de 1975, à nascente UERJ, antiga UEG.

O curso de Design, da Esdi foi concebido na virada dos anos 1950-60, a partir do modelo da HfG-Ulm (Hochschule für Gestaltung Ulm), escola alemã fundada nos anos 1950 e que buscou rever os ideais da Bauhaus sob a perspectiva da sociedade decididamente industrial do pós-guerra. No momento por que passava o Brasil naquela época, de desenvolvimentismo e otimismo, a ideia de uma Escola de Desenho Industrial local mostrou-se significativa para o governo da Guanabara, que pretendia posicionar o então estado na vanguarda do processo industrial brasileiro.

Graduando desenhistas industriais desde seu estabelecimento, passou a contar também, em agosto de 2005, com um curso de Mestrado em Design, e, a partir de 2012, com curso de Doutorado em Design, ambos com nota 4 na avaliação da Capes. Conta com 25 professores, em sua maioria doutores, com alta qualificação em Design.

O corpo docente e discente da Esdi envolve-se nas atividades de pesquisa e extensão. A Esdi é dedicada ao ensino, produção e desenvolvimento do conhecimento cuja qualidade tem sido reconhecida nacional e internacionalmente.

Proporcionar ao estudante um amplo conhecimento acerca dos meios, dos materiais e da linguagem do Design é o principal objetivo da graduação da Esdi. Paralelamente a essa vertente instrumentadora, a Escola desenvolve e incentiva a reflexão sobre a atividade.

Investigação e análise, conhecimento histórico, aspectos de linguagem e possibilidades tecnológicas vêm constituir a base referencial a partir da qual o estudante poderá desenvolver suas formulações conceituais e formais.

O curso de Designl da Esdi se tornou integral em 1990, ano em que passou a ter 5 (cinco) anos de duração e quando seus graduados receberam a formação em Projeto do Produto e Programação Visual. Admitindo originalmente 30 (trinta) alunos com aulas tanto na manhã como à tarde nos dois primeiros anos do curso, passou posteriormente a admitir 35 (trinta e cinco) alunos a cada ano e, a partir de 2012, ampliou mais uma vez seu corpo discente para 40 (quarenta) alunos a cada ano, sendo 18 (dezoito) deles oriundos do sistema de reserva de vagas. O curso é um dos que apresentam mais alta relação candidato‑vaga na Universidade: em 2015, teve 21,4 (vinte e um vírgula quatro) postulantes a cada vaga. o índice de evasão tem se mantido em 10 a 15%, um dos mais baixos da UERJ.

Desde a implantação da estrutura departamental na unidade, a Escola foi formada pelos departamentos de Projeto de Produto, Programação Visual e Integração Cultural. Com a criação do novo curso de Arquitetura e Urbanismo, que iniciou suas atividades em 2016 na cidade de Petrópolis, passou a existir também o Departamento de Arquitetura e Urbanismo, quarto departamento da Esdi. Em 2016 foi aprovada a nova grade curricular para a graduação em design. Embora esta reforma não mude a estrutura departamental, apresenta significativas mudanças tanto nas disciplinas como nos eixos principais do curso, que passam a ser: comunicação, produto, serviços e interação. 

A sede principal da Esdi está instalada em um conjunto de prédios na Lapa, centro do Rio, onde possui, além de salas de aula, oficinas de madeira, metal, prototipagem rápida, e gráfica, estúdio de fotografia, de informática, laboratório de biomimética, laboratórios de pesquisa associados ao seu Programa de Pós-graduação, biblioteca especializada e salas de pesquisa.

Desde o início dos anos 2000, tem mantido intercâmbios internacionais, recebendo e enviando estudantes para instituições estrangeiras e desenvolvendo, quando há recursos para tal, projetos em comum incluindo docentes.

No mesmo ano de início da escola, foi projetado e construído um pavilhão de exposições no que na época era o fundo do terreno (Rua do Passeio), feito por alunos, professores e mestres de oficina. Este acesso à escola, desativado há décadas, em 2017 foi reinaugurado como entrada principal. Trata-se do primeiro passo para a reformulação e ampliacão de espaços e atividades na Esdi. 

ESDI is a college of higher education in design, linked to the State University of Rio de Janeiro (UERJ). Founded in 1963, it is the oldest design college in Brazil and in South America.

Design is the field of knowledge dealing with the planning, programming and construction of the objects of daily life as well as the environments in which we conduct our lives. It covers a broad range of activities and can be subdivided into numerous specialities and levels of expertise. ESDI seeks to provide education in design in its broadest sense, equipping students with a solid foundation in the field and preparing them to pursue in depth their individual areas of interest.

The undergraduate course consists of a five-year programme of full-time study, leading to a diploma in design (equivalent to a U.S. or British B.A.) and covering both product design and graphic design. Admission to the course takes place via the appropriate public examination (vestibular) held annually by UERJ.

Since 2005 ESDI offers a Masters program in design. Admission to the program is done through a yearly selection process.

ESDI is located in an extremely central section of Rio de Janeiro, at the edge of the historic Lapa district. Its compact but pleasant campus consists of a set of buildings housing classrooms; modeling, metal, wood and printing workshops; photographic and computer laboratories; a library; and facilities for research.

Director's Office: <diretoria@esdi.uerj.br>

Rodolfo Capeto, director

Luiz Antonio de Saboya, vice-director

Secretary: <secretaria@esdi.uerj.br>

Anna Rosenblum, chief secretary